O reduto da natureza, com praias selvagens, rodeadas por trechos bem preservados da Mata Atlântica, onde a lei é se desconectar e aproveitar a vibe de tranquilidade, Ilhabela, merece ser contemplada. Localizada no litoral de São Paulo, a 210 km da capital, é aquele lugar para quem é viciado em praia, afinal há mais de 30 opções, que variam da mais urbana, com estrutura de quiosque, até as mais rústicas, que podem ser acessadas apenas de barco ou trilha.

Tudo isso, sempre com a companhia dos borrachudos, uma espécie de mosquito que está em todo lugar, para não deixar ninguém esquecer do item de sobrevivência para essa viagem: o repelente. 

Atrações em Ilhabela

Ilhabela

Foto: kikesan/ Flickr

Com um litoral privilegiado, fica até difícil fazer uma lista das principais praias de Ilhabela, já que cada uma é bem diferente da outra, o que leva os turistas a aproveitarem a oportunidade para conhecer várias. Como ilha, o acesso a praticamente todos os lugares se dá pela mesma estrada, o que facilita a locomoção e a escolha pela região que pode ser desbravada.

Leia também » Estes são os 100 lugares mais lindos para viajar no Brasil

Para aqueles que preferem um agito, as praias do Sul são as mais indicadas, por estarem mais próximas ao centro. Como é o caso da Praia do Curral, que oferece uma boa estrutura e um pôr do sol de deixar boquiaberto. No caminho, faça também uma parada na Praia do Julião e na Praia da Feiticeira. 

Para quem não quer ir muito longe, uma possibilidade é explorar as praias do centro, que apesar de mais urbanas, não decepcionam com seus 4 km de orla, como é o caso da Praia do Perequê, que é a primeira faixa de areia e a mais badalada. Já as praias de Itaquanduba e Itaguaçu são menos movimentadas e garantem um passeio mais calmo. Se quiser unir natureza com história, vale dar um pulo na Praia do Engenho, onde pode ser visto um belo edifício colonial do engenho de açúcar do século XVII.

Para quem quer realmente fugir do agito, o Norte de Ilhabela é a região mais recomendável, já que lá estão as praias mais distantes, porém de fácil acesso. E prepare-se pois ali os borrachudos fazem a festa! A primeira parada é a Praia de Santa Tereza com suas canoas coloridas, que deixam o visual bem caiçara, seguida por Praia dos Barreiros, Viana e Siriúba, que possuem quiosques para quando bater a fome. Quando a estrada de terra começa, significa que os visuais mais rústicos estão chegando e merecem uma visita na Praia da Pacuíba e Jabaquara, que é onde o mar é espetacular.

Agora, a paixão dos mochileiros ,que desejam ter uma experiência verdadeiramente roots, está no Leste da ilha, cujas praias mais conhecidas são Bonete (com acesso pelo mar ou por uma intensa trilha de que dura aproximadamente 6h) e Castelhanos (com acesso por trilha, carro 4×4 e barco). São uma das poucas opções de praia com mar mais agitado e repletas de verde, o que desperta o interesse, já que são consideradas as mais bonitas de Ilhabela. Os passeios de barco também são outro atrativo para quem gosta de praticar snorkel e conhecer locais mais afastados.

Se estiver cansado da água salgada, tudo bem, pois há uma vasta variedade de cachoeiras também. Acredite! Entre as famosas estão a Cachoeira do Veloso e Paqueta, que tem borda infinita. Opções não faltam para se divertir em contato com a natureza. 

Ilhabela

Dicas para planejar sua viagem:

» Descubra as melhores opções de aluguel de carros com a Localiza.
» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com.
» Reserve passagens aéreas com até 50% de desconto para qualquer destino.

Deseja falar com a redação ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

Nascente Azul, em Bonito (MS), ganhará museu subaquático

Artigo seguinte

Você pode gostar