Atualizada em:
Após acordo entre a Gol e o governo do Maranhão, será possível visitar os Lençóis Maranhenses através de um voo direto partindo de São Paulo
Agora será mais fácil chegar nos Lençóis Maranhenses a partir de São Paulo, com um voo direto operado pela Gol. No final de janeiro, o governo do Maranhão assinou um termo de cooperação técnica com a companhia aérea para aumentar o número de voos no estado, incluindo o trecho entre a capital paulista e Barreirinhas, principal base de quem visita o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses.
O trecho é a grande novidade do termo, que beneficiará a Gol com a redução de impostos sobre o querosene de avião em troca da ampliação de voos. Atualmente, não há um voo direto entre São Paulo e os Lençóis Maranhenses. Para chegar até o destino, é preciso desembarcar no aeroporto de São Luís e seguir para Barreirinhas de carro ou ônibus, percorrendo 257 km.
Voo direto de São Paulo aos Lençóis Maranhenses
Barreirinhas já recebe voos da Azul, porém dentro da Rota das Emoções, que integra os Lençóis Maranhenses a Jericoacoara e o Delta do Parnaíba. Os aviões Cessna Caravan partem de Fortaleza ou São Luís e passam pelo aeroporto de Cruz e Parnaíba, fazendo parada também em Barreirinhas.
O voo direto de São Paulo aos Lençóis Maranhenses facilitará a vida de quem deseja conhecer este destino incrível do Nordeste. Pois, além de atender quem está na capital paulista, também servirá de conexão para quem sai de outros estados. Ainda não há data para o início da operação, mas deve ocorrer em breve.
No mesmo anúncio, o governo do Maranhão informou o retorno dos voos diretos entre São Luís e o Aeroporto RIOGaleão, no Rio de Janeiro. Também haverá a volta dos voos diretos entre São Luís e Imperatriz, a segunda maior cidade do Maranhão.
“Tivemos uma reunião muito produtiva com o presidente da Embratur, onde propusemos muitas parcerias na área do turismo. Vamos investir ainda mais no potencial turístico do Maranhão e não temos dúvida de que essa parceria vai crescer e fortalecer ainda mais a atração de turistas para as regiões da Chapada das Mesas, dos Lençóis Maranhenses, do Centro Histórico de São Luís. Temos ótimas notícias aos operadores de turismo, a todo o setor hoteleiro, aos donos de bares e restaurantes. O Maranhão vai avançar cada vez mais”, disse Carlos Brandão, governador do Maranhão, na ocasião.
Lençóis Maranhenses: quando ir
Se você está planejando conhecer os Lençóis Maranhenses, é importante saber a melhor época para visitar o destino. Isto porque suas principais atrações, as incríveis lagoas de água doce em meio a dunas, não ficam disponíveis o ano inteiro. Durante o período de seca, a maior parte delas seca e só retorna após a temporada de chuvas.
Para você entender, a região é conhecida pela beleza de suas lagoas, que se formam a partir da água que transborda dos lençóis freáticos entre as dunas após o período de chuvas. Elas ganham tonalidades entre o azul turquesa e o verde esmeralda e criam um dos cenários mais belos do nosso litoral.
Por isso, a melhor época para ir aos Lençóis Maranhenses é após o período de chuvas, entre os meses de junho e agosto, quando as lagoas estão bem cheias. As chuvas começam em janeiro e duram até maio, mas o auge da precipitação é em abril e maio. E vale destacar que, quanto mais chuvas no ano, mais cheias ficarão as lagoas.
A partir de setembro, você terá mais dificuldade de encontrar lagoas com profundidade suficiente para fazer mergulhos. É neste período que elas começam a secar, sobretudo a partir de outubro. Em novembro e dezembro, somente permanecem as lagoas perenes, que são bem raras. Ou seja, se você quer curtir os Lençóis Maranhenses de forma completa, não viaje para lá nesta época.
∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.
∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.
Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]