Veja como morar legalmente no Canadá sem cidadania

Atualizada em:

Separamos as principais dicas para quem deseja morar legalmente no Canadá, mas não tem cidadania

A ida ao Canadá vem crescendo cada vez mais no imaginário dos brasileiros. Isso porque, o país, além de possuir os atrativos da América do Norte, normalmente buscados nos Estados Unidos, traz vantagens em relação ao seu vizinho. O dólar canadense ser muito mais barato do que o dólar americano é, sem dúvida, uma delas. Portanto, se você é um daqueles que pensa em fazer do país sua casa, saiba os primeiros passos para morar legalmente no Canadá

Como morar legalmente no Canadá sem cidadania

Visto

Para começar, quem busca se mudar definitivamente para o país deve checar qual visto será necessário para cada situação. Por isso, se a intenção for conhecer o país melhor antes de estabelecer residência, um intercâmbio pode ser uma opção. Além disso, a ex-colônia inglesa possui duas línguas oficiais, o inglês e o francês, aumentando as oportunidades para quem busca viajar para aperfeiçoar uma segunda língua. 

Para quem irá estudar no país por menos de seis meses, o visto de turista, o Temporary Resident Visa, com toda a certeza, serve muito bem. Esse tipo de visto é válido para entrada única com permanência de até seis meses ou 3 anos, quando houver entradas múltiplas. Mas, se a permanência para estudos for maior do que meio ano, o Canadá também possui o Study Permit. Neste, além da documentação regular, é necessário realizar uma consulta médica com profissional indicado pelo Consulado Canadense, que vai atestar a saúde do candidato.

Se a mudança para o país nortenho é motivada por trabalho, o visto necessário para morar legalmente no Canadá é o Work Permit. Porém, esse visto é atrelado à função e não a pessoa que o irá exercer, sendo necessário ter um trabalho garantido no país para a retirada da permissão. 

Por fim , caso você ainda não tenha uma vaga em algum curso ou emprego, agências de intercâmbio fazem a ponte entre seus sonhos e oportunidades. A World Study, por exemplo, oferece diversas opções de intercâmbio no Canadá, com opções em 21 cidades do país, entre elas Toronto, Vancouver, Ottawa, Montreal, Calgary, Victoria e Quebec. 

Estude no Canadá

Como morar legalmente no Canadá sem cidadania
Foto: Wikimedia Commons

Para os estudantes, a agência conta com programas de curso de idiomas, High School em escolas privadas e públicas do país, cursos em instituições de ensino superior, colônias de férias e intercâmbio em grupos. Além disso, para quem quer mesclar experiências de estudo no exterior e ter um salário para ajudar com os gastos da viagem, a empresa oferece a modalidade de intercâmbio com trabalho e estudo no Canadá, chamada Study and Work.

Study and Work

O Study and Work é para pessoas acima dos 18 anos que buscam realizar um trabalho remunerado enquanto estudam. Os cursos disponíveis tem carga horária de 30 horas semanais, com a carga horária de trabalho variando entre 10 e 45 horas na semana. No Canadá, para trabalhar, o aluno precisa estar matriculado em um curso de nível superior de no mínimo seis meses.

T.R.U.E

A agência também conta com o programa T.R.U.E Canadá. O programa é um intercâmbio voltado para jovens acima dos 19 anos, com duração entre 12 e 16 meses. Os cursos do programa são da categoria Diploma, que têm carga horária e grade curricular mais completas, e são ministrados por instituições selecionadas. Os viajantes devem atender ao curso por um período de 24 semanas em uma das seguintes áreas: administração de empresas (Toronto); hospitalidade e turismo (Toronto, Vancouver, Whistler); e Food & Beverage (Whistler).

Além disso, durante essas semanas, os alunos poderão trabalhar até 20 horas semanais. Após o término dos estudos, terão permissão para trabalhar em em período integral em qualquer cidade do Canadá.

Entre os outros programas de intercâmbio disponíveis estão os workshops de carreira e liderança. Em encontros com líderes do mercado de trabalho, os participantes podem desenvolver habilidades em apresentações em público, consolidação de equipe e tomada de decisões éticas. 

World Study

A World Study também oferece oportunidades de trabalho voluntário, Au Pair e intercâmbio para professores para quem busca vivenciar o Canadá

Residência Permanente

Se você já passou por uma experiência no Canadá e decidiu que este país será sua nova casa, a permissão que você precisa é o visto de imigração, o que o transformaria em um residente permanente. Esse visto é concedido a pessoas que cumpram as exigências e os requisitos básicos de permanência, que tragam algum benefício ao país e que já possuam emprego. Portanto, para requisitar o visto de imigração e saber se você cumpre os requisitos acesse o site do governo canadense

Uma vez como residente permanente, o imigrante terá direito a obter a maioria dos benefícios sociais que os cidadãos canadenses recebem, incluindo a cobertura médica; viver, trabalhar ou estudar em qualquer lugar no Canadá. Além disso, também estará protegido sob a lei canadense e da Canadian Charter of Rights and Freedoms. E, após cumprir exigência de tempo de permanência e passar no teste aplicado pelo governo, requisitar a cidadania canadense

Por fim, o residente permanente não possui direito ao voto ou à concorrer um cargo político.

Leia também:

» Intercâmbio no Canadá: Toronto, Quebec ou Vancouver?
» Veja as 7 cidades mais bonitas para visitar no Canadá
» Partiu Canadá: país planeja receber 1 milhão de imigrantes até 2021
» Lugares para conhecer em Toronto

∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.

∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.


Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

 

Rolar para cima