Dicas de turismo em Maragogi

Atualizada em:

As piscinas naturais de Maragogi estão a 6 km de distância do continente, lá a água é incrivelmente cristalina e cheia de peixinhos coloridos que vivem nos corais da região

O município de Maragogi é o grande destaque turístico do estado de Alagoas. O nome de origem indígena significa “Flor de Maracujá”, o município possui um imenso litoral protegido pela segunda maior costa de corais do mundo (a primeira fica na Austrália). Aproximadamente 6 quilômetros mar a dentro, de lancha ou em barco regional, chega-se nas Galés de Maragogi, um aquário natural de águas claras, formando uma grande piscina em alto mar, repleta de corais e pequenos bancos de areia.

Todos os dias dezenas de barcos levam os visitantes para conhecer as famosas piscinas naturais de Maragogi, que aparecem apenas durante a maré baixa. Com isso os horários dos passeios são variados, dependendo exclusivamente desse fenômeno. Durante um dia a maré costuma oscilar mais de uma vez. Garantir uma foto nas águas cristalinas lotadas de peixinhos coloridos é o objetivo de qualquer viajante que escolhe como destino o estado de Alagoas. A vida marinha da região é bem rica e diversificada, quem se propõem fazer o mergulho com cilindro tem grande chance de ver diferentes espécies, como polvos e arraias. Os mais sortudos podem presenciar uma tartaruga ou outra, mas essas espécies não são tão comuns na região.

Para quem pretende se aventurar em meios as belezas de Alagoas, vale separar alguns dias a mais para conhecer melhor a região. Além de Maragogi, algumas cidades próximas também proporcionam belezas exuberantes, como os cenários de Japaratinga, São Miguel dos Milagres e a charmosa Porto de Pedras, pequeno município com cara de vila de pescador e praias paradisíacas, como a Praia do Patacho, destino que ficou conhecido há pouco.

Com 31 mil habitantes, o município é formado por 10 praias, com 23 km de litoral: a praia de Maragogi, Ponta de Mangue, Barra Grande, Xaréu, Dourado, Camacho, Burgalhau, Peroba, São Bento e a mais conhecida da região, a Praia de Antunes, que surpreende os visitantes em um cenário caribenho.

Quando estiver por Maragogi, não deixe de conhecer um dos mirantes mais imponentes do destino. O Alto do Cruzeiro funciona como restaurante e hotel, com uma localização privilegiada proporcionando uma vista panorâmica da orla e do mar de Maragogi. Para os visitantes que tiram alguns dias a mais para desbravar os entornos de Maragogi, aconselhamos buscar uma agência local que pode auxiliar você na escolha dos passeios.

Tamandaré e Porto de Galinhas fazem parte do roteiro de algumas delas, nós fizemos e aprovamos muito. Conheça os principais passeios para fazer em Maragogi, Porto de Galinhas, Tamandaré e região.

O que fazer em Maragogi

Foto: George Hamilton

Praia do Antunes

Considerado por muitos a mais bonita do destino, a Praia do Antunes é uma praia tranquila, praticamente sem comércio e, portanto, bastante procurada por quem deseja relaxar. O local, como outras praias de Maragogi, tem coqueiros e fica com mar calmo no período de maré baixa.

Ponta de Mangue

Praia com muitas casas de veraneio e bem tranquila. Mar calmo e morno. Possui piscinas naturais na maré baixa onde é possível ter contato com diversas espécies de peixes.

Peroba

Praia de areias finas, mar tranqüilo e água morna. Ótima para mergulho em seus 500 metros de extensão, a praia possui piscinas naturais na maré baixa, sendo muito procurada por mergulhadores.

Praia do Camacho

A Praia do Camacho está localizada no litoral sul de Maragogi. Sem muitos bares ou quiosques ao longo de seu trecho, essa praia é mais visitada por moradores e pescadores do que por turistas.

Barra Grande

O povoado de Barra Grande é muito antigo, é uma vila simples de pescadores, algumas casas de veraneio e poucas ruas asfaltadas. Existem também alguns hotéis e pousadas na região. O mar é bem calmo e costuma-se encontrar muitos pescadores.

Burgalhau

Menos frequentada é uma praia de areia batida e uma bonita barreira de corais. A Praia do Burgalhau fica localizada loco após o Rio dos Paus, onde encontramos um Manguezal, e é uma ótima opção para quem busca um dia sossegado e longe da concentração turística de Maragogi.

Praia do Xaréu

Praia do Xaréu é mais uma das praias que merecem destaque. O trecho de areia dessa praia não é extenso, mas, na maré baixa, é possível andar vários metros mar adentro e aproveitar uma praia com águas rasas, ideais para crianças.

Praia de Maragogi

É a praia mais frequentada e mais famosa de Maragogi, possui ótima infra-estrutura de bares, restaurantes, hotéis e pousadas. Localizada próxima do Rio Maragogi, suas águas são tranquilas, azuis e mornas. É daqui que saem os passeios para as Galés (piscinas naturais).

São Bento

São Bento é uma praia de águas turvas, devido ao encontro com o Rio Maragogi, situada em uma vila de pescadores, cercada por muitos coqueiros e barreira de rochas.

Como chegar em Maragogi

Foto: Divulgação Sec turismo Maragogi

Começando pela localização, Maragogi está precisamente no meio de duas belíssimas capitais brasileiras, Maceió e Recife. No coração do Nordeste brasileiro, em um dos lugares mais privilegiados do mapa, consagrada como uma das rotas mais visitadas do país.

A distância média entre cada uma delas é de 130 km. Para quem vai de avião, pode escolher o Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares (AL) ou o Aeroporto Internacional do Recife (PE).

Melhor época para visitar Maragogi

Foto: Alan McGowan

Maragogi possui temperaturas altas durante todo o ano, sem grandes mudanças no decorrer das estações.

Durante o verão, Maragogi recebe muitos turistas devido as férias escolares e pelo fato da água estar mais calmas e transparentes entre esses meses.

Entre os meses de outubro e janeiro, a região costuma ter os dias mais limpos e a possibilidade de chuva é bem difícil. Durante os meses de abril a agosto, ocorre a temporada chuvosa, deixando a água da praia um pouco turva.

Onde ficar em Maragogi

Foto: George Hamilton

O município de Maragogi é bem pequeno e oferece basicamente três áreas diferentes para se hospedar: o centro da cidade, onde estão localizada a grande concentração do comércio geral do destino, o litoral sul, sentido Japaratinga, e o litoral norte, onde estão situadas outras praias bem famosas da região como a Praia de Antunes e Barra Grande.

No centro da cidade, as melhores opções são o Hotel Areias Belas, e a Pousada Orla dos Corais. O Salinas Maragogi está localizado a pouco menos de 2 km do centro de Maragogi e oferece serviço all inclusive em um imponente resort à beira mar, com diversas áreas de lazer à beira mar.

O Booking oferece mais de 200 opções de hospedagem em MaragogiVeja aqui todos os hotéis disponíveis no Booking.com.

Maragogi tem ótimas opções de hospedagem pelo Airbnb. A plataforma que oferece aluguel de casas, apartamento e quartos pode sair bem mais barato do que hotel. E se você ainda não tem cadastro, pode usar esse código de desconto.

Leia também:

» Férias em Maragogi – Guia completo do que fazer na cidade
» Praia do Gunga e suas falésias coloridas
» Praia do Francês, a atração mais badalada de Marechal Deodoro – Alagoas
» Rota Ecológica, piscinas naturais e praias desertas no litoral norte de Alagoas

 

∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.

∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.


Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

 

Rolar para cima