Férias em Maragogi – Guia completo do que fazer na cidade

As piscinas naturais de Maragogi estão a 6km de distância do continente, lá a água é incrivelmente cristalina e cheia de peixinhos coloridos que vivem nos corais da região

O município de Maragogi é o grande destaque turístico do estado de Alagoas. O nome de origem indígena significa “Flor de Maracujá”, o município possui um imenso litoral protegido pela segunda maior costa de corais do mundo (a primeira fica na Austrália). Aproximadamente 6 quilômetros mar a dentro, de lancha ou em barco regional, chega-se nas Galés de Maragogi, um aquário natural de águas claras, formando uma grande piscina em alto mar, repleta de corais e pequenos bancos de areia.

Todos os dias dezenas de barcos levam os visitantes para conhecer as famosas piscinas naturais de Maragogi, que aparecem apenas durante a maré baixa. Com isso os horários dos passeios são variados, dependendo exclusivamente desse fenômeno. Durante um dia a maré costuma oscilar mais de uma vez. Garantir uma foto nas águas cristalinas lotadas de peixinhos coloridos é o objetivo de qualquer viajante que escolhe como destino o estado de Alagoas. A vida marinha da região é bem rica e diversificada, quem se propõem fazer o mergulho com cilindro tem grande chance de ver diferentes espécies, como polvos e arraias. Os mais sortudos podem presenciar uma tartaruga ou outra, mas essas espécies não são tão comuns na região.

Leia também:

Época certa para fazer mergulho em Maragogi
Principais passeios para fazer em Maragogi, Porto de Galinhas, Tamandaré e região
Rota Ecológica, piscinas naturais e praias desertas no litoral norte de Alagoas

Porto de Pedras, destino deslumbrante no estado de Alagoas
Turismo em Maceió: o que ver e fazer

Para quem pretende se aventurar em meios as belezas de Alagoas, vale separar alguns dias a mais para conhecer melhor a região. Além de Maragogi, algumas cidades próximas também proporcionam belezas exuberantes, como os cenários de Japaratinga, São Miguel dos Milagres e a charmosa Porto de Pedras, pequeno município com cara de vila de pescador e praias paradisíacas, como a Praia do Patacho, destino que ficou conhecido há pouco.

Com 31 mil habitantes, o município é formado por 10 praias, com 23 km de litoral: a praia de Maragogi, Ponta de Mangue, Barra Grande, Xaréu, Dourado, Camacho, Burgalhau, Peroba, São Bento e a mais conhecida da região, a Praia de Antunes, que surpreende os visitantes em um cenário caribenho.

DCIM115GOPRO IMG_3897 IMG_3908

Quando estiver por Maragogi, não deixe de conhecer um dos mirantes mais imponentes do destino. O Alto do Cruzeiro funciona como restaurante e hotel, com uma localização privilegiada proporcionando uma vista panorâmica da orla e do mar de Maragogi. Para os visitantes que tiram alguns dias a mais para desbravar os entornos de Maragogi, aconselhamos buscar uma agência local que pode auxiliar você na escolha dos passeios. Durante alguns dias contamos com a Costazul Turismo, um receptivo local que nos apresentou um roteiro inspirador. Pela distância próxima, algumas agências oferecem passeios para outros destinos apaixonantes desse pedacinho do nordeste brasileiro. Tamandaré e Porto de Galinhas fazem parte do roteiro de algumas delas, nós fizemos e aprovamos muito. Conheça os principais passeios para fazer em Maragogi, Porto de Galinhas, Tamandaré e região.

O que fazer:

Praias

Praia do Antunes

Considerado por muitos a mais bonita do destino, a Praia do Antunes é uma praia tranquila, praticamente sem comércio e, portanto, bastante procurada por quem deseja relaxar. O local, como outras praias de Maragogi, tem coqueiros e fica com mar calmo no período de maré baixa.

Foto: George Hamilton

Ponta de Mangue

Praia com muitas casas de veraneio e bem tranquila. Mar calmo e morno. Possui piscinas naturais na maré baixa onde é possível ter contato com diversas espécies de peixes.

Foto: George Hamilton

Peroba

Praia de Areias finas, mar tranqüilo e água morna. Ótima para mergulho em seus 500 metros de extensão, a praia possui piscinas naturais na maré baixa, sendo muito procurada por mergulhadores.

Foto: Ana Karenina

Praia do Camacho

A Praia do Camacho está localizada no litoral sul de Maragogi. Sem muitos bares ou quiosques ao longo de seu trecho, essa praia é mais visitada por moradores e pescadores do que por turistas.

Foto: Alan McGowan

Barra Grande

O povoado de Barra Grande é muito antigo, é uma vila simples de pescadores, algumas casas de veraneio e poucas ruas asfaltadas. Existem também alguns hotéis e pousadas na região. O mar é bem calmo e costuma-se encontrar muitos pescadores.

Foto: Flávio Usuda

Burgalhau

Menos frequentada é uma praia de areia batida e uma bonita barreira de corais. Fica localizada loco após o Rio dos Paus, onde encontramos um Manguezal.

Foto: Antonio Arlan

Xaréu

Praia do Xaréu é mais uma das praias que merecem destaque. O trecho de areia dessa praia não é extenso, mas, na maré baixa, é possível andar vários metros mar adentro e aproveitar uma praia com águas rasas, ideais para crianças.

Foto: Flávio Usuda

Maragogi

É a praia mais frequentada e mais famosa de Maragogi, possui ótima infra-estrutura de bares, restaurantes, hotéis e pousadas. Localizada próxima do Rio Maragogi, suas águas são tranquilas, azuis e mornas. É daqui que saem os passeios para as Galés (piscinas naturais).

Foto: George Hamilton

São Bento

São Bento é uma praia de águas turvas, devido ao encontro com o Rio Maragogi, situada em uma vila de pescadores, cercada por muitos coqueiros e barreira de rochas.

Foto: Márcio Cabral

Piscinas naturais de Maragogi

Conhecida também como Galés de Maragogi essa extensa barreira de corais tem 137 km que vai de Paripueira (AL) até Porto de Galinhas (PE) que emergem da água durante a maré baixa, formando inúmeras piscinas naturais.

Em Maragogi as piscinas encontram-se a 6 km de distância do continente, nos passeios os barcos costumam chegar em 20min com permanência máxima estipulada pela Marinha e pelos órgãos que protegem essa área ambiental que abriga mais de 46 espécies de peixes em suas cavernas e corais.

Foto: Divulgação Sec turismo Maragogi

Como Chegar:

Começando pela localização, Maragogi está precisamente no meio de duas belíssimas capitais brasileiras, Maceió e Recife. No coração do Nordeste brasileiro, em um dos lugares mais privilegiados do mapa, consagrada como uma das rotas mais visitadas do país. A distância média entre cada uma delas é de 130 km. Para quem vai de avião, pode escolher o Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares (AL) ou o Aeroporto Internacional do Recife (PE).

Onde Ficar

Hotéis e pousadas para todos os gostos e bolsos em Maragogi Alagoas

 

Planeje sua viagem:

Encontre o melhor preço de hospedagens, passagens aéreas e promoções em tempo real sem pagar nada a mais por isso. Pesquise o seu voo em todas as companhias de uma só vez e tenha certeza de ter feito o melhor negócio. Planeje: Passagens Aéreas | Reservar Hotéis