Se você quer sentir na essência como é estar na Toscana, não pode deixar de conhecer alguns dos principais vinhedos da região

Não há como falar na Toscana e não se imaginar degustando um excelente vinho em um dos mais incríveis e românticos cenários do mundo. A região, uma das mais belas da Itália, além dos incríveis campos floridos de girassóis, cidades medievais que lembram contos de fadas e belas montanhas, também reúne alguns dos mais importantes e conceituados vinhedos do país.

A produção de vinhos na região da Toscana abasteceu por séculos as festas romanas e se estabeleceu como tradição na Itália. Em meados dos anos 70, os produtores começaram a receber investimentos em tecnologia, gerando novos produtos e rótulos.

Leia também » Os 100 lugares mais lindos para viajar no Brasil

Os vinhos mais famosos da região, hoje, são o clássico Chianti, o sofisticado Vino Nobile de Montepulciano, o vinho branco e trufado Vernaccia di San Gimignano e o vinho produzido a partir da famosa uva Sangiovese, um dos maiores ícones da Itália, Brunello di Montalcino.

Os principais vinhedos da Toscana oferecem degustação dos principais rótulos e a possibilidade de conhecer todo o processo de produção dos diferentes tipos de uva, além de harmonizações com queijos e salames especiais. Alguns vinhedos toscanos também funcionam como hotéis e oferecem hospedagem, refeições completas, aulas sobre enologia e passeios de bicicleta pelos belos parreirais.

São muitos aromas, sabores e lugares para serem descobertos na charmosa e bela Toscana. O vinho se integra totalmente à paisagem, deixando tudo ainda mais encantador. Se você quer sentir na essência como é estar na Toscana, não pode deixar de conhecer alguns dos principais vinhedos da região.

Castello di Ama

O Castello di Ama fica localizado em Gaiole in Chianti, uma cidadezinha entre Florença e Siena. O lugar lembra muito um vilarejo, com uma casa principal, ruelas e até uma igreja. Quem quiser pode, inclusive, se hospedar por lá – e vontade não vai faltar, pois o lugar é lindo!

As áreas de cultivo deste belo vinhedo italiano ficam todas entre 450 e 550 metros de altitude. Entre a linda paisagem, romântica e digna de cinema, há obras de arte espalhadas pelo local. Cada passo é uma nova descoberta artística, uma reunião do rústico e do contemporâneo.

A vinícola é famosa pela produção do Chianti, um vinho típico da Toscana, preparado com as uvas Sangiovese. Além da visita ao processo de produção e a degustação, o Castello di Ama conta com um restaurante onde é possível harmonizar os vinhos da propriedade com um fantástico menu tradicional toscano, onde vários ingredientes são colhidos ali mesmo.

Biondi Santi

A menos de dez minutos da cidade de Montalcino, ao sul de Siena, está uma das mais tradicionais vinícolas italianas. A Biondi Santi foi a primeira a produzir o famoso vinho Brunello di Montalcino e até os dias de hoje ainda mantém a mesma receita que existe desde 1888, quando o primeiro rótulo foi engarrafado.

Por isso, se você é amante dos vinhos mais tradicionais, uma visita à Biondi Santi é obrigatória. A vinícola é pequena se comparada a outras da região, mas sua história compensa. A Biondi Santi oferece um tour com degustação que passa pelas principais instalações e apresenta todo os processos de produção. As visitas só acontecem mediante agendamento prévio, então programe-se!

Marchesi Antinori

Conhecer a Marchesi Antinori é quase uma obrigação para quem visita a Toscana. Localizada no coração da região de Chianti, em San Casciano, a história desta tradicional vinícola se inicia em 1385 e, atualmente, mais de vinte e seis gerações depois, se transformou em uma das mais modernas estruturas da região.

Durante o passeio, o turista pode descobrir mais sobre esta fantástica história, viajando por todas as épocas da produção até os dias de hoje, onde o processo de vinificação é totalmente tecnológico e tem como resultado uma bebida elegante e suave.  

Além de seus vinhos de alta qualidade, a estrutura é moderna e altamente planejada, um verdadeiro espetáculo para quem aprecia a arte da enologia. Atualmente, a vinícola produz 3 vinhos: Villa Antinori Chianti Classico Riserva, Pèppoli Chianti Classico e o Vinsanto Del Chianti Classico. O sucesso da sua receita também já ultrapassou as fronteiras da Toscana e, hoje, são diversas vinícolas Marchesi Antinori espalhadas pela Itália e pelo mundo.  

Barone Ricasoli

Imagine degustar deliciosos vinhos enquanto aprecia a linda vista de um castelo? Na Barone Ricasoli, em meio a Florença e Siena, há o Castelo di Brolio, uma linda construção que traz todo um encanto ao cenário. A vinícola é a mais antiga da Itália e está com a mesma família desde 1141.

A Barone Ricasoli é a maior produtora do Chianti Classico, criado em 1872 pelo próprio Barão Ricasoli – e a composição da receita é a mesma até hoje. O tour contempla uma visita guiada ao castelo, um passeio por seus belos jardins, a área de produção dos vinhos que são muito modernas e estruturadas e por fim, a degustação dos excelentes rótulos.

A Osteria del Castello é um restaurante dentro da propriedade que serve excelentes pratos da culinária toscana. Se você quer conhecer um lugar que reúne um belo castelo, vinhos tradicionais e uma paisagem impressionante, não deixe de visitar o Barone Ricasoli.

Vai para a Itália pela primeira vez e quer fazer um roteiro visitando os melhores vinhedos da Toscana? A agência Elmocar recebe brasileiros na Itália e oferece os melhores tours e passeios pela região com guias que falam português. Entre em contato e planeje seu roteiro personalizado.

+ Info:

Elmocar
Guia em português na Itália
Tel: +39 06 52 27 92 15
WhatsApp: +39 346 754 55 18
Site: www.elmocar.com

Leia também:

» Dicas para planejar sua primeira viagem à Itália
» Viagens de trem pela Itália: como ir e outras dicas
» 10 cidades românticas para visitar na Itália
» Melhores destinos da Itália partindo de Roma

Dica extra para reservar hotéis

Para encontrar inúmeras opções de acomodação e reservar hotéis e pousadas com os melhores preços, utilizamos o Booking.com - disponível em milhares de destinos.

Passagens aéreas mais baratas

Para economizar com voos, consultamos primeiro as passagens aéreas na MaxMilhas, - quase sempre encontramos os melhores preços tanto no Brasil quanto no exterior. As passagens podem ser emitidas mesmo para quem não tem milhas aéreas.

Outras dicas úteis

Encontre informações úteis sobre os melhores destinos do mundo, com guias de viagens especializados sobre diferentes lugares para conhecer no Brasil e no exterior. São milhares de dicas de viagens com sugestões de onde ir na sua viagem, recomendação de hotéis, notícias atualizadas e muito mais.

Precisa de um carro na sua viagem? Encontre aluguel de carro na Rentcars e cote modelos diferentes podendo ser parcelado em até 10x. Já para passeios e ingressos antecipados, fechamos tudo sempre pela Get Your Guide.

Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

  Inscreva-se em nosso canal:
 

Planeje sua Viagem


Passeios românticos em Cancún, o que fazer a dois

Artigo anterior

Dicas para fazer um bate e volta saindo de Milão

Artigo seguinte

Você pode gostar