Gramado e Canela são dois destinos encantadores da Serra Gaúcha que possuem diversos atrativos turísticos para viagens de diferentes estilos. Saiba mais sobre os passeios que podem ser feitos na região 

Visitar a Serra Gaúcha deveria estar na lista de viagens de todos os brasileiros, já que as riquezas naturais e gastronômicas da região enchem os olhos de qualquer turista. Gramado e Canela, são duas cidades vizinhas, que ficam a pouco mais de 100km da capital e possuem um clima agradável de montanha. É muito comum visitar os dois locais na mesma viagem, por isso um dos passeios mais indicados para conhecer os principais pontos turísticos de ambas é o BusTour. Um ônibus hop on hop off, que possui paradas em que o turista pode escolher onde e quando embarcar ou desembarcar, montando o seu próprio roteiro com total liberdade.  

Agora, conheça as principais atrações que essas duas cidades que esbanjam charme oferecem aos turistas.

Leia também » Estes são os 100 lugares mais lindos para viajar no Brasil

Passeios para se divertir em família em Gramado 

Serra Gaúcha

Foto: Divulgação

Mini Mundo 

O Mini Mundo é uma das atrações mais procuradas de quem visita Gramado e Canela. O  parque ao ar livre formado por réplicas de prédios, construções e monumentos do mundo inteiro. É um passeio que agrada a todas as idades, pois mexe com a imaginação e ativa a criança interior que existe em cada pessoa. Todas as réplicas são ricas em detalhes 24 vezes menores que a realidade e ainda contam com mini habitantes para se encantar ainda mais.   

Snowland 

Que tal se divertir na neve? Snowland é um parque que oferece atrações na neve, como patinação no gelo, artística e algumas aventuras, como a Montanha de neve, a primeira e única no Brasil! A temperatura no local varia entre -5°C e -3 °C, mas com tantas opções de diversão que o parque oferece, nem dá tempo de sentir frio. 

Mundo de Chocolate 

Já pensou em ver a maior torre eiffel de chocolate do mundo? Isso só é possível no Mundo do Chocolate, o único parque com esculturas de chocolate da América Latina. No local há mais de 200 peças esculpidas com a iguaria que representam diversos pontos turísticos famosos no mundo todo e que ainda proporcionam um delicioso passeio cultural pela Suiça, África, Egito, Índia e vários outros países. E o melhor é que há opções de ingresso que ainda garantem degustação. 

Museu de Cera Dreamland 

O Museu de Cera Dreamland é um passeio para ver e fotografar réplicas em cera de grandes personalidades mundiais, que são divididas em 17 cenários diferentes. Você pode cantar ao lado de astros do rock e até conhecer o seu personagem preferido do cinema ao vivo (e em cera). A diversão e a criatividade não acabam neste museu. 

Harley Motor Show 

Ao lado de Dreamland, você vai encontrar o Harley Motor Show, um bar que também é museu com uma decoração voltada para as cobiçadas motocicletas da marca Harley-Davidson. É um passeio perfeito para conhecer uma variedade de motos famosas e aproveitar para tomar uma cerveja e comer alguns petiscos neste lugar tão icônico. 

Passeios ao ar livre em Gramado 

Serra Gaúcha

Foto: Divulgação

Lago Negro 

Um dos pontos turísticos mais conhecidos de Gramado, o Lago Negro é aquele local para relaxar e tirar belas fotos. Suas águas escuras  profundas contrastam com as árvores que ficam nos arredores do parque. As flores de Hortênsias e azaleias também chamam a atenção e destacam ainda mais a sua beleza. Lá também é possível andar de pedalinho e fazer um piquenique no gramado. 

Rua Torta 

A Rua Torta é conhecida pela forma sinuosa que apresenta e também por lembrar uma das ruas mais famosas de São Francisco, California, nos Estados Unidos, a Lombard Street, que já foi cenário de vários filmes de Hollywood. A Rua Torta também é encantadora, pois é cheia de flores e árvores que deixam o ar ainda mais mágico e claro, um cartão postal perfeito para fotos. 

Paróquia de São Pedro

A Paróquia de São Pedro foi a primeira capela católica  Gramado é um local muito procurado não só por pessoas religiosas, mas também pelos amantes da arquitetura, pois ela em si é uma obra que chama atenção pela sua beleza e charme, com um lindo jardim em volta. Além disso, é especial, pois São Pedro é considerado o santo protetor da cidade. 

Passeios românticos em Gramado

atrativos turísticos Gramado e Canela

Atrativos turísticos Gramado e Canela. Foto: Cícero R. C. Omena / Flickr

Caminhos de Pedra 

O roteiro Caminhos de Pedra é considerado um patrimônio histórico do Rio Grande do Sul, pois concentra o maior acervo arquitetônico da imigração italiana. É também considerado um museu vivo e delírio para quem gosta de passeios regados a muita gastronomia Nessa rota de 12km  é possível provar vários tipos de comida e conhecer a cultura e as belezas arquitetônicas da região. No caminho encontra-se moinhos, cantinas coloniais, casa de massas caseiras, teares e casa de doces. Prepare o estômago para provar tantas delícias! 

Tour maria fumaça 

Outro passeio super charmoso e inesquecível em Gramado é o tour de Maria Fumaça que passa pelas estações de trem nas cidades de Bento Gonçalves, Garibaldi e Carlos Barbosa em um percurso de 23km, que dura mais ou menos uma hora e meia. É literalmente uma viagem ao tempo, já que ele busca resgatar as tradições italianas com apresentações musicais e degustações de bebidas típicas. 

Passeios para apreciar a natureza em Canela 

atrativos turísticos Gramado e Canela

Atrativos turísticos Gramado e Canela. Foto: Fernando Stankuns / Wikimedia Commons

Cascata do Caracol 

Localizada dentro do Parque do Caracol, que é uma reserva natural do município de Canela, a Cascata do Caracol é a principal atração natural da Serra Gaúcha. Ela tem 131 metros de altura pode ser vista do mirante situado dentro do parque, no observatório ecológico, ou ainda pela escadaria que leva à parte inferior.

Skyglass

Skyglass é a maior plataforma de estaiada do mundo e a primeira de aço e vidro da América latina. Ela está localizada em um dos cenários mais bonitos da serra gaúcha, em meio a natureza da região e o Skyglass no alto de seus 360 metros garante uma contemplação única. 

Diversão em Canela 

atrativos turísticos Gramado e Canela

Atrativos turísticos Gramado e Canela. Foto: Divulgação

Mundo a Vapor

O Mundo a vapor garante uma viagem diferente, passando pelas  máquinas a vapor que transformaram a história da humanidade. O tour passa por diferentes continentes e mostra como cada país foi impactado por essas invenções. Há uma série de atrações da era industrial, siderurgica, maquetes, fábrica de papel e usina hidrelétrica.

Alpen Park

O Alpen Park é um parque de diversões que oferece atrativos para todas as idades. Entre elas destaca-se o trenó, que garante muita emoção aos visitantes, já que pode chegar até 40 km/h e as tirolesas de 50m de altura, para apreciar a paisagem exuberante da Serra Gaúcha. E claro há também opções de brinquedos para crianças menores.  

Dicas para planejar sua viagem:

» Descubra as melhores opções de aluguel de carros com a Localiza.
» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com.
» Reserve passagens aéreas com até 50% de desconto para qualquer destino.

Deseja falar com a redação ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

O que fazer em Paraty durante à noite? 

Artigo anterior

Como fazer uma conta bancária na Itália?

Artigo seguinte

Você pode gostar