Já pensou em conhecer um lugar paradisíaco com quase 200 pequenas ilhas com águas cristalinas envoltas por uma natureza selvagem, quase deserta? Isso só é possível em Ilha Grande, localizada a 21 km da costa de Angra dos Reis, no Rio de Janeiro. Prepare-se, pois desbravar Ilha Grande vai exigir muita disposição, mas ao mesmo tempo irá proporcionar uma completa desconexão com o mundo urbano. Esqueça carro, moto ou bicicleta, pois todos os passeios são feitos de barco, ou, se você gosta de aventura na veia, pode encarar as intensas trilhas.

Atrações em Ilha Grande

Ilha Grande

Foto: Tarcísio de Paula Salgado/ Wikimedia Commons

Normalmente, a maioria dos turistas busca hospedagem na Vila do Abraão, de onde chegam e saem os barcos, fazendo a ligação da ilha com o continente. Lá há hotéis, pousadas e uma estrutura de lojas e restaurantes que não deixa nada a desejar. Porém, há também os viajantes que preferem ficar em locais mais isolados, para ter uma experiência ainda mais mágica e rústica e opções não faltam, afinal são mais de 190 km² de área, repletas de muita natureza. Além disso, a partir da vila é possível fazer uma trilha de 1 km que leva até a Praia da Crena e, andando mais um pouco, está a Praia do Abraãozinho, dois pontos imperdíveis! 

O que não falta em Ilha Grande são praias, há mais 100! E além delas, pequenas ilhotas que podem ser visitadas por passeios contratados nas agências turísticas da região, ou a partir do aluguel de barcos e lanchas. Os dois pontos turísticos mais conhecidos da região são a Lagoa Azul, que é uma piscina natural cercada por pequenas ilhas, com águas transparentes, que garantem uma boa visualização de animais marinhos  e a Lagoa Verde, que é repleta de corais esverdeados, que justificam o seu nome, e é um dos poucos lugares no planeta onde há corais nessa tonalidade, tornando-a ainda mais especial.  

Leia também » Estes são os 100 lugares mais lindos para viajar no Brasil

Outra parada indispensável é Lopes Mendes, considerada a praia mais bonita de Ilha Grande e já foi eleita uma das praias mais bonitas do mundo. Possui 3km de extensão e um mar bem agitado, muito procurado por surfistas. Importante ir preparado, pois lá não há nenhuma estrutura de bares e restaurantes, para preservar ainda mais o seu ar rústico. Se quiser ter uma experiência roots nível máximo, dispense as embarcações e vá até ela via trilha, que dura em média duas horas e meia. 

Outro lugar paradisíaco é a Praia do Aventureiro, que está situada em uma área de proteção ambiental em uma pequena vila de pescadores, que tem pouco mais de 100 habitantes. Há muita beleza para conhecer  na região por meio de passeios de barco e é lá que fica o famoso coqueiro deitado, um dos cartões postais de Ilha Grande. Aproveite para tirar muitas fotos e tomar um banho de água doce nas cachoeiras que podem ser acessadas por trilhas. 

Uma outra parada indispensável, que tem um visual impressionante é a Praia De Dois Rios, onde há um encontro do mar com dois rios, que  ficam localizadas em cada ponta da praia e desaguam no mar. Como a maioria dos lugares ele também pode ser acessado por uma trilha, que sai da Vila do Abraão e tem 9km de extensão, mas não se assuste, pois não há grandes dificuldades, já que é na verdade uma estrada que pode ser percorrida pelos aventureiros. 

Ilha Grande

 

Dicas para planejar sua viagem:

» Descubra as melhores opções de aluguel de carros com a Localiza.
» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com.
» Reserve passagens aéreas com até 50% de desconto para qualquer destino.

Deseja falar com a redação ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

Você pode gostar