Atualizada em:
Alternativa ao visto físico mexicano, turistas que tiverem visto dos Estados Unidos e Canadá também poderão entrar no México
Turistas que possuem visto dos Estados Unidos e Canadá podem entrar no México sem a necessidade de possuir também o visto físico do país centro-americano. A nova exigência imposta pelo governo mexicano, desde o dia 18 de agosto, prevê algumas exceções, entre elas viajantes que tenham visto de outros países já aceitos no México.
Ou seja, turistas brasileiros que já possuem autorização de ingresso nos Estados Unidos, Canadá, Japão, Reino Unido, Irlanda do Norte ou de qualquer um dos países que integram o Espaço Schengen ou que são membros da Aliança do Pacífico poderão viajar para destinos mexicanos sem precisarem solicitar o visto físico do México.
Visto para entrar no México
Durante muitos anos, o México permitiu a entrada de viajantes a partir do Brasil sem a necessidade do visto. Porém, a partir do final de 2021, o governo mexicano passou a requerer que os turistas brasileiros solicitassem uma autorização eletrônica antes de viajar para lá. E, no início de agosto, anunciou a exigência do visto físico como forma de combater a imigração ilegal para os Estados Unidos a partir de seu território.
Por isso, quem já tem o visto dos Estados Unidos e Canadá não precisa se preocupar em obter também o visto físico para entrar no México. De acordo com a Embaixada do México no Brasil, somente estão excluídos da exigência do visto físico, que passou a valer em 18 de agosto, os seguintes casos:
- Viajantes que tenham visto vigente do Canadá, Estados Unidos, Japão, Reino Unido, Irlanda do Norte ou qualquer país do Espaço Schengen;
- Viajantes que possuam documento que comprove residência permanente no Canadá, Estados Unidos, Japão, Reino Unido, Irlanda do Norte, um dos países do espaço Schengen, da União Europeia ou da Aliança do Pacífico (Chile, Colômbia, México e Peru).
Além dessas exceções, passageiros de navios e cruzeiros que visitam o México pelo mar podem permanecer nos portos de chegada por até sete dias sem o visto.
Como solicitar o visto físico do México
Se você não tem visto dos Estados Unidos e Canadá, nem dos outros países citados pela Embaixada do México no Brasil, veja o passo a passo para obter o visto físico para entrar no país centro-americano:
- Primeiro passo: Faça o agendamento, pela internet, para o atendimento presencial no consulado mexicano mais próximo a você. Somente os consulados de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília estão autorizados a emitir o visto físico para entrar no México. Para agendar, é necessário acessar o sistema do governo mexicano.
- Segundo passo: Compareça no consulado escolhido no dia e horário marcados para a entrevista presencial. Você deverá levar os seguintes documentos:
- Formulário de solicitação do visto preenchido e assinado com fotografia recente 3×4, colorida e fundo branco.
- Passaporte válido: original e cópia.
- Cópia e original de pelo menos um documento que comprove atividade remunerada no Brasil, a posse de um imóvel ou condições financeiras, como extratos bancários dos últimos três meses.
- Caso não seja brasileiro, é preciso apresentar original e cópia do documento que comprove a legalização no Brasil (RNM).
- Caso seja menor de 18 anos, deve haver o acompanhamento de ambos os pais durante a entrevista, com comprovantes de filiação com original e cópias simples das identidades dos pais e das certidões de nascimento dos filhos.
Se não levar todos os documentos conforme a exigência do consulado mexicano, o visto pode ser negado e o reagendamento de uma nova solicitação ocorrerá somente após 90 dias. Além disso, será necessário pagar a taxa de emissão novamente.
- Terceiro passo: Pague a taxa de US$ 48 para a emissão do visto físico. Este valor deve ser pago via PIX no dia da entrevista presencial, conforme última informação da Embaixada do México. O comprovante deve ser apresentado junto com os outros documentos exigidos.
- Quarto passo: Aguarde a análise do consulado mexicano. Você deve receber um retorno em até 7 dias úteis.
- Quinto passo: Após ser comunicado da aprovação do visto, retire o documento no mesmo consulado que o solicitou. O documento é válido por 180 dias a partir da data de emissão para entrar no México.
Para mais informações sobre a emissão do visto físico, consulte a Embaixada do México no Brasil através do e-mail: [email protected].
Documentos para entrar no México
Além do visto físico mexicano ou do visto dos Estados Unidos e Canadá, é necessário ter outros documentos para entrar no México. São eles:
- Passaporte: deve ter pelo menos seis meses de validade.
- Passagem impressa de volta: seja para o Brasil ou outro país, após a visita ao México.
- Comprovante financeiro: é necessário provar que tem condições financeiras de se manter no país durante a estadia. Essa comprovação pode ser feita com dinheiro em espécie ou cartões de crédito internacionais.
- Comprovante impresso da hospedagem: você deve comprovar onde ficará hospedado. O documento deve ter nome, endereço e telefone do hotel ou carta-convite impressa do anfitrião que oferecerá acomodação (confira o modelo)
- Comprovante de deslocamentos dentro do país: passagens domésticas impressas, comprovação impressa de aluguel de carro ou contratação de serviço de transporte/turismo.
∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.
∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.
Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]