Cidades no interior da Bahia: Muitas praias e lugares paradisíacos para se encantar com as belezas do interior baiano 

Se você gosta de praia e muito sol, a Bahia nunca vai te decepcionar. Calor o ano todo, praias que agradam desde os mais urbanos, que procuram um cantinho na areia e um quiosque para descansar, até os mais aventureiros, que preferem locais afastados e rodeados por natureza. Fizemos um top 10 de cidades para conhecer e preparar o roteiro para as próximas férias. 

Cidades para visitar no interior da Bahia 

Vila do Capão

Cidades no interior da Bahia

Bruno Topázio / Wikimedia Commons

Localizado na famosa Chapada Diamantina, é um lugar para se reconectar, por ter um clima místico, que oferece opções de relaxamento. É um pequeno vilarejo situado em meio à natureza exuberante do local, que proporciona conexão com si mesmo e com a espiritualidade, muito procurado também por quem busca uma vida mais saudável.

Leia também » Estes são os 100 lugares mais lindos para viajar no Brasil

As atrações mais comuns são as cachoeiras e trilhas, como Cachoeira da Fumaça, Uma das maiores do país e da América do Sul, Vale do Pati, trilha das Águas Claras, Cachoeira do Riachinho, a Cachoeira da Angélica e da Purificação. São ótimas opções para conhecer o melhor que o Capão tem a oferecer! 

Moreré

Foto: GMendes

Você procura descanso, paz e uma paisagem paradisíaca, então não deixe de incluir Moreré na sua lista, uma vila situada em Boipeba, no interior da Bahia, vizinha de Morro de São Paulo. O passeio número um ao chegar lá é relaxar na Praia de Moreré, de águas cristalinas e tranquilas. Esqueça as praias agitadas das cidades grandes, lá é um local pouco povoado para se desconectar. As piscinas naturais também não podem ficar de fora, assim como um passeio pelos manguezais. Se tiver tempo, inclua também no roteiro as praias de Tassimirim e Bainema, ótima para surfar. 

Morro de São Paulo 

Cidades no interior da Bahia

Foto: Rodrigo.Argenton / Wikimedia Commons

Praias paradisíacas e muito sol, é o que você vai encontrar em Morro de São Paulo, uma ilha que fica a 248 km de Salvador, cujo acesso pode ser feito via catamarã, em uma viagem de duas horas. O local possui apenas duas ruas principais, mas sempre muito agitadas e cheias de lojinhas, restaurantes e bares. As praias mais famosas são: Primeira, (mais perto da vila), Segunda, Terceira, Quarta e Quinta praia, essa última a mais distante da vila e geralmente frequentada por pessoas hospedadas em hotéis de luxo. 

Outros dois passeios conhecidos, que são imperdíveis é o Mirante da Tirolesa, para quem gosta de aventura e se arrisca descer 320m de altura e em troca ter uma das paisagens mais bonitas de Morro de São Paulo e a Toca do Morcego, para ver o pôr do sol.

Praia do Forte

Foto: Jota Freitas / Flickr

A Praia do Forte faz parte do município de Mata de São João, situado no litoral norte do estado a 80 km da capital. Apesar de ser um local pequeno, há diversas atrações para fazer lá, já que são 12km de faixa litorânea, então sol e banho de mar não vão faltar. Começando pela própria Praia do Forte ou Praia do Porto, como também é conhecida, é ótima para banho por ter mar calmo e águas quentinhas.

Lá também é possível encontrar a sede do Projeto Tamar, dedicado a preservar as tartarugas-marinhas que chegam na praia para fazer a desova. A Praia do Papa Gente, também merece destaque devido às suas piscinas naturais formadas por recifes, a opção perfeita para mergulhar e praticar snorkel. E claro, a vila do Forte é um passeio à parte, repleta de bares, restaurantes e pontos históricos.

Caraíva

Cidades no interior da Bahia

Foto: Rodrigo Sá Barreto / Flickr

Caraíva é uma vila à beira-mar que vem ganhando fama nos últimos tempos. Localizada a 70km de Porto Seguro, é um lugar para esquecer da cidade. Suas ruas são todas de areia e por isso não podem passar carros. O centro é puro charme, com construções antigas e um ar de calmaria. As principais atrações são as praias e os rios, entre elas a Praia da Barra, considerada uma das melhores praias do Brasil, local onde as pessoas costumam passar o dia. E,claro o Rio Caraíva, cartão postal da cidade e ideal para um banho refrescante ou até mesmo um passeio em meio ao manguezal. Há outras atrações mais distantes da vila, ideais para quem procura mais sossego, como a Praia do Satu e Praia do Espelho. 

Lençóis

Cidades no interior da Bahia

Cidades no interior da Bahia. Foto: Kennedy Silva / Wikimedia Commons

Mais um paraíso escondido na Chapada Diamantina, Lencóis traz belezas naturais e muita história para os visitantes. A dica é começar pelo centro histórico, onde é possível encontrar casarões, igrejas e monumentos, como a Igreja do Senhor dos Passos e a Ponte de Pedra, muito conhecidos na região. Agora, se o desejo é ter contato com a natureza, não deixe de conhecer o Ribeirão do Meio, que possui uma queda d’água em formato de tobogã e uma piscina natural para se refrescar. A Cachoeira do Mosquito, Sossego, Fumaça e o Poço do Diabo não podem ficar de fora, são paisagens incríveis. E para finalizar, Morro do Pai Inácio garante uma vista imperdível. 

Itacaré

Cidades no interior da Bahia

Foto: Rafael Pimenta / Flickr

Mais um destino incrível baiano, Itacaré, que fica a 250km de Salvador, encanta a todos os visitantes com praias, cachoeiras e rios cercados por vegetação de Mata Atlântica. As praias urbanas da região são uma boa opção para quem busca fácil acesso e mais estrutura, como a Praia do Resende, Praia da Tiririca, Praia do Costa e Praia da Ribeira, todas localizadas no Caminho das Praias. Agora, para um roteiro de ecoturismo, as praias rurais têm muitas belezas para desfrutar, como Praia de Itacarezinho, a mais distante da cidade. Para os amantes de trilha, a das Quatro Praias, é super indicada. Ao final você terá conhecido a Praia da Engenhoca, Praia Havaizinho e Praia Gamboa em apenas 4km. É um passeio imperdível! 

Trancoso

Cidades no interior da Bahia

Cidades no interior da Bahia. Foto: Rodrigo Sá Barreto / Flickr

Destino famoso por suas belas paisagens e praias, Trancoso, situado no Sul da Bahia, é repleta de opções de passeios. Comece com uma caminhada sem pressa pelo Quadrado de Trancoso, apreciando a vista e todas as casinhas coloridas que são um cartão postal da região, assim como a Igrejinha do Quadrado. Não deixe de tirar muitas fotos. Agora, as praias, é possível fazer uma lista de opções. As mais urbanas, localizadas próximas ao centro são Praia dos Nativos e a Praia dos Coqueiros, ótimas opções para passar o dia. Contudo, não deixe de conhecer também algumas dessas maravilhas: Praia do Rio da Barra e a Praia de Taípe e as mais desertas Praia de Patimirim, a Praia de Itaquena e a Praia Barra do Rio dos Frades. Praia do Outeiro, Praia dos Amores e a Praia do Espelho, uma das grandes atrações da região. 

Mangue Seco

Cidades no interior da Bahia

Foto: via Luck Receptivo

Mangue Seco está a 237 km de Salvador, no município de Jandaíra, quase em Sergipe. Como toda cidade baiana, o que não falta são belezas naturais. As duas são as mais famosas do Brasil, sediarem diversas cenas da novela Tieta. E é, claro, onde há dunas, há passeio de buggy, outro atrativo que pode ser feito com ou sem emoção. A Praia do Mangue Seco também não pode ficar de fora da lista, especialmente no momento do pôr do sol. A Ilha da Sogra e a Praia do Saco, apontada como uma das 100 praias mais bonitas do mundo, não podem faltar! 

Península de Maraú

Cidades no interior da bahia

Cidades no interior da Bahia. Foto: Divulgação

A Península de Maraú não é uma região pequena, então é possível conhecer suas principais praias e pontos turísticos em poucos dias. A Praia de Taipu de Fora é a mais famosa da região, um cartão postal do local devido às suas piscinas naturais e a faixa de areia longa. Um paraíso! Porém, há várias outras na região, como as praias de Barra Grande, onde encontra-se a Praia da Ponta do Mutá, a Praia de Três Coqueiros, a Praia da Bombaça e a Praia de Barra Grande. Um pouco mais longe estão a Praia de Algodões, a Praia do Cassange e a Praia de Saquaíra, que ainda assim, merecem uma visita. 

Dicas para planejar sua viagem:

» Descubra as melhores opções de aluguel de carros com a Localiza.
» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com.
» Reserve passagens aéreas com até 50% de desconto para qualquer destino.

Deseja falar com a redação ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

Ponte iluminada em floresta da Indonésia parece ter saído de um sonho

Artigo anterior

Lugares para viajar com a família no Brasil

Artigo seguinte

Você pode gostar