Melhores praias para curtir no estado do Rio de Janeiro

Abençoado por natureza o belo litoral carioca é ponto de azaração, muito surf, paisagens espetaculares e cenários que podem ilustrar facilmente a capa de qualquer catalogo de viagens encontrados em agências de turismo.

Cercada por inúmeros morros cobertos por mata atlântica, o litoral do Rio de Janeiro pode ser dividido em 3 regiões o litoral sul, com destaque para a charmosa cidade de Paraty e as ilhas de Angra dos Reis na chamada Costa Verde, as praias da capital carioca como a famosa Copacabana e Ipanema estão no centro do estado. Já o litoral norte ganha sua fama nas movimentadas cidades de Arraial do Cabo e Búzios, ponto conhecido como Costa Azul.

Em todo o território é possível aproveitar as belas praias com águas em tonalidade intensas de azul ou verde. São centenas de praias com ótimas estruturas hoteleiras e gastronômicas que são visitadas por turistas do mundo inteiro.

Veja as praias preferidas dos turistas que visitam o estado:

Praia do Dentista – Angra dos Reis

Muito frequentada pela alta sociedade que possuí casas de veraneio em Angra dos Reis, a agitada Praia do Dentista também está na lista dos principais passeios turísticos oferecidos pelas agências de turismo da cidade.

Localizada na Ilha da Gipóia a movimentada praia tem águas cristalinas com visibilidade do mar chegando a mais de 10 metros de profundidade.

4795178802_e2b7cc07e3_b

Praia do Aventureiro – Ilha Grande

9 em cada 10 pessoas que visitam a Ilha Grande e passam pela Praia do Aventureiro afirmam que a praia é de longe a mais bela da ilha. Suas águas transparentes lembram cenários caribenhos. A principal atração da praia é um coqueiro com ângulo de 90 graus bem em frente ao mar e cercado de pedras, melhor local para tirar uma foto e levar uma bela lembrança da ilha.

15376735931_4cdbafa489_k

Praia do Farol – Arraial do Cabo

A Praia do Farol fica na Ilha que leva o mesmo nome e só pode ser acessada de barco. A praia possuí pouco mais de 700 metros com águas em vários tons de azul, já que a grande “piscina natural” que forma entre a Ilha do Farol, com o Pontal do Atalaia, possuí diversos bancos de areias brancos que deixam a paisagem ainda mais atraente.

13676088385_6ab0dff0f6_k

Praia do Forno – Arraial do Cabo

Outra praia que arranca suspiros de quem visita Arraial do Cabo é a Praia do Forno. A atração pode ser acessada de duas maneiras: em uma pequena trilha de 20 minutos, com alguns mirantes que dão acesso a paisagens incríveis ou com as embarcações que saem da Praia do Anjo.

forno

Praia Vermelha – Paraty

A Praia Vermelha possuí uma extensa faixa de areia e mar calmo, com ondas suaves, excelente para banho. A praia está entre Ponta Grossa e Paraty, a 60 minutos da cidade.

5989287496_d2ff5324b8_b

Praia da Azeda e Azedinha – Búzios

Praias pequenas de águas claras e cristalinas. O acesso para a Praia Azeda pode ser feito de escuna ou por uma trilha que sai da Praia dos Ossos e leva cerca de 5 minutos. A Praia Azedinha é uma enseada de águas verdes e é acessada a pé à partir da Azeda. Ambas são ótimas para o mergulho.

12413603333_f17e1ea16a_k

Praia de Ipanema – Rio de Janeiro

Localizada na Zona Sul do Rio de Janeiro entre o Arpoador e o Jardim de Alah, é uma das praias mais famosas do país. Com cerca de 2 km de extensão é muito movimentada por moradores da cidade e turistas.

11715028_0a35a5d984_o

Praia de Copacabana – Rio de Janeiro

A mais famosa praia do estado e está cercada com os melhores hotéis e restaurantes da cidade maravilhosa. O calçadão da Avenida Atlântica circunda a extensão da praia até o Forte de Copacabana, local onde antigamente ficava uma igreja. A orla oferece ciclovia, bicicletário, postos de salvamento com chuveiros, bares e restaurantes frequentados tanto de dia como à noite.

rj

Praia do Caxadaço – Ilha Grande

A praia do Caxadaço é considerada uma das mais bonitas e selvagens da Ilha Grande. Com apenas 50 metros e protegida por pedras e costões, formando uma enorme piscina natural.

7475916478_984c544a0c_k

Antigos e Antiguinhos – Paraty

Separadas por uma ilhota de pedras, as praias são cobertas por vegetação e não possuem infraestrutura de restaurantes e barracas. É considerada por muitos as melhores praias de Paraty.

2173835353_e2459c7711_b

Prainha – Rio de Janeiro

Encravada entre duas montanhas a Prainha é uma praia da região do Recreio dos Bandeirantes, na Baixada de Jacarepaguá, localizada entre os bairros Recreio dos Bandeirantes e Grumari. O lugar é muito frequentado por surfistas, graças as ótimas ondas e a beleza da região.

9692289981_f5d932bf6f_b

Praia de Itacoatiara – Niterói

A praia favorita entre os jovens de Niterói tem águas azuis e cristalinas e um mar bastante agitado. A praia fica localizada na região da serra da Tiririca , entre as imponente pedra do elefante e pedra da andorinha. Para os mais aventureiros e com boas condições físicas é possível fazer caminhada até o topo da pedra do elefante que oferece uma visão privilegiada da região.

Untitled-2

Planeje sua viagem:

Encontre o melhor preço de hospedagens, passagens aéreas e promoções em tempo real sem pagar nada a mais por isso. Pesquise o seu voo em todas as companhias de uma só vez e tenha certeza de ter feito o melhor negócio. Planeje: Passagens Aéreas | Reservar Hotéis

Leia também:

Melhores passeios para fazer no Rio de Janeiro
Descubra os melhores lugares para ver o Rio de Janeiro do alto
Mangaratiba: Turismo no litoral sul do Rio de Janeiro
Guia de museus para conhecer no Rio de Janeiro
Região dos Lagos: conheça Arraial do Cabo no Rio de Janeiro

Foto1: Joy Ride / Foto2: Gustavo Benini / Foto3: Flickr Banga / Foto4: Flickr HernanimOri / Foto5: Sidney Neves de Paula / Foto6: Camila Melo Puni / Foto7: Flickr Maus / Foto8: Bruno Rodrigues / Foto9: Carolzina / Foto10: Rodrigo Martins / Foto11: Marcaux

Booking.com