A charmosa capital lusitana oferece segurança, cultura e muita diversão: descubra o que fazer em Lisboa com crianças

O sobe e desce das ladeiras lisboetas, a princípio, podem não parecer convidativas a quem viaja com crianças. No entanto, é uma primeira impressão que logo se desfaz. Bastam poucos minutos para que a capital lusitana se revele um seguro, divertido e preparado destino para receber os pequenos.

A atmosfera descontraída, a facilidade do idioma e as opções de passeios também contribuem para que cidade seja uma ótima opção de férias na Europa para os brasileiros. Isso sem falar na gastronomia: saborosa, fresca e variada. A garotada ama os pasteizinhos de nata quentinhos e crocantes, assim como os doces que encantam os olhos e os paladares nas vitrines das famosas pastelarias.

Mas isso é só começo: a cidade oferece muito mais para o entretenimento das famílias. A seguir, elaboramos um guia do que fazer com crianças em Lisboa: desde uma opção de hospedagem desenvolvida especialmente para receber os pequenos quanto passeios divertidos para fazer na cidade.

Lisboa com crianças: onde se hospedar

crianças lisboa

Martinhal Chiado. Foto: Guia Viajar Melhor

O Chiado, no centro de Lisboa, é um dos bairros mais charmosos da capital, onde tudo por ser feito a pé. Restaurantes, lojinhas e belas edificações: cada esquina é uma descoberta. Vale a pena fazer uma caminhada para encontrar manifestações de arte e cultura ocupando suas calçadas de pedras portuguesas.

É lá que se encontra o Martinhal Lisbon Chiado Family Suítes, um hotel urbano de luxo idealizado para famílias. Se na parte externa o espaço ocupa um casarão histórico, seu interior é moderno, com uma decoração contemporânea e lúdica: tudo ali é pensado para que tanto as crianças quanto os pais possam se divertir e desfrutar bons momentos em família.

lisboa

Martinhal Chiado. Foto: Guia Viajar Melhor

Os detalhes chegam a ser surpreendentes: até mesmo menus especiais pensados para cada fase da mastigação são oferecidos. As suítes espaçosas são equipadas com cozinha, fogão, máquina de lavar louças e diversos utensílios para que todos se sintam em casa. O café da manhã, farto e variado, também é um diferencial.

martinhal

Martinhal Chiado. Foto: Guia Viajar Melhor

O serviço de Baby Concierge deixa à disposição dos hóspedes, mesmo antes de chegarem, tudo que for necessário para uma estadia confortável, como termômetro, mamadeira, esterilizadores, carrinhos, entre outras necessidades. Isso facilita até mesmo a própria viagem, evitando o deslocamento de itens que pesam na bagagem.

O hotel ainda mantém um Kids Club com brinquedos e atividades lúdico-educativas para todas as idades, além de oferecer serviço de baby-sitting, para que os pais possam aproveitar a animada noite lisboeta sem preocupações. Há ainda o Pijama Club, uma espécie de festa do pijama que ocorre até as 22h, com diversas atividades monitoradas para as crianças.

Lisboa com crianças: opções de lazer com os pequenos

Os passeios para fazer em Lisboa com crianças incluem diversão, cultura e lugares lindos para ver. Listamos alguns dos programas mais interessantes para curtir na cidade com a família.

Teleférico

crianças

Foto: Guia Viajar Melhor

O Teleférico do Parque das Nações é uma experiência que merece a visita. As crianças vão adorar a vista panorâmica sob a cidade e o Rio Tejo em uma área que foi totalmente revitalizada há alguns anos e atualmente segue como uma das mais nobres da cidade.

O percurso a bordo de um bondinho com cabines fechadas por vidro leva poucos minutos – o suficiente para se encantar com a vista. Vale a pena programar um almoço nos diversos restaurantes que circundam a área, como o Senhor Peixe, especializado em frutos do mar frescos. O local é perfeito para um dia em família, já que fica ao lado do Oceanário e outros pontos de interesse.

Oceanário

lisboa

Foto: Guia Viajar Melhor

Localizado no Parque das Nações, o Oceanário de Lisboa é um daqueles passeios obrigatórios para fazer com crianças em Lisboa – mas os adultos também vão adorar. Isso porque o espaço conta com mais de 15 mil animais e 450 espécies separadas em habitats que recriam o Atlântico Norte, Antártico, Pacífico Temperado e Índico Tropical. Tudo gira em torno de um aquário central, com mais de 5 milhões de litros de água salgada.

É possível observar diversos peixinhos coloridos, plantas, tubarões, pinguins, lontras e outros animais. Além disso, o local oferece também visitas guiadas, que devem ser reservadas com antecedência. Há ainda exposições temporárias para conferir.

Pavilhão do conhecimento

crianças

Foto: Guia Viajar Melhor

Também no Parque das Nações, o Pavilhão do Conhecimento é outro museu que vale a pena visitar com crianças em Lisboa. Completíssimo e com diversas exposições temáticas, o espaço dá a oportunidade para que os pequenos explorem, de forma lúdica e divertida, a ciência. Além das exposições, há também oficinas e experimentos. Assim, é uma oportunidade única para inserir a garotada ao fantástico mundo do conhecimento.

Parques e atividades ao ar livre

Foto: Wikimedia Commons/ Alvesgaspar

Lisboa é rodeada por espaços verdes e tranquilos, portanto vale a pena programar um piquenique ou caminhada em dias ensolarados. O Parque Eduardo VII, um dos maiores e mais famosos da capital, além de diversos ambientes conta também com um mirante com vista para as dimensões de seus jardins. Outro ponto interessante é o Jardim Botânico Tropical, em Belém, que dispõe de mais de cinco hectares repletos de jardins e árvores, além de alguns animais.

Bicicletas e patinetes

crianças

Foto: (Bruno Barata/Reprodução

Você verá, ao longo das margens do rio Tejo, diversos patinetes e bicicletas para compartilhar. Este é um ótimo passeio para curtir com as crianças em Lisboa, especialmente ao pôr do sol, momento que rende momentos inesquecíveis e boas fotos para guardar de lembrança. Para alugar os patinetes e bicicletas é necessário baixar um aplicativo e realizar o pagamento por meio de cartão de crédito. Há ciclovias por todas as partes.

Bondinhos

lisboa

Foto: Pixabay

Os charmosos bondinhos, ou elétricos, como são chamados em Portugal, enfeitam a cidade com suas cores lúdicas e estampas inusitadas – como uma do personagem Bob Esponja, que vira e mexe surpreende a garotada pelas ruas. Um passeio pela cidade a bordo do grande símbolo lisboeta é um ótimo programa em família, seja para explorar as ruas da cidade ou simplesmente pela experiência de viajar no inusitado transporte.

Ônibus anfíbio

crianças

Foto: Divulgação

Por fim, um ônibus que acessa as águas do Rio Tejo pode ser uma ótima opção de passeio com crianças em Lisboa. Esses transportes anfíbios, chamados HIPPOtrip, partem geralmente da Doca de Santo Amaro e percorrem a cidade por terra e água, uma experiência que dura cerca de 90 minutos. Assim, com monitores a bordo que animam a garotada, esta pode ser uma opção interessante e divertida em família.

+ Info
Martinhal Lisbon Chiado Family Suítes
Rua das Flores 44, 1200-195 – Lisboa, Portugal
Tel.: +351 218 507 788
[email protected]
www.martinhal.com/chiado

* A colunista do Guia Viajar Melhor viajou para Lisboa a convite da LATSClub e rede Martinhal

Leia também:

» Dicas para a primeira a viagem de avião das crianças
» Dicas para viajar com bebês e crianças
» Paris com crianças: quais passeios fazer e onde ir?
» 12 lugares baratos para viajar com crianças no Brasil

Dicas para planejar sua viagem:

» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com
» Reserve passagens aéreas com a MaxMilhas.
» Ganhe R$179 de crédito do Airbnb na primeira reserva.
» Aluguel de carros com até 30% de desconto e a garantia do melhor preço!
» Encontre seu seguro viagem com os melhores preços na Allianz Travel.

Deseja falar com a redação ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

Casarão na Avenida Paulista será transformado em museu em 2022

Artigo anterior

Seguro viagem na Europa: como e onde contratar?

Artigo seguinte

Você pode gostar