Viaje pelos vilarejos mais charmosos do Brasil e tenha férias tranquilas e cercadas por paisagens paradisíacas

A vida nas grandes capitais pode ser um pouco estressante de vez em quando, trânsito, grandes filas e muitas horas de trabalho sem parar nos faz pensar em fugir para lugares paradisíaco e isolado durante um tempo.

Vilarejos super charmosos e praticamente desertos (dependendo da época do ano) podem ser encontrados do norte ao sul do país. Conheça esses pequenos paraísos e planeje sua próxima viagem!

Leia também » Os 100 lugares mais lindos para viajar no Brasil

Jericoacoara – Ceará

Mesmo sendo bem famosa nos quatros cantos do mundo, Jericoacoara, carinhosamente chamada de “Jeri” é uma vila de pescadores localizada em um local paradisíaco. A apenas 300 km de Fortaleza, Jeri possui ruas de areias e é cercada por diversos atrativos naturais de cair o queixo. A noite a vila reserva uma vida noturna bem agitada e conta com diversos bares e restaurantes rústicos super charmosos.

vilarejos no Brasil

Foto: Jade Queiroz – MTUR

Trancoso – Bahia

Trancoso, é uma vila tranquila, charmosa, preservada, de frequência jovem a vila, foi fundada no inicio da colonização portuguesa pelos Jesuítas como aldeamento indígena para catequização dos índios com o nome de São João dos Índios. Anteriormente Trancoso era uma aldeia indígena habitada por índios Pataxó.

Foto: Gabriel Castaldini / Wikimedia Commons

São Miguel do Gostoso – Rio Grande do Norte

Escondida no ponto exato onde “o vento faz a curva”, a vila de São Miguel do Gostoso é um dos melhores pontos do país para a prática de esportes à vela. Os adeptos do wind e do kitesurf, porém, não são os únicos beneficiados quando chegam ao vilarejo. A turma que procura sossego em cenário belo, rústico e aconchegante também encontra pouso certo.

Celular não pega em Gostoso, onde a beira-mar é pontuada não só por dunas, mas também por pousadas e restaurantes charmosos, a maioria capitaneada por gringos que lá chegaram e não conseguiram mais sair. O vilarejo é, na verdade, uma imensa enseada dividida por partes.

Ao centro está a mais movimentada, com piscinas na maré baixa e que fazem a alegria dos pequenos nativos. No quesito esportes, a medalha de ouro vai para a Ponta do Santo Cristo, com os melhores ventos da região.

Foto: Patricialaraia / Wikimedia Commons

Santo Amaro – Maranhão

Afastado do burburinho de Barreirinhas, Santo Amaro do Maranhão vem sendo chamado de “paraíso escondido dos Lençóis”. Por anos, o difícil acesso manteve o município, que é a entrada oeste do Parque Nacional, longe dos turistas. Até hoje, suas dunas e lagoas, ainda mais bonitas que as de Barreirinhas, recebem poucos visitantes, o que acentua o clima místico do local. Seja na Lagoa da Gaivota (onde foi rodado o filme Casa de Areia), seja na Lagoa Betânia, a ordem é aproveitar a paisagem em meio ao silêncio.

Foto: Brunonogaki / Wikimedia Commons

Trindade, Paraty – Rio de Janeiro

A simpática Vila de Trindade fica situada no município de Paraty, a apenas 10 minutos do centro histórico, no estado do Rio de Janeiro. É uma região muito tranquila, onde a natureza preservada é o principal atrativo. É um dos poucos locais no País onde ainda existe uma grande faixa da Mata Atlântica intocada, com suas árvores nativas, cachoeiras e fauna abundante.

O ambiente em Trindade é bem rústico, com restaurantes, campings e pousadas espalhadas pela vila e pelas principais praias, todas com acesso fácil. As praias mais próximas a vila são a do Cepilho, a Praia de Fora, dos Ranchos e a Praia do Meio. Já a praia e a piscina natural do Cachadaço são mais distantes e o turista necessita realizar uma caminhada de aproximadamente 1 hora, saindo da vila.

Foto: Fabio Takashi / Wikimedia Commons

Garopaba – Santa Catarina

Com tantas praias maravilhosas ao seu redor, como Ferrugem e Gamboa, a idílica Garopaba respira surf 24 horas por dia, com diversas casas especializadas em sucos, produtos naturais, pranchas e acessórios. Não deixe de conhecer as Dunas do Siriú, que têm barracas que alugam pranchas de sandboard.

No inverno, também há motivo para conhecer a região: é quando as baleias-francas chegam ao litoral catarinense.

 

Vila do Abraão, Ilha Grande – Rio de Janeiro

A Vila do Abraão é o principal ponto de chegada dos visitantes que chegam a Ilha Grande. Um lugar charmoso, com clima tropical e total estrutura para quem deseja conhecer esta maravilha do Rio de Janeiro.

É no Abraão que está localizada a maioria das pousadas e hospedagens, campings, casas de praia e suítes para alugar, restaurantes, comércio com lojas de artesanatos e agências para passeios, travessia marítima e mergulhos. Por isso, a Vila do Abraão é conhecida como “capital da Ilha Grande”. A impressão, a quem chega ao Abraão pela primeira vez, é de que o tempo parou… Não há carros circulando, apenas barcos levando turistas a passeios incríveis.

Foto: Tatiana Lemos Guapé / Wikimedia Commons

Pipa – Rio Grande do Norte

Moradia de golfinhos e tartarugas marinhas, a Praia da Pipa tem uma vida noturna agitadíssima e pertence ao município de Tibau do Sul, nome indígena que significa “entre duas águas” (já que é cercado pela Lagoa de Guaraíras e o Oceano Atlântico).

Foto: Humberto Sales /MTur

Vila de São Jorge, Chapada dos Veadeiros – Goiás

Localizada na entrada do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros a vila de São Jorge se destaca pela tranquilidade do local. A apenas 36 quilômetros de Alto Paraíso, o vilarejo leva aos clássicos cartões-postais da região. Entre eles estão os Saltos do rio Preto, que formam cascatas de até 120 metros de altura e a maior piscina natural da área, que chega a 300 metros de diâmetro. Para conhecer as quedas é preciso ficar atento: a reserva tem lotação limitada diária e para fazer os passeios é obrigatório o acompanhamento de guias.

vilarejos no Brasil

Foto: Augusto Miranda/MTur

Leia também:

» Conheça os principais centros históricos do Brasil
» Conheça as praias mais procuradas do Brasil
» Cidades brasileiras que vão te deixar com a sensação de estar em outro país
» Melhores cidades para curtir o inverno no Brasil

Dica extra para reservar hotéis

Para encontrar inúmeras opções de acomodação e reservar hotéis e pousadas com os melhores preços, utilizamos o Booking.com - disponível em milhares de destinos.

Passagens aéreas mais baratas

Para economizar com voos, consultamos primeiro as passagens aéreas na MaxMilhas, - quase sempre encontramos os melhores preços tanto no Brasil quanto no exterior. As passagens podem ser emitidas mesmo para quem não tem milhas aéreas.

Outras dicas úteis

Encontre informações úteis sobre os melhores destinos do mundo, com guias de viagens especializados sobre diferentes lugares para conhecer no Brasil e no exterior. São milhares de dicas de viagens com sugestões de onde ir na sua viagem, recomendação de hotéis, notícias atualizadas e muito mais.

Precisa de um carro na sua viagem? Encontre aluguel de carro na Rentcars e cote modelos diferentes podendo ser parcelado em até 10x. Já para passeios e ingressos antecipados, fechamos tudo sempre pela Get Your Guide.

Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

  Inscreva-se em nosso canal:
 

Planeje sua Viagem


Dicas de turismo em Florianópolis

Artigo anterior

50 destinos paradisíacos para você conhecer no Brasil

Artigo seguinte

Você pode gostar