Fora dos roteiros mais badalados da América Latina, veja nossas dicas sobre 6 destinos diferentões que vão fazer você se apaixonar pelo Uruguai, nosso charmoso vizinho

Se você quer fazer uma viagem internacional fora dos roteiros mais badalados e, aqui, pertinho do Brasil, veja nossas dicas sobre esses 6 destinos diferentões que vão fazer você se apaixonar pelo Uruguai.

Pequeno, porém charmoso, o Uruguai é um dos destinos da América Latina queridos pelos brasileiros. Mas quando ouvimos falar sobre nosso país vizinho, geralmente, ganham destaque somente sua capital Montevidéu e a famosa Punta del Este.

Leia também » Estes são os 100 lugares mais lindos para viajar no Brasil

Contudo, nos arredores das duas cidades mais conhecidas, há excelentes opções de lugares super bacanas para visitar, que oferecem belas paisagens, ótimas atrações e cenários históricos impressionantes.

Estes destinos para conhecer no Uruguai podem ser visitados em passeios de bate e volta a partir de Montevidéu ou Punta del Este. Mas, de tão belos, merecem que você fique um pouquinho mais para aproveitar tudo o que oferecem.

Praias de águas mornas e agitadas, mirantes que revelam vistas incríveis, vilarejos rústicos e construções históricas são algumas das atrações que você encontrará nestes lugares. Por isso, preste atenção em todas as nossas dicas e monte seu roteiro pelas incríveis terras uruguaias.

Destinos diferentões para conhecer no Uruguai

Preparado para descobrir quais são os 6 destinos diferentões que vão fazer você se apaixonar pelo Uruguai? Então, continue a leitura e veja quantos lugares bacanas para visitar, seja em um passeio de bate e volta ou em uma viagem de alguns dias.

Piriápolis

destinos no uruguai

Foto: Gerardo Silveira / Wikimedia Commons

Localizada próxima à famosa Punta del Este, a cidade de Piriápolis é um encantador balneário com ar de interior. Com mais de 20 km de praias de águas mornas e areias brancas, é uma ótima opção de passeio de bate e volta a partir de Montevidéu e Punta del Este ou, até mesmo, para uma hospedagem de alguns dias.

Além das praias, Piriápolis tem muitas atrações muito interessantes, como lugares históricos, passeios ecológicos e cerros (morros) com mirantes incríveis. Entre os pontos turísticos mais famosos, estão a Rambla de los Argentinos, o Cerro de Santo Antônio, o Cerro Pan de Azúcar e o Castillo de Piria.

Villa Serrana

Foto: Claramar / Wikimedia Commons

Distante cerca de duas horas de Montevidéu, Villa Serrana fica no departamento de Lavalleja e é uma ótima opção para quem curte natureza e tranquilidade. O vilarejo cercado de mata nativa, rios grandiosos, escarpas rochosas e muitos campos é um dos destinos diferentões que vão fazer você se apaixonar pelo Uruguai.

Os amantes de ecoturismo e turismo de aventura vão encontrar em Villa Serrana o cenário ideal para a prática de trekkings, rappel, escaladas e tirolesas. Além disso, o vilarejo é ótimo para cavalgadas e passeios em seus vários vales. Assim como agrada – e muito – quem procura por sossego e belas vistas.

José Ignácio

destinos no uruguai

Foto: Jimmy Baikovicius / Wikimedia Commons

Outro balneário belíssimo – e pouco conhecido – do Uruguai, José Ignácio é quase uma extensão de Punta del Este e fica a 160 km de Montevidéu. Antigo vilarejo de pescadores, hoje José Ignácio abriga hotéis luxuosos em meio à simplicidade do lugar, que preserva a tranquilidade e a rusticidade.

As praias de José Ignácio são belíssimas: a Playa Mansa, a leste, e a Playa Brava, a oeste. Como os nomes sugerem, a primeira tem águas calmas e a segunda, mar agitado. Entre elas, está o Farol de José Ignácio. Construído em 1887, ele é o cartão-postal da cidade e pode ser visitado. Do alto de sua torre – após enfrentar 121 degraus – o visitante tem uma vista 360 graus das praias e dos arredores.

Cabo Polônio

destinos no uruguai

Foto: Rubedu / Wikimedia Commons

Uma praia quase deserta com um vilarejo sem energia elétrica e internet, iluminado apenas por seu imponente Farol. Assim é Cabo Polônio, uma reserva ecológica no Departamento de Rocha, a 140 km de Punta del Este.

É o lugar perfeito para quem quer esquecer do mundo e ter contato extremo com a natureza. O lugar pode ser visitado em um passeio de um ou mais dias. Há vários hostels e pousadas charmosas em Cabo Polônio, assim como alguns restaurantes. Não há muitas opções de passeios, é o destino para ir e relaxar à beira mar. 

Colonia del Sacramento

roteiro uruguai

Foto: Diego Delso / Wikimedia Commons

Ruas de pedras, muito verde e casas com estilo colonial são marcas da charmosa Colonia del Sacramento. Banhada pelo imenso Rio da Prata, esta cidade histórica fica a 180 km de Montevidéu e também é uma ótima opção de passeio para fazer a partir de Buenos Aires. Isso porque a capital argentina fica a apenas 50 km de Colonia del Sacramento em trajetos de barco pelo rio.

A principal atração de Colonia del Sacramento é, com certeza, seu belo centro histórico. O conjunto de ruas preserva casarões, com arquiteturas espanhola e portuguesa, que merecem ser contemplados. Outro ponto para conhecer é o Farol de Colonia del Sacramento, que oferece uma visão privilegiada da cidade.

Punta del Diablo

roteiro uruguai

Roteiro no Uruguai. Foto: Paulo Ramalho / Flickr

Uma pequena cidade do litoral uruguaio, Punta del Diablo tem um ambiente rústico, estilo pé na areia. Distante 290 km de Montevidéu e somente 45 km da fronteira com o sul do Brasil, é um dos destinos diferentões que vão fazer você se apaixonar pelo Uruguai. Ela fica na divisa com o Parque Nacional de Santa Tereza e já foi uma vila de pescadores.

Hoje, Punta del Diablo tem muitas cabanas de madeira, bares e restaurantes e três praias muito frequentadas por surfistas. Suas águas atraem, também, baleias francas, doninhas e tartarugas marinhas, que podem ser observadas de vários pontos. Ao visitar Punta del Diablo, você não pode deixar de conhecer sua tradicional feira de artesanato e a Laguna Negra, a maior lagoa costeira do Uruguai.

Gostou das nossas dicas sobre os destinos diferentões para conhecer no Uruguai? Vale a pena, inclusive, montar um roteiro que inclua mais de um deles, dada a proximidade entre alguns. Depois de conhecê-los, não esqueça de nos contar como foi.

Dicas para planejar sua viagem:

» Descubra as melhores opções de aluguel de carros com a Localiza.
» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com.
» Reserve passagens aéreas com até 50% de desconto para qualquer destino.

Deseja falar com a redação ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

Melhores cidades do interior de Pernambuco para visitar

Artigo anterior

Melhores hotéis da Praia do Rosa, em Santa Catarina

Artigo seguinte

Você pode gostar