Vale a pena ser voluntário para viajar? Contamos tudo para você 

Atualizada em:

Se oferecer para trabalho voluntário é uma ocupação bastante requisitada para alguns casos como o de trabalhar com crianças ou em campanhas de conscientização pública de questões de higiene. Mas e quando esse tipo de atividade envolve também viajar?

Será que é algo que vale a pena? Tudo vai depender, claro, de saber pesquisar para encontrar a oportunidade perfeita. E basta uma pequena busca no Google para ver que há entidades não governamentais (as famosas ONGs) que atuam tanto dentro quanto fora do Brasil, que combinam os dois fatores.

O trabalho voluntário acaba se tornando algo bastante diferente de simplesmente se oferecer para um cargo ou serviço. Há muitos tipos de colocação de voluntários em todo o mundo, portanto, escolher o tipo certo para você às vezes pode ser ainda mais difícil do que selecionar o local.

trabalho voluntariado viagem

O programa voluntário de viagem ao exterior é a combinação de viajar e voluntariado e adicionar propósito à sua jornada. Trata-se de ser mais eficiente com seu tempo, dinheiro e esforços, viajando por conta própria e se voluntariando para outras pessoas ao mesmo tempo. Você tem a chance de colocar em prática seu aprendizado de vida, seu conhecimento, compaixão e ver como isso funciona como mágica na vida de outra pessoa, ver como existem comunidades esperando para recebê-lo e abençoá-lo por seus atos altruístas. A parte boa é que os programas de voluntariado no exterior são incríveis e baratos.

Programa de viagens voluntárias pode ser um ponto de virada em sua vida. Você nunca sabe quem pode encontrar em sua jornada, nunca sabe quais problemas pode testemunhar, nunca sabe o nível das capacidades que possui, nunca sabe quais mudanças seus esforços podem trazer na vida das pessoas com quem trabalhará, e você provavelmente nunca sabe como sua vida pode mudar depois de seu programa de voluntariado no exterior. Você certamente começará a valorizar a si mesmo, suas oportunidades mais do que nunca.

É importante encontrar o tipo certo de colocação para que se possa aproveitar ao máximo seu período de voluntariado. Vamos checar a seguir algumas fontes que podem ser bastante úteis na hora de procurar por uma ocupação deste tipo.

Worldpackers

O site Worldpackers.com fala sobre trabalhos com crianças, uma das modalidades mais procuradas quando o assunto é voluntariado. Seja em escolas, em creches, em orfanatos ou em recreação, a atividade pode ser obtida e incrementada se for patrocinada por uma ONG que oferece ajuda de custo. Segundo o site as vantagens podem incluir itens como alimentação de graça, alguém para te buscar no aeroporto, bicicletas à disposição, festas e oficinas de dança, aulas do idioma local, trilhas e passeios gratuitos, terapias holísticas, meditação e grupos de Yoga.

As opções são muitas. Apenas para citar algumas temos a alfabetização de crianças em escola pública nas Filipinas; ajudar a plantar árvores em Nairobi; ajudar cachorros e gatos em Cabo Verde; cuidar de tartarugas e golfinhos na Índia; alimentar redes sociais que falam de mulheres vítimas de violência na Índia. E estes são apenas uma amostra da variedade de atividades.

Mulheres procuram muito por atividades que envolvem crianças. O voluntariado em cuidados infantis é uma das opções mais populares de colocação voluntária. Os países em que se localizam as entidades assistenciais frequentemente lidam com a questão da falta de pessoal e precisam de mais pessoas para ajudar a suprir as necessidades diárias das crianças e realizar tarefas gerais necessárias para manter um estabelecimento satisfeito.

Esses projetos geralmente envolvem creches e desenvolvimento de jovens, pois você trabalhará em estreita colaboração com crianças de famílias desfavorecidas, que podem não ter pais ou que não têm mais ninguém para cuidar delas.

Go aboard

Para o site Go Aboard esse tipo de atividade precisa ser muito pesado pelas interessada. Se você pretende ser voluntária nesses tipos de projetos, deve absolutamente ter um coração (e energia) para as crianças. “Você deve estar preparada para cuidar de crianças física e emocionalmente, as tarefas podem incluir trocar fraldas, ensinar habilidades básicas de vida e organizar atividades especiais. O voluntariado para cuidar de crianças pode ser um trabalho altamente estressante, pois as crianças com quem você lida podem ter pais ruins, estar atrasadas ​​no desenvolvimento ou ter problemas emocionais por causa de suas experiências de vida, então precisará de uma boa dose de paciência para realizar o trabalho com sucesso”, alerta a página.

Outro ponto importante é saber exatamente onde trabalhar. Fuja um pouco dos continentes mais procurados por viajantes turistas e se concentre em regiões onde poderá haver oferta de muito trabalho. A Ásia, por exemplo, por ser o maior e diversificado continente, oferece uma ampla gama de oportunidades de viagens para todos os tipos de voluntários. Você pode atuar em diferentes áreas, incluindo saúde, meio ambiente, educação, vida selvagem e muitas outras, de acordo com sua paixão.

Se você está procurando uma experiência completamente nova sem diminuir muito sua carteira, o voluntariado no continente é uma opção que deve ser cuidadosamente considerada. Com muitos países ainda em desenvolvimento, a Ásia voluntária tem espaço suficiente que precisa de seu tempo, esforço e habilidades para combater alguns problemas, incluindo pobreza, saúde e saneamento, desigualdade e discriminação, educação precária, degradação ambiental e desastres naturais e muito mais.

Ao ser voluntário na Ásia, você não terá apenas a chance de ser um agente de mudanças, mas também de visitar lugares, se tornar mais aventureiro, experimentar diferentes cozinhas, testemunhar diferentes culturas e tradições, tudo por um preço muito acessível. O voluntariado em países como Nepal, Índia, Tailândia, Sri-Lanka, Vietnã, Cambodia, dentre outros, lhe dará uma sensação de satisfação ao testemunhar como os asiáticos apreciarão seu trabalho e serão gratos, além de permitirem que qualquer voluntário mantenha contato com diferentes ONGs para um envolvimento de longo prazo.

Os programas internacionais de voluntariado permitem que seus inscritos experimentem os países em sua forma mais autêntica. Da mesma forma, os programas da África permitirão que os voluntários explorem os países daquele continente vivendo com os nativos e compartilhando refeições com eles enquanto trabalham para sua comunidade. Se você é apaixonado por trabalhar com crianças e jovens, a África também é uma opção muito boa, pois é o segundo continente mais populoso com maior população jovem em comparação com os demais.

∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.

∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.


Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

 

Rolar para cima