Saiba o que fazer em Gramado, uma das cidades mais charmosas do Brasil. Reunimos 20 passeios e atrações imperdíveis no destino. 

A cidade de Gramado, na Serra Gaúcha, parece ter saído de um conto de fadas. Com visual bucólico e aconchegante, é praticamente impossível não se apaixonar pelo destinos, que reserva atrações e passeios capazes de agradar todas as idades e atender qualquer ocasião.

Assim, de parques temáticos que fazem a alegria de famílias com crianças a programas românticos que encantam casais apaixonados, Gramado consegue unir atrações variadas e impecáveis. A cidade, colonizada por italianos e alemães, oferece uma rede hoteleira ampla e preparada, excelente gastronomia e um charme incomum, capaz de impressionar até mesmo os turistas mais exigentes.

Mas afinal, o que fazer em Gramado? Confira 20 passeios e atrações imperdíveis para conhecer no destino. 

O que fazer em Gramado

Lago Negro

O que fazer em Gramado: 20 atrações e passeios imperdíveis

Foto: Larissa Fraga/ Wikimedia Commons

O Lago Negro é um dos passeios preferidos de quem viaja a Gramado. Trata-se de um lago artificial construído em um espaço que antigamente foi devastado por um grande incêndio. Além de um local ideal para tirar belas fotografias, você pode alugar um dos diversos pedalinhos de cisne para navegar pelo lago. Assim, esta é uma ótima opção para quem está viajando com crianças ou apenas para quem desejar conhecer o espaço de um ângulo diferente e divertido. 

  • Endereço: R. Vinte e Cinco de Junho – Casa Grande

Mini Mundo

Foto: Érico/ Wikimedia Commons

O Mini Mundo, como o próprio nome indica, é uma cidade construída em uma escala 24 vezes menor que o tamanho natural. Com uma riqueza impressionante de detalhes, você poderá conhecer mais de 150 pequenas construções inspiradas em lugares reais, como casas, castelos, igrejas, pontes, entre muitos outros. Portanto, se você ainda tem dúvidas do que fazer em Gramado, aqui está uma atração imperdível tanto para adultos quanto para crianças. 

  • Endereço: R. Horácio Cardoso, 291 – Planalto

Rua Coberta

O que fazer em Gramado: 20 atrações e passeios imperdíveis

Foto: Larissa Fraga/ Wikimedia Commons

A Rua Coberta é uma galeria muito charmosa onde acontece o burburinho noturno de Gramado. Assim, é o lugar ideal para passear por diversas lojinhas e restaurantes que servem, sobretudo, pratos para espantar o frio. Portanto, se você deseja um fondue ou caldo para aquecer uma noite gelada, esse é o lugar ideal em Gramado. No entanto, se estiver sem fome, ainda assim vale programar uma caminhada por ali. 

  • Endereço: R. Madre Verônica – Centro

Snowland

Foto: Divulgação

Todo mundo sabe que Gramado é uma das cidades mais frias do Brasil – e com o Snowland é possível até mesmo ver e sentir a neve. Isso porque o espaço é o único parque de neve indoor do Brasil e uma oportunidade única de passeio para fazer na cidade. Assim, áreas de patinação no gelo, pista de esqui e esquibunda, além de uma montanha gelada, estão entre as atrações do espaço, que é perfeito para passeios em família. 

  • Endereço: R. Linha Carazal, Gramado

Le Jardin Parque de Lavanda 

Foto: Divulgação

Com localização próxima à entrada da cidade está o Le Jardin. Se você sempre sonhou em conhecer os campos de lavanda da Provence, na França, eis aqui uma oportunidade mais acessível. Isso porque o local conta com diversas espécies inéditas de lavandas no Brasil, que encantam o cenário com seus tons lilás. Além disso, há uma loja temática, estufa de produção de outras flores e um restaurante. 

  • Endereço: RS-115, 37700 – Várzea Grande

Dreamland Museu de Cera

O que fazer em Gramado: 20 atrações e passeios imperdíveis

Foto: Divulgação

Se você ainda está se perguntando o que fazer em Gramado, uma das respostas é o fantástico Dreamland, o Museu de Cera. São diversas réplicas de artistas, cantores e personalidades famosas do mundo todo transformadas em bonecos com tamanho real. Você certamente ficará impressionado com a semelhança de algumas esculturas de cera, que parecem de verdade. Vale a pena tirar fotos e se divertir ao lado de Michael Jackson, Ayrton Senna, Pelé, Harry Potter, entre outros. 

  • Endereço: Av. das Hortências, 5507 – Ipê Amarelo

Parque Terra Mágica Florybal

Foto: Divulgação

Mas o que fazer em Gramado com crianças? Se sua dúvida for essa, tente incluir uma visita ao Terra Mágica Florybal. Trata-se de um parque temático com mais de 40 atrações voltadas aos pequenos e mais de mil esculturas gigantes, que emitem sons e se movimentam. Localizado na cidade de Canela, os brinquedos ficam no meio de uma área de mata preservada, o que deixa tudo ainda mais interessante em contraste com os universos temáticos criados. 

  • Endereço: Rodovia RS-466, 1630 – Jardim dos Pinheiros II, Canela

Mundo a Vapor

Foto: Divulgação

O Mundo a Vapor, em Canela, é uma atração diferente para quem visita Gramado e redondezas. O parque temático conta com diversos cenários e máquinas a vapor em miniatura. Logo em sua entrada, você já será surpreendido com uma reprodução de um famoso acidente de trem ocorrido em Paris em 1895, quando uma locomotiva perdeu o controle e ficou pendurada em um muro a uma altura de 12 metros. 

  • Endereço: Av. Don Luiz Guanella, 1247 – Carniel, Canela

Hollywood Dream Cars

O que fazer em Gramado: 20 atrações e passeios imperdíveis

Foto: Infinity Turismo

O Museu Hollywood Dream Cars funciona desde 1997 em Gramado. Este é o passeio ideal para quem é apaixonado pelo automobilismo, uma vez que o espaço reúne carros antigos que marcaram, sobretudo, a história do cinema. Portanto, andar pelo espaço é como voltar no tempo, diretamente ao glamour dos anos 20 a 60 em Hollywood. Assim, este é mais um passeio para quem tem dúvidas sobre o que fazer em Gramado. 

  • Endereço: Avenida das Hortênsias, R. Vigilante, 4151

Alpen Park

Foto: Divulgação

O Alpen Park, em Canela, é o passeio ideal para quem busca um pouco de emoção – e muito frio na barriga – em uma viagem a Gramado e região. Assim, com atrações que estimulam a aventura e a adrenalina, o espaço reúne atividades como tirolesa, arvorismo, montanha-russa, passeio de quadriciclo, entre outras. Além disso, o lugar fica localizado em uma ampla área repleta de verde, cercado por muita natureza. 

  • Endereço: Rodovia Arnaldo Oppitz, 901 – São João, Canela

A Rua Torta de Gramado

O que fazer em Gramado: 20 atrações e passeios imperdíveis

Foto: Jornal de Gramado

A Rua Torta é mais um dos passeios que você deve fazer em Gramado. Ideal para tirar fotos criativas, a rua possui um formato sinuoso que lembra muito a Lombard Street, uma das mais famosas ruas de São Francisco, na Califórnia. No entanto, tome cuidado ao tirar fotos no local, já que se trata de uma rua movimentada da cidade. 

  • Endereço: R. Emílio Sorgetz, 120 – Planalto

Natal Luz

Foto: Divulgação

O que fazer em Gramado no Natal? Conhecer as atrações do Natal Luz de Gramado, é claro. Na ocasião, em dezembro, diversos eventos com a temática natalina ocorrem pela cidade, que recebe enfeites e muitas luzinhas, se tornando um lugar cheio de magia. São apresentações, shows, teatro, música e desfiles que ocorrem nesta época do ano. Portanto, vale a pena conferir a programação – que é diferente a cada ano – para não perder nada. 

  • Endereço: Diversos pontos pela cidade

Museu Medieval 

O que fazer em Gramado: 20 atrações e passeios imperdíveis

Foto: O que fazer em Gramado

Outro passeio muito interessante e diferente para fazer em Gramado é o Museu Medieval. A construção faz lembrar um castelinho de pedra. Em seu acervo, há diversos modelos de espadas, facas e outros utensílios que remetem à era medieval, assim como algumas utilizadas em filmes como O Senhor dos Anéis. Além disso, no espaço é possível conhecer mais de 800 mil brasões de famílias pelo mundo.

  • Endereço: R. Júlio Hanke, 94 – Avenida Central

Casa do Colono

Foto: Viver Gramado

Na Praça das Etnias, na parte central de Gramado, está a Casa do Colono. Esta é uma visita indispensável a quem deseja levar como lembrança para casa delícias regionais. Na Casa do Colono é possível encontrar variadas maravilhas gastronômicas, resultado das colônias alemãs e italianas que se formaram na região. Portanto, são diversos tipos de biscoitos, embutidos, geleias e laticínios que podem ser adquiridos.

  • Endereço: Av. Borges de Medeiros, s/n – Centro, Gramado

Fonte do Amor Eterno

Foto: Eu Amo Gramado Oficial

Casais que viajam a Gramado devem incluir obrigatoriamente em seu roteiro uma parada na Fonte do Amor Eterno, que fica localizada em um Boulevard no centro da cidade. Ali, diversos apaixonados celebram seu amor colocando um cadeado com o nome dos pombinhos junto à fonte. Diz a lenda que, quem realiza o gesto simbólico, recebe em troca amor eterno. 

  • Endereço: Av. Borges de Medeiros, 2659 – Centro

Igreja Matriz São Pedro Apóstolo 

O que fazer em Gramado: 20 atrações e passeios imperdíveis

Foto: Fernando S. Aldado/ Wikimedia Commons

Considerada o coração da cidade, a Igreja Matriz São Pedro Apóstolo deve ser um ponto a ser visitado para todos que amam história. A construção, originalmente de madeira, foi erguida em 1917. Assim, hoje, a atual igreja é formada por mais de 75 mil pedras basálticas e vitrais gigantescos pintados pelo artista alemão Pedro Dobmeier.  

  • Endereço: Av. Borges de Medeiros, 2659 – Centro

A Mina de Gramado

Foto: MapadoMundo.Org

Gramado é uma cidade conhecida por sua tradição em pedras preciosas. Também conhecido como Museu de Pedras, A Mina de Gramado é um espaço que abriga um túnel de 80 metros totalmente cravejado por mais de 150 pedras preciosas. Portanto, é um passeio interessante tanto para os apaixonados por geologia, quanto para aqueles que apreciam a beleza das pedras. 

  • Endereço: R. Germano Boff, Gramado

Mundo de Chocolate

Foto: Divulgação

Gramado é um dos destinos para apaixonados por chocolates no Brasil. Por isso, vale a pena dedicar um tempo a um passeio focado na guloseima. O Mundo do Chocolate é o lugar ideal para isso, já que abriga um parque temático sobre o tema, reunindo mais de 200 esculturas de chocolate produzidas manualmente. Assim, lugares como a Casa Branca, Monte Rushmore, Torre Eiffel, Cristo Redentor e Estátua da Liberdade são alguns dos cenários feitos de chocolate que integram o parque. 

  • Endereço: Av. Borges de Medeiros, 2497 – Centro

Mirante do Belvedere

O que fazer em Gramado: 20 atrações e passeios imperdíveis

Foto: Chrisdancer2/ Wikimedia Commons

Ainda com dúvidas sobre o que fazer em Gramado? No caminho entre Gramado e Canela está um local para quem quiser ter uma das mais belas vistas da região. O Mirante do Belvedere fica a mais de 850 metros de altura, o que proporciona aos turistas imagens panorâmicas incríveis do Vale do Quilombo, ainda mais ao pôr do sol. No entanto, vale a pena redobrar a atenção para chegar até o mirante, pois a estrada não é muito bem sinalizada.  

  • Endereço: Av. das Hortências, 2536 – Vila Suica

Degustações de vinho 

Foto: Divulgação

Quem visita a cidade fica tentado a fazer uma degustação de vinhos na Serra Gaúcha. No entanto, para quem não tem tempo de se deslocar a cidade de Bento Gonçalves, maior produtora local, uma dica é incluir pequenas vinícolas familiares que ficam nas proximidades de Gramado no roteiro. Assim, uma delas é a Vinícola Ravanello, uma pequena – mas muito charmosa – propriedade onde é possível realizar degustações e adquirir alguns rótulos.  

  • Endereço: Rod. RS-235 Km 28 S/N – Portico

Bate-volta a Canela

O que fazer em Gramado: 20 atrações e passeios imperdíveis

Foto: Tiago Fioreze/ Wikimedia Commons

Em seu roteiro não podem faltar passeios a Canela, a cidade vizinha de Gramado. Além diversas atrações e parques temáticos, o município ainda oferece muitas opções de ecoturismo como visitas a cachoeiras e trilhas. Portanto, vale conhecer o impressionante Parque Caracol, com uma cachoeira com mais de 120 metros de altura, assim como sua imponente Catedral de Pedras, eleita uma das sete maravilhas do Brasil.

Leia também:

» Atrações turísticas da Holanda permanecerão fechadas até 1º de setembro
» Maior jardim de tulipas do mundo oferece tour online
» 12 países que aceitam brasileiros para trabalhar
» Região dos vinhos na Serra Gaúcha: experiências para fugir do óbvio

Dicas para planejar sua viagem:

» Descubra as melhores opções de aluguel de carros com a Localiza.
» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com.
» Ganhe R$179 de crédito do Airbnb na primeira reserva.

Deseja falar com a redação ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

O que fazer em Curitiba: 16 atrações turísticas incríveis

Artigo anterior

Viajar para o Peru, Europa e Estados Unidos está ficando mais caro

Artigo seguinte

Você pode gostar