Vinícolas para conhecer na Toscana

Atualizada em:

Se você quer sentir na essência como é estar na Toscana, não pode deixar de conhecer alguns dos principais vinhedos da região

Não há como falar na Toscana e não se imaginar degustando um excelente vinho em um dos mais incríveis e românticos cenários do mundo. A região, uma das mais belas da Itália, além dos incríveis campos floridos de girassóis, cidades medievais que lembram contos de fadas e belas montanhas, também reúne alguns dos mais importantes e conceituados vinhedos do país.

A produção de vinhos na região da Toscana abasteceu por séculos as festas romanas e se estabeleceu como tradição na Itália. Em meados dos anos 70, os produtores começaram a receber investimentos em tecnologia, gerando novos produtos e rótulos.

Os vinhos mais famosos da região, hoje, são o clássico Chianti, o sofisticado Vino Nobile de Montepulciano, o vinho branco e trufado Vernaccia di San Gimignano e o vinho produzido a partir da famosa uva Sangiovese, um dos maiores ícones da Itália, Brunello di Montalcino.

Os principais vinhedos da Toscana oferecem degustação dos principais rótulos e a possibilidade de conhecer todo o processo de produção dos diferentes tipos de uva, além de harmonizações com queijos e salames especiais. Alguns vinhedos toscanos também funcionam como hotéis e oferecem hospedagem, refeições completas, aulas sobre enologia e passeios de bicicleta pelos belos parreirais.

São muitos aromas, sabores e lugares para serem descobertos na charmosa e bela Toscana. O vinho se integra totalmente à paisagem, deixando tudo ainda mais encantador. Se você quer sentir na essência como é estar na Toscana, não pode deixar de conhecer alguns dos principais vinhedos da região.

Castello di Ama

O Castello di Ama fica localizado em Gaiole in Chianti, uma cidadezinha entre Florença e Siena. O lugar lembra muito um vilarejo, com uma casa principal, ruelas e até uma igreja. Quem quiser pode, inclusive, se hospedar por lá – e vontade não vai faltar, pois o lugar é lindo!

As áreas de cultivo deste belo vinhedo italiano ficam todas entre 450 e 550 metros de altitude. Entre a linda paisagem, romântica e digna de cinema, há obras de arte espalhadas pelo local. Cada passo é uma nova descoberta artística, uma reunião do rústico e do contemporâneo.

A vinícola é famosa pela produção do Chianti, um vinho típico da Toscana, preparado com as uvas Sangiovese. Além da visita ao processo de produção e a degustação, o Castello di Ama conta com um restaurante onde é possível harmonizar os vinhos da propriedade com um fantástico menu tradicional toscano, onde vários ingredientes são colhidos ali mesmo.

Biondi Santi

A menos de dez minutos da cidade de Montalcino, ao sul de Siena, está uma das mais tradicionais vinícolas italianas. A Biondi Santi foi a primeira a produzir o famoso vinho Brunello di Montalcino e até os dias de hoje ainda mantém a mesma receita que existe desde 1888, quando o primeiro rótulo foi engarrafado.

Por isso, se você é amante dos vinhos mais tradicionais, uma visita à Biondi Santi é obrigatória. A vinícola é pequena se comparada a outras da região, mas sua história compensa. A Biondi Santi oferece um tour com degustação que passa pelas principais instalações e apresenta todo os processos de produção. As visitas só acontecem mediante agendamento prévio, então programe-se!

Marchesi Antinori

Conhecer a Marchesi Antinori é quase uma obrigação para quem visita a Toscana. Localizada no coração da região de Chianti, em San Casciano, a história desta tradicional vinícola se inicia em 1385 e, atualmente, mais de vinte e seis gerações depois, se transformou em uma das mais modernas estruturas da região.

Durante o passeio, o turista pode descobrir mais sobre esta fantástica história, viajando por todas as épocas da produção até os dias de hoje, onde o processo de vinificação é totalmente tecnológico e tem como resultado uma bebida elegante e suave.  

Além de seus vinhos de alta qualidade, a estrutura é moderna e altamente planejada, um verdadeiro espetáculo para quem aprecia a arte da enologia. Atualmente, a vinícola produz 3 vinhos: Villa Antinori Chianti Classico Riserva, Pèppoli Chianti Classico e o Vinsanto Del Chianti Classico. O sucesso da sua receita também já ultrapassou as fronteiras da Toscana e, hoje, são diversas vinícolas Marchesi Antinori espalhadas pela Itália e pelo mundo.  

Barone Ricasoli

Imagine degustar deliciosos vinhos enquanto aprecia a linda vista de um castelo? Na Barone Ricasoli, em meio a Florença e Siena, há o Castelo di Brolio, uma linda construção que traz todo um encanto ao cenário. A vinícola é a mais antiga da Itália e está com a mesma família desde 1141.

A Barone Ricasoli é a maior produtora do Chianti Classico, criado em 1872 pelo próprio Barão Ricasoli – e a composição da receita é a mesma até hoje. O tour contempla uma visita guiada ao castelo, um passeio por seus belos jardins, a área de produção dos vinhos que são muito modernas e estruturadas e por fim, a degustação dos excelentes rótulos.

A Osteria del Castello é um restaurante dentro da propriedade que serve excelentes pratos da culinária toscana. Se você quer conhecer um lugar que reúne um belo castelo, vinhos tradicionais e uma paisagem impressionante, não deixe de visitar o Barone Ricasoli.

Vai para a Itália pela primeira vez e quer fazer um roteiro visitando os melhores vinhedos da Toscana? A agência Elmocar recebe brasileiros na Itália e oferece os melhores tours e passeios pela região com guias que falam português. Entre em contato e planeje seu roteiro personalizado.

+ Info:

Elmocar
Guia em português na Itália
Tel: +39 06 52 27 92 15
WhatsApp: +39 346 754 55 18
Site: www.elmocar.com

Leia também:

» Dicas para planejar sua primeira viagem à Itália
» Viagens de trem pela Itália: como ir e outras dicas
» 10 cidades românticas para visitar na Itália
» Melhores destinos da Itália partindo de Roma

∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.

∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.


Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

 

Rolar para cima