Viva momentos inesquecíveis neste incrível passeio de balão pelos caniôns da Serra Catarinense

Se você está em busca de um passeio em Santa Catarina de tirar o fôlego, há algumas opções que irão deixar os visitantes sedentos por muito mais. Um exemplo é o passeio de balão pelo Cânion Malacara, um belo lugar que, embora não muito conhecido, possui uma beleza e encanto à altura das expectativas dos clientes.

passeio de balao canion santa catarina

Passeio de balão pela Serra Catarinense. Foto: Divulgação

Parque Nacional da Serra Grande

O lugar fica no Parque Nacional da Serra Grande e possui três quilômetros e meio de extensão, mil metros de largura e 780 metros de profundidade. Para quem busca uma aventura em SC cheia de história, esta é uma aposta certeira: há vários indícios de tempos distantes legados pelos antigos tropeiros, homens que conduziam gado, porcos e mulas carregadas de produtos serranos. Esses viajantes passavam pelo cânions em busca de lugares para negociar suas mercadorias e voltar com novos produtos e muitos relatos inéditos para contar.

Leia também » Estes são os 100 lugares mais lindos para viajar no Brasil

O Malacara em especial é um lugar cheio de significado. Seu nome provém, de acordo com moradores antigos, de uma pedra, encontrada em uma das paredes do cânion, que lembra o formato de um cavalo malacara, caracterizado por ter uma listra branca na sua fronte.

Curiosidade: essa listra branca não é bem uma pelagem, mas sim uma característica de raças típicas das regiões dos pampas, relacionada principalmente com o cavalo crioulo. Segundo alguns sites especializados em criação, a Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Crioulo – ABCCC não apresenta o malacara como pelagem; já a Sociedad de Criadores de Caballos Criollos Del Uruguay descreve essa mesma listra como uma particularidade da cabeça do animal.

De volta ao nosso passeio. Há alguns detalhes necessários para se considerar um passeio ao cânion. Há quem prefira fazer o trajeto a pé e nesse caso só pode ser realizado de quarta a segunda, enquanto durar a pandemia. A direção dos Parques Nacionais estabeleceu que caminhadas na parte de dentro do cânion estão permitidas. Se esta for a sua predileção basta agendar a visita, pois apenas 60 visitantes diários são permitidos.

A trilha a pé é considerada de médio e fácil acesso: possui 6 quilômetros de carro, do centro da cidade até o início, a maior parte por estrada de chão. Os guias levam 12 pessoas no máximo e é aconselhável levar lanche, repelente e filtro solar na mochila, bem como usar boné, calçados fechados e roupas confortáveis para a caminhada.

Mas a melhor experiência é mesmo percorrer os ares em um balão. Dura 45 minutos e proporciona uma vista panorâmica incrível e inesquecível. As crianças vão adorar o espetáculo e ainda levam até 50% de desconto. A agência Malacara Cânions Ecoturismo possui uma estrutura para este tipo de passeio, com instrutores especializados na arte do balonismo.

passeio de balao canion santa catarina

Passeio de balão pela Serra Catarinense. Foto: Divulgação

Para quem tem medo de alturas é possível fazer a Cavalgada do Amanhecer, que acontece por volta das seis da manhã,  acompanhada de um picnic e um lugar privilegiado para poder observar a decolagem dos balões.

Os voos acontecem em dois horários: às seis da manhã e às 4:30 da tarde, para uma melhor apreciação do pôr-do-sol. São de três tipos: coletivo, casal ou pequenos grupos.

Preparado para a aventura? Não esqueça de reservar um lugar numa pousada. Uma dica é a Pousada Malacara, na área rural do município de Praia Grande/SC, a apenas quatro quilômetros do centro da cidade.

O estabelecimento fica de frente para os Aparados da Serra e permite contemplar o visual não só do cânion Malacara, mas também de outros dois, o dos Coroados e o do Molha Coco. Para os que adoram observar ou curtir pássaros e seu ambiente tranquilo há várias espécies que habitam o lugar e encantam com seus cantos.

A pousada oferece 13 apartamentos estruturados em chalés equipados com ar condicionado, TV, Wi-Fi frigobar e estacionamento fechado; piscina ao ar livre com vista para os canyons; restaurante que serve jantar “A La Carte” para os hóspedes; cozinha coletiva com churrasqueira, disponível aos hóspedes; e sala de jogos.

+ info:

Malacara Canyons Ecoturismo

Estrada Geral Vila Rosa, Praia Grande, Santa Catarina – 88990-000
Contato: (48) 9125-7969 – Whatsapp
Instagram: @malacaracanyonsecoturismo
Facebook: Malacara Canyons Ecoturismo

Pousada Malacara

Estrada Geral Vila Rosa, Praia Grande, Santa Catarina – 88990-000
E-mail: [email protected]
Site oficial: https://pousadamalacara.com.br/
Telefone: (48) 99154-9621

Dicas para planejar sua viagem:

» Descubra as melhores opções de aluguel de carros com a Localiza.
» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com.
» Reserve passagens aéreas com até 50% de desconto para qualquer destino.

Deseja falar com a redação ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

De pousadas com casas na árvore a quarto bolha; veja seleção de hotéis incríveis

Artigo anterior

Conheça o bar localizado no salão histórico do Theatro Municipal de SP

Artigo seguinte

Você pode gostar