Tiradentes

Atualizada em:

Sabe aquela viagem para descansar e viver sem pressa? Ela tem um destino certo: Tiradentes, localizada no interior de Minas Gerais, distante 192 km da capital. É uma cidade perfeita para apreciar a paisagem e os atrativos turísticos, que apesar de não serem numerosos, são partes importantes da história do Brasil, especialmente ao remeter o período colonial, quando a atividade mineradora era a principal fonte de renda da época. Além disso, suas ruas de pedra são puro charme e encantam a cada esquina.

Com a maioria dos pontos turísticos concentrados no centro histórico, não há segredos para se locomover em Tiradentes e se perder no meio de museus, igrejas e suas lojas de artesanato. A dica é começar pelo Largo das Forras, a praça mais tradicional da cidade e um ponto de partida para as demais atividades, que ficam nas  ruas Padre Toledo, Direita e Ministro Gabriel Passos. É isso mesmo que você leu, tudo se concentra nessas localidades. 

Atrações em Tiradentes

Tiradentes
Foto: Divulgação/MTur

Tire algumas horas do dia para fazer um tour completo pelas igrejas e capelas em um circuito que é surpreendente, como é o caso da Igreja Matriz de Santo Antônio, que é na verdade uma das obras-primas do barroco mineiro. Sua fachada foi esculpida por Aleijadinho, com detalhes em ouro, e seu interior também é surpreendente, pois possui grandes lustres, e belas pinturas. A Igreja de Nossa Senhora do Rosário e a Igreja da Santíssima Trindade também são imperdíveis. Caso queira seguir e conhecer ainda mais esses locais religiosos, as capelas, além de charmosas, não podem ficar de fora, pois forma um dos cenários mais característicos de Tiradentes.

Não se esqueça de incluir nessa caminhada os museus, que na verdade além de guardarem importantes obras e peças históricas, são obras arquitetônicas, que deixam a cidade ainda mais bonita. O Museu de Sant’Ana é um dos principais da lista, ela era uma antiga cadeia pública e hoje é composta por mais de 300 imagens que representam a santa protetora dos lares, da família e dos mineradores. O Museu Casa Padre Toledo também é um marco importante, pois era o antigo solar onde vivia o inconfidente Padre Toledo. E, por último, o Museu da Liturgia, que contém um imenso acervo religioso. 

Outros pontos no centro também merecem atenção, como a Câmara Municipal e a Prefeitura Municipal, que no século XVIII eram casarões de grande importância para o período, completando assim, o circuito de obras de arte de Tiradentes. 

Uma outra forma de se aventurar por Tiradentes é fazendo um passeio de charrete. Isso sim será uma verdadeira viagem ao tempo, para você se sentir como um local, na época colonial. E claro, são meios de transportes para lá de fotogênicos, com muitas cores e puxados por cavalos que rendem ótimos retratos de viagem, mesmo se for para um volta rápida. Outra opção é a jardineira, que é uma propriedade do Museu do Automóvel e leva viajantes para conhecerem os principais pontos do Centro Histórico de Tiradentes e também é repleto de informações sobre a cidade.

Tiradentes

∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.

∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.


Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

 

Rolar para cima