Atualizada em:
Um dos lugares mais surpreendentes do mundo, o México é um destino de viagem completo, com atrações incríveis
O México é um destino incrível. Vibrante, colorido e repleto de paisagens deslumbrantes, é um dos países mais interessantes para conhecer na América do Norte. Não importa qual seu estilo ou tipo de lugar que prefira visitar, lá você pode encontrar, com certeza, algo que te interesse. Aliás, a dificuldade será escolher entre tantas opções de passeios e locais para ir. Por isso, programar uma viagem para o México requer um bom planejamento. Mas não se preocupe, vamos te dar dicas sobre as principais atrações do país.
Gosta de contato com a natureza? Praias paradisíacas, florestas, cachoeiras, cenotes e cânions estão entre as opções de lugares para conhecer no México. Prefere passeios mais urbanos? A Cidade do México, capital do país, é uma metrópole impressionante. Além disso, você pode explorar os vários povoados incríveis que há por lá. E, claro, não podemos deixar de falar dos sítios arqueológicos, que estão entre as mais famosas atrações do México, e do povo mexicano, que é muito acolhedor.
Viagem para o México: atrações
Ficou com vontade de viajar para lá? Então, confira nossas dicas e saiba exatamente onde ir e o que é possível aproveitar em uma viagem ao México. A seguir, falaremos sobre 16 atrações imperdíveis, mas espere encontrar muito mais coisas interessantes ao explorar o país.
Ruínas de Chichén Itzá
As ruínas de Chichén Itzá são as mais famosas do México e ficam em Yucatán. Por ano, as ruínas recebem mais de 2,5 milhões de visitantes. O local guarda monumentos da capital do povo maia e, atualmente, é uma das sete maravilhas do mundo moderno. Dividido em dois ambientes, o sítio arqueológico tem o Chichén Antiguo, onde há seis ruínas, e o Chichén Itzá, com vinte ruínas. Porém, o lugar mais disputado é a Pirâmide de Chichén Itzá, também conhecida como El Castillo ou Pirâmide de Kukulcán. Em um horário específico, duas vezes ao ano, suas sombras formam a imagem da serpente emplumada, Kukulcán.
Ruínas de Teotihuacán
As ruínas do México são impressionantes e muito bem conservadas. Não por menos, estão entre os atrativos mais procurados por quem viaja para lá. As ruínas de Teotihuacán estão entre elas. Antes uma importante cidade pré-hispânica da Mesoamérica, o local hoje é conhecido, principalmente, por suas pirâmides. Localizadas na cidade de San Juan Teotihuacan de Arista, a 48 km da Cidade do México, as ruínas são um grande sítio arqueológico. Há cinco entradas para elas e, em cada uma, você encontrará bilheteria, estacionamento e lojas para comprar lembrancinhas.
Riviera Maia
A Riviera Maia é uma das regiões mais belas do México e, por isso, não pode ficar de fora do seu roteiro de viagem por lá. Entre seus principais atrativos estão as praias paradisíacas, algumas das mais lindas do Caribe, banhadas por águas cristalinas, em tons de azul turquesa, com faixas de areia branquinhas. Além disso, tem inúmeras cavernas, cenotes e lugares históricos, como povoados e sítios arqueológicos. Localizada no estado mexicano de Quintana Roo, ela tem 149 km de extensão e vai de Puerto Morelos, ao norte, até Punta Allen, ao sul.
Oaxaca
Capital do estado de Oaxaca, a cidade de Oaxaca de Juarez é o lugar para quem quer conhecer a cultura mexicana em toda a sua essência. Ela mantém todas as tradições do país, não só desde sua fundação, em 1532, mas também dos povos originários, que viveram ali há milhares de anos. Atualmente, o lugar abriga uma população remanescente dos povos pré-hispânicos. Por isso, em Oaxaca, você poderá conhecer mais da cultura indígena local, inclusive suas várias línguas, e provar as delícias da culinária regional.
Ruínas de Palenque
Outro importante sítio arqueológico do México, as ruínas de Palenque são um dos principais santuários maias do país. Nelas, você encontrará construções bem preservadas e esculturas impressionantes. Construída por volta dos anos 400, a antiga cidade maia teve seu auge entre os anos de 600 e 900, e dominava o território que, hoje, abriga os estados de Chiapas e de Tabasco. As ruínas de Palenque ficam próximas ao rio Usumacinta, no estado mexicano de Chiapas, a 130 quilômetros a sul de Ciudad del Carmen.
Cidade do México
Capital do país e uma das maiores cidades do mundo, Cidade do México é uma metrópole incrível para conhecer, como mencionamos no início do post. Ela tem tantas atrações e opções de coisas para fazer que, mesmo que você fique vários dias lá, não terá visto tudo. Museus, praças, mercados e ruas bem estruturadas estão entre suas principais atrações. Mas não para por aí. Lá você poderá conhecer mais da cultura mexicana e provar o melhor da gastronomia local. Além disso, encontrará ótimos hotéis e muitos centros de compra.
Cânion del Sumidero
Se a ideia é visitar paisagens naturais únicas, o Cânion do Sumidero não pode ficar de fora de seu roteiro de viagem para o México. Com grandes paredões de pedra que chegam a 700 metros de altura, ele esconde um belo rio, formando um cenário realmente incrível. Localizado a 50 km de San Cristóbal de las Casas, o Cânion do Sumidero – ou Cañón del Sumidero, em espanhol – fica na cidade de Chiapa de Corzo.
Museu Nacional de Antropologia
Entre as principais atrações da Cidade do México, o Museu Nacional de Antropologia é, sem dúvida, a maior estrela. Em seu acervo espetacular, você encontrará artefatos das civilizações pré-hispânicas que dominavam o continente americano, como os povos astecas e maias. Além disso, verá cenários onde viviam as antigas civilizações da Mesoamérica, em reproduções feitas pelo museu.
Bacalar
Localizado na fronteira do México com Belize, Bacalar é um dos povoados imperdíveis para visitar no país. Repleto de belezas naturais e história, o local é um dos Pueblos Mágicos. Entre suas atrações, separe um tempo para fazer a rota dos piratas, mergulhar no Banco Chinchorro, conhecer a lagoa de sete cores e explorar as várias cavernas que cercam a cidade. E não deixe de conhecer a zona arqueológica de Chacchoben.
Cenote Dos Ojos
Localizado na Riviera Maia, o Cenote Dos Ojos é um dos lugares mais impressionantes do México. Ele fica perto de Tulum e é uma caverna inundada com poços de águas cristalinas em tons de azul turquesa, ligados a rios subterrâneos. O cenote recebe o nome de Dos Ojos porque tem duas cavernas abertas, por onde se pode acessar os poços. O local é procurado tanto por turistas quanto por mergulhadores experientes.
Monte Albán
Antiga capital dos Zapotecas e o mais importante centro sócio-político da região do Vale de Oaxaca na época, Monte Albán é, hoje, um dos principais sítios arqueológicos do México. Ele fica a cerca de 10 km da cidade de Oaxaca de Juarez e é um dos passeios imperdíveis no país. Lá você verá as ruínas de um dos primeiros centros urbanos da Mesoamérica que, em seu auge (300 d.C./750 d.C.), chegou a ter uma em torno de 35 mil habitantes.
Pueblos Mágicos
Bacalar, que citamos há pouco, é um dos 132 pueblos mágicos do México, lugares encantadores que valem entrar no seu roteiro de viagem. Eles vão desde destinos badalados, como Tulum e Isla Mujeres, até povoados pequenos e pouco explorados. O objetivo da rota Pueblos Mágicos é revelar mais dos encantos mexicanos aos turistas, que vão além das belas praias do Caribe e da diversidade de sua capital.
Izamal
Conhecida como a “Cidade Amarela” por conta da cor predominante de suas paredes e muros do centro histórico, Izamal é mais um lugar para visitar em uma viagem para o México. Localizada entre as cidades de Valladolid e Mérida, ela fica no estado de Yucatán. E, apesar de ser pequena, tem muitos atrativos, que vão desde suas lindas ruas, com casarões imponentes, até cenários naturais belíssimos.
Hierve el Agua
Para os amantes da natureza e que procuram por cenários únicos, o Hierve el Agua, certamente, surpreende. Ele é um conjunto de formações rochosas onde você verá lindas falésias e muitas piscinas naturais. Há duas plataformas no alto de falésias quase brancas, que se parecem com cachoeiras, formadas a partir de nascentes de água doce que foi saturada pelo carbonato de cálcio e outros minerais há milhões de anos.
Trem da Tequila em Guadalajara
Um dos símbolos da cultura mexicana, a tequila também é uma das atrações do México. Tanto que lá é possível fazer um roteiro de trem criado para os amantes da bebida. O Trem da Tequila parte de Guadalajara e vai até Jalisco. E, durante o trajeto, a bebida é completamente liberada para os passageiros, que ainda visitam uma plantação de agave e a fábrica que produz a Tequila.
Rio Secreto
Localizado na Riviera Maia, o Rio Secreto é uma atração sensacional que vale incluir em seu roteiro de viagem para o México. Ele fica dentro de um sistema de cavernas, por isso recebe este nome. Suas águas cristalinas podem ser contempladas em flutuações realizadas por agências de turismo locais. Além disso, os visitantes podem observar os vários estalactites e estalagmites que ornamentam o interior das cavernas.
San Miguel de Allende
Considerada por dois anos consecutivos (2017 e 2018) pela revista Travel + Leisure como a “Melhor Cidade do Mundo” para se visitar, San Miguel de Allende é um lugar encantador. Com ruas de pedras e casinhas coloniais coloridas, a cidade tem arquitetura barroca e ampla cena cultural. E por todo seu encanto, foi incluída também na rota dos Pueblos Mágicos e na lista de Patrimônios da Humanidade. E, claro, está entre os destinos imperdíveis para conhecer em sua viagem para o México.
∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.
∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.
Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]