Viagem na pandemia: saiba quais são os protocolos exigidos pelo país e se as fronteiras estão abertas para os brasileiros 

A pandemia do coronavírus tem alterado muitos aspectos na vida das pessoas, principalmente quando o assunto é viagem. Ao precisar se locomover para algum destino, o passageiro deve estar atento às principais regras de entrada e protocolos de segurança de cada país, que podem mudar a qualquer momento, devido à instabilidade que o mundo inteiro está passando. 

Assim como muitos países da Europa, a Itália tem regras mais severas muito específicas, dependendo do país de origem que o viajante irá embarcar. Por isso, não deixe de conferir todas as informações completas e atualizadas neste link. Agora, conheça quais são as principais medidas que os viajantes precisam ter para entrar na Itália, mas lembre-se devido a instabilidade do momento, as regras são atualizadas com frequência, então consulte sempre as companhias aéreas e sites das autoridades locais antes de viajar. 

Leia também » Estes são os 100 lugares mais lindos para viajar no Brasil

Restrições de entrada 

viagem covid italia

Viagem e covid: regras de viagem para entrar na Itália. Foto: Divulgação

Os voos comerciais com origem do Brasil para a Itália estão suspensos, assim como para a maioria do território europeu. Além disso, até 30 de abril, os passageiros que tenham entrado ou transitado pelo Brasil nos últimos 14 dias não são autorizados a entrar em território italiano. Com exceção a:

  • Passageiros que morem na Itália desde antes de 13 de fevereiro de 2021;
  • Pais de crianças com menos de 18 anos que residam na Itália;
  • Militares.

Formulários 

Antes de embarcar, todos os passageiros devem apresentar o seguinte formulário preenchido. E ainda há algumas regras específicas para determinadas regiões: 

  • Os passageiros cujo destino for Sardenha devem ainda apresentar um formulário de registro completo na chegada. 
  • Os passageiros viajando a Calábria, Apúlia ou Sicília devem apresentar um formulário de declaração sanitária preenchido, que é diferente para cada localidade. 

Quarentena e Teste de Covid 19 

É exigido que viajantes vindos de outros países realizem um auto isolamento durante 14 dias. Para pessoas que estiveram no Brasil nas últimas duas semanas há ainda mais uma regra: devem apresentar um laudo negativo do teste molecular ou de antígeno da COVID- 19 deito em até 72h antes do embarque e ainda devem repetir o exame na chegada à Itália. A única exceção é para crianças com menos de dois anos. 

Até 30 de abril de 2021, os passageiros que nos últimos 14 dias estiveram nos países abaixo também devem apresentar um resultado negativo do exame de Covid -19, feito em até 48h antes do embarque:

Andorra, Áustria, Bélgica, Bulgária, Croácia, Chipre, Tchecia, Dinamarca, Estônia, Finlândia, França (incluindo Guadalupe, Martinica, Guiana, Reunião e Mayotte), Alemanha, Grécia, Hungria, Islândia, Irlanda (Rep.), Israel, Letónia, Liechtenstein , Lituânia, Luxemburgo, Malta, Mônaco, Países Baixos, Noruega, Polônia, Portugal, Romênia, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Suécia, Suíça ou Reino Unido 

A quarentena de 5 a 14 dias também é obrigatória, e após ao final dela, um novo exame deve ser realizado. Só assim, com o resultado negativo, será possível transitar no país. Exceções: 

  • Passageiros que vão permanecer na Itália por um período máximo de 120 horas;
  • militares;
  • crianças com menos de 2 anos.

Leia também:

» É preciso exame PCR de COVID para viajar ao Brasil?
» Regras para viajar de avião ao Brasil 
» Teste de COVID e regras atualizadas para viajar ao Brasil
» Chega ao Brasil o primeiro avião da Itapemirim Transportes Aéreos

Dicas para planejar sua viagem:

» Descubra as melhores opções de aluguel de carros com a Localiza.
» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com.
» Reserve passagens aéreas com até 50% de desconto para qualquer destino.

Deseja falar com a redação ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

Hotéis pé na areia em Maragogi: confira opções para acordar na frente do mar

Artigo anterior

5 hotéis que são verdadeiros refúgios nas montanhas do interior de SP

Artigo seguinte

Você pode gostar