Confira 20 filmes gravados na Itália que irão te inspirar e ajudar a planejar sua próxima viagem ao país!

A Itália é sem dúvidas um local que inspira. No cinema, o país já serviu como cenário de inúmeros filmes de todos os tipos de gênero, apresentando inúmeras cidades nos telões. Locais como Roma, Positano e os charmosos campos da Sicília são as principais locações escolhidas por diretores e podem ser conferidos em filmes como o “Talentoso Ripley”, o “Poderoso Chefão” e a comédia romântica “Comer, Rezar e Amar”.

Se você está planejando uma viagem para a Itália, confira essa lista com 20 filmes gravados em terras italianas!

Filmes gravados na Itália

O Poderoso Chefão (1972)

Filmes gravados na Itália

Foto: Divulgação

Existe algum encontro fofo mais memorável do que aquele entre Michael Corleone e Apollonia Vitelli? Os dois personagens da obra-prima de Francis Ford Coppola, em 1972, O Poderoso Chefão, se encontram no meio de um campo repleto de flores na Sicília, onde Corleone fugiu depois de iniciar uma guerra da máfia em Nova York. 

Filmado na Sicília e nos arredores, em particular, na cidade em ruínas de Forza d’Agro e na pequena vila de Savoca, o pano de fundo ocasionalmente bucólico do famoso padrinho esconde a violência inata do filme. 

Ladrões de Bicicleta (1948)

Filmes gravados na Itália

Foto: Divulgação

A obra-prima de Vittorio De Sica introduziu essencialmente um novo gênero e tem sido um ponto de referência para ele desde então. A história segue um pai da classe trabalhadora de um bairro difícil, recém-contratado, cuja bicicleta foi roubada e que não pode trabalhar sem ela. Com o filho pequeno a seu lado, ele passa o dia em Roma, tentando descobrir quem o levou. O pai, Antonio, exibe uma quantidade notável de dignidade e caráter por toda parte, mas quando a situação se desespera, ele é forçado a agir além de sua consciência, o que afasta todo tipo de questões morais e conflitantes com as quais ele e o público devem lutar. 

O Talentoso Ripley (1999)

Filmes gravados na Itália

Foto: Divulgação

O filme tem cenas gravadas na Costa Amalfitana e Roma, e conta a história de Tom Ripley, um homem que tem o dom de imitar qualquer um com perfeição. No filme, Ripley conhece o empresário Herbert Greenleaf, que lhe oferece mil dólares para ir até a Europa e trazer seu filho de volta. Ripley aceita a oferta e termina desfrutando da boa vida e da amizade de Dickie e de sua namorada Marge. Entretanto, desconfianças criam situações contrárias aos interesses do visitante até que ele assuma a identidade do herdeiro.

Dois Papas (2019)

Filmes gravados na Itália

Filmes gravados na Itália. Foto: Divulgação

Jonathan Pryce recebeu uma indicação ao Oscar de melhor ator como Jorge Bergoglio, o homem que se tornou o Papa Francisco. A história de sua ascensão pela igreja e a relação respeitosa – embora muitas vezes tensa – com o papa Bento 16 antes de tomar seu lugar no Vaticano. 

Muitas das cenas que Pryce e Anthony Hopkins como Benedict compartilham – sentadas, quase sem palavras, em uma Capela Sistina totalmente vazia, assistindo a Alemanha vencer a Argentina e vencer a Copa do Mundo – mostram que os papas às vezes são como nós. – Noah Kaufman, editor de guias da cidade.

Sob o sol da Toscana (2003)

Filmes gravados na Itália

Foto: Divulgação

Como o próprio nome já diz, Sob o sol da Toscana, acontece na charmosa região italiana. Após descobrir a infidelidade do marido, a escritora Frances embarca em um tour pela Toscana. Durante a viagem, a escritora vê uma villa à venda perto de Cortona e, num impulso, compra o local. 

O filme baseado em um livro publicado em 1996 pela própria Frances Mayes, usa e abusa das pelas paisagens italianas.

Me Chame Pelo Seu Nome (2017)

Foto: Divulgação

Estrelado por Timothée Chalamet e Armie Hammer, o filme traça o relacionamento doce mas difícil entre dois homens, que se envolvem romanticamente ao longo de um verão no início dos anos 80. Mas talvez uma terceira estrela sem nome do filme seja sua localização: filmada no norte da Itália, entre campos dourados e praças de pedra desgastadas o filme traz ao espectador um drama interessante e paisagens incríveis da Itália.

Comer, Rezar, Amar (2010)

Foto: Divulgação

Quem entre nós não assistiu a este filme e pensou em deixar a vida cotidiana para trás? O filme estrelado por Julia Roberts, mostra a vida de uma recém-divorciada que busca um um momento de mudança, tentando descobrir o que é importante em sua vida.

Filmado em 3 países diferentes, Rezar Comer e Amar retrata uma Itália autêntica e deliciosa. Dos três destinos que ela visita, a Itália quer aprender a apreciar o prazer de uma boa refeição.

Um Mergulho no Passado (2015)

Filmes gravados na Itália. Foto: Divulgação

Tilda Swinton interpreta uma estrela do rock chamada Marianne Lane, escondida em uma vila isolada com seu namorado (interpretado por Matthias Schoenaerts), cujo retiro da vida pública é rapidamente interrompido pela chegada de um ex-namorado (interpretado por Ralph Fiennes) e sua filha ( interpretado por Dakota Johnson). É um suspense que deve alertá-lo sobre os perigos de riqueza, beleza e excesso.

A Vida é Bela (1997)

Foto: Divulgação

Durante a Segunda Guerra Mundial na Itália, o judeu Guido e seu filho Giosué são levados para um campo de concentração nazista. Afastado da mulher, ele tem que usar sua imaginação para fazer o menino acreditar que estão participando de uma grande brincadeira. Enquanto o filme fica dolorosamente sombrio quando as realidades do Holocausto se estabelecem, o filme consegue terminar com uma nota de esperança, apoiando-se no amor e no sacrifício que um pai mostra ao filho.

Gomorrah (2008)

Foto: Divulgação

Anos antes de se tornar uma série de TV internacional de grande sucesso, Gomorrah era uma visão corajosa, no estilo cinematográfico, do crime organizado moderno em Nápoles. Baseado em um livro do jornalista investigativo Roberto Saviano (que desenhou ameaças de morte ao relatá-lo), isso não poderia estar mais longe dos retratos quentes e delicados da Itália, comuns a muitos outros filmes. Mas como um corretivo bem-vindo à romantização muito frequente da máfia, uma análise honesta das escolhas difíceis impostas aos membros da subclasse italiana e uma parte da narrativa.

La Dolce Vita (1960)

Foto: Divulgação

O filme icônico de Fellini nos deu tantos presentes culturais: as origens do termo “paparazzi”, figurinos que impressionam até hoje, Anita Ekberg chapinhando em torno da Fonte de Trevi em um vestido de baile. Marcello Mastroianni, interpreta um escritor de fofocas percorrendo Roma em busca de amor e felicidade. Enquanto o drama se desenrola, os telespectadores têm a possibilidade de viajar para uma Itália do pós-guerra.

Um Sonho de Primavera (1991)

Foto: Divulgação

Se você sonha em fugir para um castelo no topo de uma colina na Itália, eu tenho o filme para você. Baseado no romance best-seller de 1923 The Enchanted April, este filme acompanha quatro mulheres que trocam suas vidas na Londres chuvosa da década de 1920 para umas férias ensolaradas em um castelo em Portofino, onde passam seus dias alegremente descansando pela propriedade e mergulhando no mar.

Cartas para Julieta (2010)

Foto: Divulgação

O romance de Juliet é provavelmente mais conhecido como o grande papel de Amanda Seyfried, depois de Mamma Mia. O enredo é puro escapismo de viagem – Sophie (interpretada por Seyfried) vai para Verona com seu noivo, Victor (interpretado por Gael García Bernal). Ela se apaixona pela idéia das “cartas a Julieta” deixadas por amantes não correspondidos e voluntárias para ajudar a respondê-las.

Indiana Jones e a Última Cruzada (1989)

Filmes gravados na Itália

Filmes gravados na Itália. Foto: Divulgação

Indiana Jones não é estranha a viajar pelo mundo, tudo em nome da luta nazista e da proteção de artefatos. 

Veja como Indy encontra pistas na igreja de San Barnaba, sobe por algumas catacumbas cheias de ratos e se envolve em uma perseguição de barco nas águas que cercam a cidade de Veneza.

Doze Homens e Outro Segredo (2004)

Foto: Divulgação

Após Danny Ocean, com a ajuda do seu bando, roubar US$ 160 milhões de um hotel-cassino, e conseguir de volta sua esposa, Tess – que na época estava namorando Terry Benedict, o dono do Bellagio – ele reparte o dinheiro e cada um vai viver de forma discreta. Três anos depois, Danny e Tess vivem tranquilamente em Connecticut, mas esta paz é quebrada com o reaparecimento de Benedict, que quer a quantia roubada de volta.

007 – Quantum of Solace (2008)

Foto: Divulgação

Se você gosta de Bond e quer viajar virtualmente para a Itália, Quantum of Solace marca todas as caixas certas.

O filme segue Bond enquanto ele busca vingança pela morte de um ex-amante, e, claro, ele descobre uma ameaça global que precisa ser detida. Há cenas de perseguição na cobertura em Siena, villas espetaculares nas margens do Lago Como e cenas da costa da Toscana.

A Princesa e o Plebeu (1953) 

Filmes gravados na Itália

Foto: Divulgação

Esse filme é uma verdadeira imersão na Roma dos anos 1950, através dos olhos de Audrey Hepburn e Gregory Peck. É um filme rápido, mas perfeito para acender a chama do seu sonho por Roma e seus lugares mais bonitos!

O Turista (2010)

Filmes gravados na Itália

Foto: Divulgação

Gravado em Veneza, o filme “O Turista” é um remake de Anthony Zimmer – A Caçada (2005). O filme coloca Angelina Jolie para viver uma inglesa que está sendo vigiada pela Interpol porque seu amado é um fugitivo da justiça. Ela usa um turista dos EUA como isca, no caminho até Veneza, para poder se encontrar secretamente com o ladrão.

Para Roma com Amor (2012) 

Filmes gravados na Itália

Foto: Divulgação

O filme é dividido em quatro capítulos: O primeiro deles conta a história de um empresário que visita a família do noivo de sua filha em Roma. O segundo mostra Leopoldo, um homem que é confundido com um ator famoso de cinema. O terceiro capítulo mostra um arquiteto americano que visita a Itália com amigos; e o último mostra o romance de um casal jovem que se perde pelas ruas da capital.

Cinema Paradiso (1988) 

Filmes gravados na Itália

Filmes gravados na Itália. Foto: Divulgação

O drama italiano conta a história de Salvatore Di Vita, que se passa nas belas paisagens da Sicília, pouco depois da Segunda Guerra Mundial. O personagem descobre o amor pelo cinema e passa a gastar todo o seu tempo livre no Cinema Paradiso. O filme começa em Roma e mostram monumentos como o Altare della Patria e a Via del Corso.

Leia também:

» Buenos Aires: veja 6 filmes gravados na capital portenha
» 15 filmes que te levam para uma volta ao mundo sem sair do sofá
» Los Angeles: 7 lugares do filme Era uma vez em Hollywood para conhecer
» Esses destinos maravilhosos inspiraram os filmes da Disney

Dicas para planejar sua viagem:

» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com
» Reserve passagens aéreas com a MaxMilhas.
» Ganhe R$179 de crédito do Airbnb na primeira reserva.
» Aluguel de carros com até 30% de desconto e a garantia do melhor preço!
» Encontre seu seguro viagem com os melhores preços na Allianz Travel.

Deseja falar com a redação ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

Flamingos pintam Mumbai de rosa durante a quarentena

Artigo anterior

Blogs de viagens estão incentivando leitores a ficarem em casa

Artigo seguinte

Você pode gostar