Roteiro fim de semana conhecendo as melhores praias do Guarujá

Município da Baixada Santista, há um pouco mais de 100 km de São Paulo, é um dos destinos mais populares para os moradores da capital paulista que descem às centenas em feriados prolongados, principalmente na virada do ano.

Essa popularidade não é infundada. A cidade é muito bem estruturada, com centenas de hotéis e pousadas, uma vida noturna vibrante e praias para todos os gostos, das mais lotadas às mais afastadas e menos conhecidas, o Guarujá tem de tudo. Por sua localização tão próxima da capital paulista é o destino perfeito para os famosos “bate e volta” de fim de semana.

Aqui, separamos 4 praias afastadas do caos da cidade grande para conhecer em um final de semana no Guarujá.

Leia também:

Ilhabela, paraíso no litoral norte de São Paulo
10 lugares com águas cristalinas para aproveitar o verão em SP
Trilha das 7 praias atraí turistas em Ubatuba
10 atrações imperdíveis para visitar na cidade de Brotas em SP
Ubatuba, paraíso preservado no litoral norte de São Paulo

Praia de Pernambuco

Logo depois da famosa Praia da Enseada está uma tão linda quanto mas não tão visitada. A Praia de Pernambuco, apesar de receber muitos turistas, ainda não é o bastante para os guarda-sóis cobrirem a areia. 2 km de extensão de areia fina e branca, mar perfeito para esportes náuticos, principalmente surf já que as ondas chegam aos 3 metros de altura, alta em comparação às outras praias da região. Quando a maré está alta, o mar da Praia de Pernambuco quase se junta com a Praia do Mar Casado, formando uma só praia e transformando o Morro do Mar Casado na Ilha do Mar Casado.

Há apenas 1,6 km da costa está uma relíquia natural que poucas praias tem o privilégio de ter. É a ilha dos arvoredos, famosa no local e visitada diariamente por centenas de turistas que visitam a cidade. A visitação é monitorada e a ilha é totalmente autossustentável.

Foto: Fulvio Porto

Praia do Éden

Próxima a Praia de Pernambuco está um dos poucos recantos preservados do litoral paulista. Muitos a consideram como a mais bonita da região, possui águas claras e esverdeadas de mar calmo, faixa de areia de um pouco mais de 100 metros e com ar de praia isolada. Não há muita estrutura turística na Praia do Éden, contando com apenas um bar no local. Para ajudar nessa ilusão de isolamento o acesso á praia não é exatamente fácil, para chegar a esse refúgio natural é preciso encarar uma pequena trilha moderada de uns 20 minutos de caminhada e depois os mais de 100 degraus de uma escadaria irregular em meio a vegetação. Mas a vista assim que se chega lá compensa o esforço.

O acesso é feito pela estrada Guarujá-Bertioga subindo a pista do Morro do Sorocotuba.

Foto: Luiz Felipe Sahd

Prainha Branca

1300 metros de enseada, um mar bipolar com águas calmas de um lado e com ondas fortes do outro. A Prainha Branca possui uma areia branca e macia que lembra as praias de Paraty e é cercada pela Mata Atlântica. Um dos últimos vilarejos caiçaras restantes, a Prainha Branca tem um aspecto selvagem, o qual vem perdendo ao longo dos anos com o aumento do turismo. Há barraquinhas de artesanato e comida e para se hospedar as únicas opções são camping e pousadas simples, se você busca um passeio mais natiruts é o destino ideal.

Para acessar a praia é preciso enfrentar uma trilha leve de cerca de 30 minutos, muito bem sinalizada e com estacionamentos perto da entrada. Aproveite para conhecer a Praia Preta e Camburi. O acesso é por trilha saindo da Prainha Branca, cerca de 300 metros até a Praia Preta e 800 metros até Camburi. Também tem uma cachoeira por ali.

Foto: via Flickr – fabricioesf

Praia do Iporanga

A praia “secreta” do Guarujá fica entre o oceano Atlântico e o canal de Bertioga, no extremo leste da Ilha de Santo Amaro. Como Área de Proteção Ambiental (APA) a Praia do Iporanga é uma das poucas partes de Mata Atlântica completamente conservada da Baixada Santista. É uma praia de areia batida mas com águas cristalinas e tranquilas, onde uma cachoeira e um riacho, que forma piscinas naturais, convivem em harmonia com as ondas do mar.

Fica dentro de um condomínio e é protegida pela Associação de Proprietários do Iporanga que limitam o acesso focando na sustentabilidade do local. No estacionamento só são permitidos 38 carros por vez e depois que o sol se põe ninguém mais pode entrar, portanto, para garantir uma vaga é aconselhável chegar cedo. Mas quem chega a pé não terá nenhum problema. Outra medida para garantir a conservação da praia é a proibição do comércio de ambulantes. A dica para quem pretende passar o dia na Praia do Iporanga é levar um lanche, e ficar atento às lixeiras sinalizadas.

Outro atrativo da praia secreta do Guarujá é a observação de pássaros. 150 espécies de aves já foram catalogadas na região.

Agora que você já sabe que paraísos naturais não estão tão longe, que tal planejar um fim de semana no Guarujá?

Foto: Daniel B


- Descubra o hotel ideal para você, reserve seu hotel com o Booking.com.
- Encontre pacotes de viagem em oferta com a CVCSubmarino ViagensDecolar.com.
- Pesquise os melhores preços de passagens aéreas em tempo real para a sua viagem.