Rico em biodiversidade e atrativos naturais, o estado é um dos melhores destinos para quem ama ecoturismo. Descubra aqui quais são as atrações imperdíveis no Mato Grosso

Ao pesquisar sobre destinos turísticos em terras mato-grossenses, você deve ter se deparado com uma infinidade de dicas de lugares e passeios para fazer. Mas, para facilitar a sua vida, preparamos uma lista com as 8 atrações que vão fazer você se apaixonar pelo Mato Grosso.

Desse modo, além de não ter dificuldades em montar um roteiro incrível e tornar sua viagem para lá ainda mais especial, você vai querer voltar mais vezes para aproveitar tudo que esse estado do Centro-Oeste pode oferecer.

Leia também » Estes são os 100 lugares mais lindos para viajar no Brasil

Descubra quais são as atrações imperdíveis no Mato Grosso

Preparado para conhecer as 8 atrações que vão fazer você se apaixonar pelo Mato Grosso? Confira, abaixo, quais são os lugares incríveis para conhecer no estado e já vai montando seu próximo roteiro de viagem.

Lagoa Azul

Foto: Waldo Urquiza

A impressionante Lagoa Azul, a 25 km de Primavera do Leste, parece ter saído de um filme. Mas a verdade é que este é um paraíso real, que pode ser visitado por todos em Mato Grosso. Ela fica dentro da Fazenda Onça Pintada e tem atraído, cada vez mais, turistas de toda parte devido sua beleza surreal.

A lagoa de águas azuis e cristalinas é perfeita para a prática do mergulho, tanto profissional quanto amador. Com cerca de 10 metros de profundidade, a lagoa é repleta de espécies de peixes, grutas submersas, plantas aquáticas e formações rochosas espetaculares. Em seu fundo de areias claras, é possível ver as nascentes borbulhando.

A temperatura de suas águas é agradável o ano todo – em torno de 26 graus -, o que favorece tanto o mergulho como os banhos nesse lugar incrível. Porém, o acesso à Lagoa Azul é pago e limitado a 40 pessoas por dia, para preservar a área.

Cachoeira Serra Azul

Serra Azul Mato Grosso

Foto: Chico Valdiner / Gcom/MT

Localizada dentro do Sesc Pantanal, em Rosário Oeste, a Cachoeira Serra Azul é uma imponente queda d’água de 45 metros de altura, que forma um lindo poço de águas extremamente azuis. É, sem dúvida, um dos lugares mais bonitos para conhecer em Mato Grosso.

Seu poço de águas azuis é perfeito para banhos e flutuações entre os vários peixes que vivem ali. Com 30 metros de diâmetro, a piscina natural chega a ter 6 metros de profundidade.

Para chegar até a Cachoeira Serra Azul é preciso percorrer uma trilha, feita somente com o acompanhamento de um guia. O local também tem uma tirolesa com 50 metros de altura e 700 metros de descida, que serve como opção de lazer para quem visita a área.

Caverna Aroe Jari

Caverna Aroe Jari Mato Grosso

Foto: Celso Dorileo / Flickr

Se você gosta de aventura, vale a pena conhecer a Caverna Aroe Jari, a 46 km da Chapada dos Guimarães. Ela é uma gruta de arenito gigantesca, com 1,5 quilômetro de extensão, 10 metros de altura e 60 metros de largura. E, além da grandiosidade, impressiona pela beleza de seu interior, repleto de rochas, pinturas rupestres e alguns trechos submersos.

Um dos pontos mais conhecidos da Caverna Aroe Jari é a linda Lagoa Azul. Escondida no final da caverna, a lagoa recebeu este nome devido às suas águas cristalinas azuladas, iluminadas por feixes de luz solar que adentram o local.

Apesar de não ser permitido mergulhar na Lagoa Azul, a visita vale a pena somente pelo visual impressionante, que rende ótimas fotos. Localizadas dentro de uma propriedade, tanto a Caverna Aroe Jari como a Lagoa Azul só podem ser visitadas com o acompanhamento de um guia credenciado.

Dolina Águas Milagrosas

Caceres Mato Grosso

Foto: Francisco Alves / GCom/MT

Um dos lugares mais interessantes e intrigantes para conhecer, a Dolina Águas Milagrosas é uma das atrações que vão fazer você se apaixonar pelo Mato Grosso. Para começar, a beleza da piscina natural chama a atenção. Localizada na entrada de uma grande gruta, a dolina tem 50 metros de largura e águas ora azuis ora esverdeadas. 

A história do local é cercada por misticismo e mistérios. O nome Dolina Águas Milagrosas foi dado porque este era um lugar de cura para escravos fugitivos. Segundo os historiadores, as águas milagrosas serviam como uma forma de “batismo” para uma nova vida. Outra teoria afirma que a queda de um meteoro que atingiu a região formou a piscina natural que, até hoje, não tem fundo. Segundo os guias e moradores locais, mergulhadores já chegaram a 180 metros de profundidade sem encontrar o fundo da dolina.

Independente de como surgiu, a Dolina Águas Milagrosas é uma ótima opção de passeio no Mato Grosso. Para visitá-la, é preciso seguir uma trilha de 1,5 km que sai da Fazenda Jacobina, na zona rural de Cáceres, e descer 154 degraus que levam até a piscina natural.

Rio Triste

Rio Triste Mato Grosso

Foto: Bernardo Cassaro / Wikimedia Commons

Localizado na cidade de Rosário Oeste, a 86 km de Nobres, o Rio Triste é o local perfeito para quem gosta de mergulho e flutuação. O rio tem águas extremamente cristalinas, em tons de azul, e impressiona por sua beleza.

A flutuação no Rio Triste está entre os principais passeios de Nobres e, durante a descida de pouco mais de 1 km, é possível ver várias espécies de peixes, plantas aquáticas e pedras com formatos inusitados – decorrentes da ação das águas no calcário.

Para manter a conservação do Rio Triste, a flutuação só pode ser feita com acompanhamento de um guia credenciado. Não é permitido pisar no fundo do rio, nem utilizar repelente e protetor solar. 

Aquário Encantado

Nobres Mato Grosso

Foto: Regina Alves / Wikimedia Commons

O Aquário Encantado é uma das atrações que vão fazer você se apaixonar pelo Mato Grosso. Trata-se de um aquário natural, onde vivem dezenas de espécies de peixes – como Dourados, Piraputangas e Piaus -, com águas extremamente cristalinas e azuis, onde é possível nadar. 

Localizado no Recanto Ecológico Lagoa Azul, a 12 km de Bom Jardim e a 53 km de Nobres, o Aquário Encantado é muito procurado para a prática do snorkeling – mergulho de superfície e flutuação. E, apesar de pequeno, chega a ter 6 metros de profundidade.

A coloração azulada de suas águas é decorrente dos minerais abundantes nessa região do Mato Grosso e chama a atenção de todos que o visitam. Como está em uma área reservada, ele só pode ser conhecido a partir do pagamento de uma taxa de ingresso e a permanência no local é limitada a 30 minutos, com uso obrigatório de colete salva-vidas e sapatilhas.

Cachoeira da Tartaruga

mato grosso

Foto: @julhosilva

Localizada em uma propriedade particular no município de Chapada dos Guimarães, a Cachoeira da Tartaruga é um lugar incrível, guardado em meio à floresta preservada e com pouco acesso do público.

A bela queda d’água forma um poço de águas cristalinas e azuis, perfeitas para banhos refrescantes. Ela é, inclusive, uma ótima opção para quem viaja com crianças, já que o poço é raso.

A Cachoeira da Tartaruga é cercada por rochas e muita vegetação, em uma fazenda a 3,4 km do centro da cidade. Para visitá-la, no entanto, é preciso autorização do dono, mediante o pagamento de uma taxa de conservação.

Cachoeira Véu de Noiva

Chapada dos Guimaraes Mato Grosso

Foto: Chostakovis / Wikimedia Commons

Cartão-postal do Parque Nacional da Chapada dos Guimarães, a Cachoeira Véu de Noiva é uma imponente queda d’água, de 86 metros de altura, em meio a paredões de arenito. Não é possível banhar-se na piscina natural formada na base da cachoeira, mas a vista desse lugar incrível atrai muitos turistas.

Para contemplar a bela cachoeira, é necessário percorrer uma trilha autoguiada de 550 metros a partir da entrada do parque. O percurso leva a um mirante em frente a cachoeira, de onde pode-se observar a queda d’água, o grande paredão de arenito em formato de ferradura e seu entorno.

E aí, ficou com vontade de conhecer algum desses lugares? Vale muito a pena conferir cada uma dessas atrações, tenho certeza de que elas farão você se apaixonar pelo Mato Grosso e querer voltar mais vezes para lá.

Dicas para planejar sua viagem:

» Descubra as melhores opções de aluguel de carros com a Localiza.
» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com.
» Reserve passagens aéreas com até 50% de desconto para qualquer destino.

Deseja falar com a redação ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

5 destinos com águas cristalinas para visitar no Mato Grosso

Artigo anterior

10 hotéis bem recomendados para se hospedar em Cuiabá

Artigo seguinte

Você pode gostar