Sabe aquela viagem para descansar e viver sem pressa? Ela tem um destino certo: Tiradentes, localizada no interior de Minas Gerais, distante 192 km da capital. É uma cidade perfeita para apreciar a paisagem e os atrativos turísticos, que apesar de não serem numerosos, são partes importantes da história do Brasil, especialmente ao remeter o período colonial, quando a atividade mineradora era a principal fonte de renda da época. Além disso, suas ruas de pedra são puro charme e encantam a cada esquina.

Com a maioria dos pontos turísticos concentrados no centro histórico, não há segredos para se locomover em Tiradentes e se perder no meio de museus, igrejas e suas lojas de artesanato. A dica é começar pelo Largo das Forras, a praça mais tradicional da cidade e um ponto de partida para as demais atividades, que ficam nas  ruas Padre Toledo, Direita e Ministro Gabriel Passos. É isso mesmo que você leu, tudo se concentra nessas localidades. 

Atrações em Tiradentes

Tiradentes

Foto: Divulgação/MTur

Tire algumas horas do dia para fazer um tour completo pelas igrejas e capelas em um circuito que é surpreendente, como é o caso da Igreja Matriz de Santo Antônio, que é na verdade uma das obras-primas do barroco mineiro. Sua fachada foi esculpida por Aleijadinho, com detalhes em ouro, e seu interior também é surpreendente, pois possui grandes lustres, e belas pinturas. A Igreja de Nossa Senhora do Rosário e a Igreja da Santíssima Trindade também são imperdíveis. Caso queira seguir e conhecer ainda mais esses locais religiosos, as capelas, além de charmosas, não podem ficar de fora, pois forma um dos cenários mais característicos de Tiradentes.

Leia também » Estes são os 100 lugares mais lindos para viajar no Brasil

Não se esqueça de incluir nessa caminhada os museus, que na verdade além de guardarem importantes obras e peças históricas, são obras arquitetônicas, que deixam a cidade ainda mais bonita. O Museu de Sant’Ana é um dos principais da lista, ela era uma antiga cadeia pública e hoje é composta por mais de 300 imagens que representam a santa protetora dos lares, da família e dos mineradores. O Museu Casa Padre Toledo também é um marco importante, pois era o antigo solar onde vivia o inconfidente Padre Toledo. E, por último, o Museu da Liturgia, que contém um imenso acervo religioso. 

Outros pontos no centro também merecem atenção, como a Câmara Municipal e a Prefeitura Municipal, que no século XVIII eram casarões de grande importância para o período, completando assim, o circuito de obras de arte de Tiradentes. 

Uma outra forma de se aventurar por Tiradentes é fazendo um passeio de charrete. Isso sim será uma verdadeira viagem ao tempo, para você se sentir como um local, na época colonial. E claro, são meios de transportes para lá de fotogênicos, com muitas cores e puxados por cavalos que rendem ótimos retratos de viagem, mesmo se for para um volta rápida. Outra opção é a jardineira, que é uma propriedade do Museu do Automóvel e leva viajantes para conhecerem os principais pontos do Centro Histórico de Tiradentes e também é repleto de informações sobre a cidade.

Tiradentes

Dicas para planejar sua viagem:

» Descubra as melhores opções de aluguel de carros com a Localiza.
» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com.
» Reserve passagens aéreas com até 50% de desconto para qualquer destino.

Deseja falar com a redação ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

Capitólio

Artigo anterior

Ouro Preto

Artigo seguinte

Você pode gostar