Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses está concorrendo ao título de Patrimônio Natural da Humanidade

Atualizada em:

Indicação do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses foi feita pelo governo brasileiro e, se eleito Patrimônio Natural da Humanidade, sua conservação terá prioridade

O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses pode receber o título de Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco. Ele foi indicado na lista da ONG World Heritage Watch (WHW) pelo Brasil, juntamente com outros lugares incríveis do país, para concorrer à eleição em 2023. A escolha cabe à Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), que vai analisar os candidatos a partir de vários critérios.

Com mais de 155 mil hectares, os Lençóis Maranhenses são o maior parque de dunas do Brasil e uma das regiões mais visitadas do Maranhão. Localizado a 250 km da capital São Luís, é um destino cobiçado por turistas de todo o mundo, devido à sua beleza única. 

Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses

Patrimônio Natural da Humanidade da Unesco
Foto: Gabriel Xu/Unsplash

Agora, com a candidatura a Patrimônio Natural da Humanidade, o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses ganha um status de prioridade em sua conservação. Além disso, terá maior atenção da comunidade internacional sobre seu estado de preservação. E, para ser eleito, o mais importante é que fique claro que a área é realmente diferente e única.

O que, vamos combinar, não é difícil demonstrar sobre os Lençóis Maranhenses. A imensidão de dunas brancas repletas de lagoas de águas azul turquesa cristalinas é incrivelmente bela. Não por menos, está entre os principais destinos turísticos do Brasil, sendo recentemente indicado pelo jornal norte-americano The New York Times como um dos melhores lugares do mundo para se visitar em 2023.

A escolha, porém, ficará por conta da Unesco, que vai analisar dez critérios fundamentais para que um lugar seja eleito Patrimônio Mundial. Antes, contudo, a Unesco alerta que há um pré-requisito básico para a eleição: “os locais precisam ter um valor universal excepcional”. Além disso, é necessário que a área represente certo tipo de arquitetura ou tecnologia, uma tradição cultural ou uma cultura perdida.

E, no caso dos candidatos na categoria de fenômenos naturais, há também uma análise da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN). O lugar inscrito por suas belezas naturais, como os Lençóis Maranhenses, deve ser uma área de excepcional beleza e importância estética.

Patrimônio Natural da Humanidade

Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses
Foto: Marcus Dall/Unsplash

Se eleito, o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses não será o primeiro Patrimônio Natural da Humanidade no Brasil. O país tem outras sete belezas naturais reconhecidas mundialmente com o selo da Unesco. A marca valoriza a importância ambiental dos lugares e a necessidade da sua preservação.

São elas: Pantanal (MT/MS), Amazônia Central (AM), Costa do Descobrimento (BA/ES), complexo Ilhas Atlânticas (Fernando de Noronha e Atol das Rocas), Parque Nacional do Iguaçu (PR), Vale do Ribeira (PR/SP) e complexo Chapada dos Veadeiros/Parque das Emas (GO).

Agora, concorrem ao título juntamente com os Lençóis Maranhenses, Serra da Capivara (PI), Parque de Itatiaia (RJ), Raso da Catarina (BA), Cavernas de Peruaçu (MG), Banhados do Taim (RS) e Serra Divisor (AC).

∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.

∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.


Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

 

Rolar para cima