Vistos para Espanha: saiba quais são e como tirá-los

Atualizada em:

Conheça os principais tipos de vistos para quem deseja viver na Espanha

A Espanha é popularmente conhecida pela riqueza cultural, religiosa e arquitetura histórica. Justamente por isso, inúmeros brasileiros vêm demonstrando interesse ao longo dos últimos anos em conhecer e até mesmo viver na capital espanhola. Mas, ainda há algumas dúvidas como: se eu viajar como turista, preciso de visto? E se eu quiser viver por um tempo em território espanhol? 

De acordo com Rafael Gianesini, CEO e cofundador da Cidadania4U, que tem o objetivo de auxiliar pessoas a obter a cidadania europeia de forma transparente e simplificada, aqueles que forem para a Espanha e decidirem ficar por lá durante 90 dias não precisam correr atrás de nenhum documento. 

“Agora, se você optar por passar mais tempo em terras espanholas, é primordial procurar empresas especializadas ou do próprio consulado espanhol para se informar sobre os requisitos legais para permanecer no país e qual a documentação necessária para conquistar o tão sonhado visto”, comenta o executivo. 

Como forma de ajudar os turistas a entenderem mais sobre os pré-requisitos para conquistar o visto, Gianesini listou abaixo as situações em que as pessoas podem solicitar a documentação. Confira! 

Tipos de vistos para Espanha

tipos de visto para espanha
Foto: Wikimedia Commons

Visto para Aposentados

Popularmente conhecido como visto de residência temporária não lucrativa, ele pode ser solicitado por aqueles que contam com o suporte de uma aposentadoria. Para isso, basta comprovar a possibilidade de se manter no país, contando com o valor de 2.400 euros mensais, segundo o governo espanhol. 

Visto de Estudos

Ideal para aqueles que querem ir para a Espanha com o sonho de praticar o conhecimento em espanhol e, claro, conhecer ainda mais a cultura do país. Para conquistá-lo, é necessário se dirigir ao Consulado Geral da Espanha mais próximo e se informar sobre a lista de documentos necessários para adquirir o documento. 

Visto de Trabalho

A única alternativa para aqueles que não possuem a cidadania europeia e mesmo assim desejam trabalhar nas terras espanholas. Para conquistá-lo, o cidadão precisa ter um contrato de trabalho ativo no país.

Visto de Empreendedor

Esta modalidade de visto engloba várias possibilidades. É o caso de quem deseja investir na Espanha ou abrir uma empresa no país e, assim, empreender e ser trabalhador autônomo.

Brasileiros precisam de visto para Espanha?

Brasileiros não precisam de visto de entrada para viajar. Neste caso, podemos permanecer no país por no máximo 90 dias sem problemas. No entanto, note que isso não o isenta de cumprir os requisitos exigidos para entrar no país e deve apresentar:

  • Passaporte;
  • Passagem de volta;
  • Seguro de viagem;
  • Carta Convite ou comprovante de hospedagem;
  • Comprovante financeiro (cerca de 100€ por pessoa por dia que ficará no país, considerando um mínimo de 900€);
  • Comprovante do motivo de viagem (roteiro de viagens, etc).

O que precisa para tirar o visto para Espanha?

Todos os brasileiros que desejem residir, trabalhar ou estudar no país, precisam seguir determinadas instruções, de acordo com o Consulado Geral da Espanha:

  • A entrega da solicitação deve ser feita em um dos Consulados da Espanha no Brasil;
  • O pedido deve ser entregue no máximo dentro dos 3 meses anteriores ao início previsto da viagem;
  • O passaporte com o visto só poderá ser retirado pelo próprio solicitante, ou através de representante legal no caso de residência para reagrupamento familiar a menores de idade;
  • Todos os vistos são entregues com validade de 90 dias. Quem deseja passar mais do que 180 dias, deve comparecer no órgão responsável na Espanha para solicitar a sua TIE (Tarjeta de Identificación de Extranjero), no primeiro mês de permanência no país.

Onde solicitar o visto espanhol?

A Espanha tem cinco escritórios consulares que emitem vistos no Brasil. Sendo cada um responsável por uma região do país. Assim, você deve identificar no site da embaixada a qual deles compete o seu Estado antes de dar entrada no pedido.

Além da secretaria consular em Brasília, existem ainda os Consulados Gerais em Salvador, Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre.

∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.

∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.


Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

 

Rolar para cima