Atualizada em:
Barreirinhas é uma das principais portas de entrada para os Lençóis Maranhenses e oferece uma infraestrutura completa. Se você procura o que fazer em Barreirinhas, confira nossas dicas com os melhores passeios da região, como chegar à cidade e onde se hospedar
Barreirinhas é uma simpática cidade, localizada a cerca de 250 km de São Luiz, capital do Maranhão. O município é porta de entrada para o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses e oferece uma enorme variedade de atrações para os amantes do ecoturismo e aventura. Se você está planejando uma viagem à Terra do Reggae, confira a seleção que fizemos com as melhores dicas de passeios para quem procura o que fazer em Barreirinhas.
Sem dúvidas, um dos principais atrativos são os Lençóis Maranhenses, uma vasta extensão de dunas, lagoas e paisagens únicas que deixam qualquer visitante maravilhado. Mas, como dissemos, a região é rica em atrações. Você pode fazer passeios de barco pelo Rio Preguiças para explorar as belezas das comunidades ribeirinhas, como Vassouras e Caburé, ou se aventurar em um Bóia Cross no Rio Formiga.
Pode, ainda, fazer um voo panorâmico pela região ou curtir um passeio de quadriciclo para conhecer o povoado de Atins. Além das atrações turísticas, Barreirinhas possui infraestrutura completa para receber viajantes de todos os lugares do mundo, com uma grande oferta de restaurantes, hospedagens, agências e receptivos.
Neste texto, você vai descobrir todos os detalhes sobre o que fazer em Barreirinhas, como chegar à cidade e onde se hospedar. Se você é um aventureiro em busca de trilhas, um apaixonado pela natureza ou apenas alguém que quer relaxar, saiba que a região reserva experiências memoráveis.
Como chegar em Barreirinhas
Barreirinhas é uma das principais cidades da região dos Lençóis Maranhenses e a única que oferece transporte público a partir de São Luís. Apesar de possuir um pequeno aeroporto na localidade, este só funciona para voos pequenos e fretados. O aeroporto comercial mais próximo é o da capital.
A viagem por terra leva cerca de quatro horas por uma estrada asfaltada que passa pela BR-135 e BR-402. Para chegar à pequena cidade, o viajante pode optar por carro particular, ônibus intermunicipal, vans ou transfer de receptivos.
A maneira mais barata de chegar a Barreirinhas, a partir de São Luís, é indo de ônibus. As empresas Expresso Guanabara e Cisne Branco Turismo fazem o trajeto em vários horários do dia, saindo da rodoviária da capital. Em média, a viagem demora cinco horas e as passagens custam a partir de R$ 60.
Uma opção bastante conveniente para quem planeja viajar de São Luís a Barreirinhas é optar por um serviço de transfer compartilhado, seja em van ou micro-ônibus. Dependendo do horário de chegada do voo, é possível inclusive agendar o transfer saindo diretamente no aeroporto. Outra forma é entrando em contato prévio com alguma agência ou receptivo da região para acertar os horários e valores.
O que fazer em Barreirinhas
Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses
O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses é um tesouro natural do Brasil, com suas vastas dunas de areia branca entrecortadas por lagoas de águas verdes e azuladas. Esse cenário único cria uma paisagem surreal que atrai viajantes de todo o mundo em busca de aventura e beleza incomparável. O local, inclusive, ficou em 11º lugar na lista de melhores destinos para se visitar em 2023 do jornal norte-americano The New York Times.
As melhores experiências nesse paraíso incluem explorar a região de jipe ou a pé, mergulhar nas refrescantes lagoas, e apreciar o belo pôr do sol do alto de suas dunas. Barreirinhas serve como ponto de partida para essa aventura inesquecível, permitindo que os viajantes acessem facilmente o parque por meio de passeios guiados em veículos 4×4.
Passeio pelo Rio Preguiças
O passeio de barco voadeira pelo Rio Preguiças é um dos melhores passeios na região dos Lençóis Maranhenses. Uma aventura encantadora que oferece uma visão única da paisagem e da vida local. Navegando pelas águas calmas, os viajantes têm a oportunidade de apreciar as belas paisagens naturais, como os manguezais e os bancos de areia que se estendem até o horizonte.
Durante o percurso, paradas nas vilas de Vassouras e Mandacaru permitem aos exploradores conhecerem de perto a cultura e o modo de vida dos moradores locais, bem como subir o farol para obter vistas panorâmicas espetaculares. Além disso, a observação da fauna ao longo do rio oferece chances de avistar pássaros coloridos e outros animais que habitam essa região única.
Vassoura
Localizada a apenas 40 minutos de Barreirinhas, na margem direita do rio Preguiças, encontra-se Vassouras, um pitoresco vilarejo de pescadores, carinhosamente apelidado de Pequenos Lençóis.
A localidade pertence a uma Área de Proteção Ambiental e possui as mesmas características dos renomados Lençóis Maranhenses, com dunas que se entrelaçam a lagoas de água doce. Em uma barraca de moradores locais, é possível tomar uma água de coco e comer um petisco, enquanto se encanta com os macacos pregos que se aproximam curiosos.
Caburé
Na margem direita da Barra do Rio Preguiças, de quem desce em direção ao mar, está Caburé, vilarejo situado num braço de terra entre o rio e o mar. A distância entre os dois é de menos de 200 metros. As águas calmas e limpas da Barra oferecem uma excelente oportunidade para banho. O local possui uma pequena infraestrutura com restaurantes e até pousadas, mas vale ressaltar que só há energia de gerador, que é desligado às 22h. Ou seja, é um local perfeito para ver o céu estrelado.
Mandacaru
À esquerda da Barra do Rio Preguiças, quase em frente a Caburé, está situado Mandacaru, um povoado com cerca de 1.300 moradores. A maioria desses habitantes obtém seu sustento por meio da pesca, agricultura de subsistência e da habilidade artesanal de trabalhar com palha de buriti.
Um dos passeios imperdíveis nessa região é subir os 160 degraus do farol do Rio Preguiças, que foi erguido em 1909 bem no centro da comunidade. A vista é absolutamente incrível. Do alto, é possível admirar simultaneamente a paisagem de manguezais, a vizinha Atins, o Parque Nacional, Caburé, o rio, o mar e toda a vila, com suas casas tradicionais pintadas de branco e telhados feitos à mão com barro.
Atins e Canto dos Atins
A pequena e encantadora vila de Atins fica localizada na foz do Rio Preguiças, às margens do encontro do rio com o mar. Cercada de dunas e lagoas cristalinas, um dos passeios imperdíveis do lugar é mergulhar nas lagoas do Gavião e da Capivara. Com um pouco de sorte, é possível testemunhar a bela revoada dos Guarás a partir desses lugares.
No Canto dos Atins, encontram-se os restaurantes da Luzia e do Antônio, uma parada obrigatória para degustar o saboroso camarão grelhado que eles preparam de forma excepcional.
Atins está se tornando um point entre os kitesurfistas no Nordeste do Brasil, graças aos ventos fortes e à ótima infraestrutura disponível. A Pousada Vila Guará, localizada à beira de Atins, oferece aulas de kitesurfe para quem deseja se aventurar no esporte.
Boia Cross no Rio Formigas
Descer pelas águas cristalinas do Rio Formigas em uma boia inflável é uma experiência divertida e refrescante. Enquanto flutua ao longo das curvas do rio, o viajante terá a oportunidade de apreciar a beleza da natureza e se divertir nas pequenas quedas d’água que adicionam uma dose de adrenalina à jornada. Um dos melhores passeios para quem quer relaxar e se conectar com a natureza.
Passeio de avião sobrevoando os Lençóis Maranhenses
Se os Lençóis Maranhenses já são lindos para quem conhece de pertinho, a pé ou em 4×4, imagine ver toda essa magnitude a partir de um passeio de avião. A bordo de um monomotor, o turista pode avistar uma imensidão de dunas e lagoas de diversos tamanhos e tonalidades durante cerca de meia hora.
E além das dunas e lagoas, o viajante ainda irá sobrevoar manguezais, praias, rios e avistar as comunidades de Vassouras, Mandacaru, Caburé e Atins. Sobrevoar os Lençóis Maranhenses é um dos melhores passeios da região e uma oportunidade de apreciar a grandiosidade desta maravilha natural de uma maneira única e inesquecível.
Passeio de Quadriciclo
Um passeio bastante procurado na região de Barreirinhas é o quadriciclo. A aventura costuma se estender ao longo do dia e percorrer vários cenários diferentes. Os turistas passam pelas vilas de Vassouras e Caburé, além dos próprios Lençóis Maranhenses. Seguem trilhas off-road que os levam por entre lagoas cristalinas, ao topo de dunas imponentes e até mesmo pelas areias diante das águas do mar maranhense.
Onde se hospedar em Barreirinhas
Porto Preguiça Resort
O Porto Preguiças ocupa uma vasta área de 200 mil m² às margens do Rio Preguiças. Sua arquitetura é cuidadosamente integrada à paisagem natural, refletindo um compromisso com o cuidado ambiental e a sustentabilidade.
A propriedade dispõe de 100 quartos e oferece uma variedade de comodidades aos seus hóspedes, incluindo duas piscinas, restaurante, bar, salão de jogos, auditório, parque infantil e duas quadras de tênis. Além disso, disponibiliza caiaques para os visitantes que quiserem explorar os encantos do rio.
Pousada Encantes do Nordeste
A Pousada Encantes do Nordeste é uma ótima opção para quem procura onde se hospedar em Barreiras com a família. A propriedade oferece chalés privativos espaçosos, equipados com ar condicionado, TV e varanda com rede.
O charme rústico de cada acomodação proporciona um ambiente acolhedor e confortável. Além disso, o hotel possui lindos jardins, serviços de massagem relaxante, uma piscina convidativa e ainda disponibiliza transporte para São Luís e Jericoacoara (CE), facilitando sua viagem.
Pousada do Porto
Localizada na região central de Barreirinhas, com vista para o Rio Preguiças, a Pousada do Porto é uma excelente escolha para quem busca estar pertinho de tudo. A propriedade dispõe de apenas 12 quartos, todos equipados com ar condicionado, wi-fi e TV. Além disso, a propriedade também dispõe de estacionamento e um charmoso lounge para o conforto de seus hóspedes.
Sítio Paraíso do Caju
Localizado a menos de 1 km do cais em Barreirinhas, o Sítio Paraíso do Caju oferece uma série de comodidades aos hóspedes, como restaurante, estacionamento, um bar e um lounge compartilhado. Além disso, o ambiente conta com uma área verde encantadora, proporcionando um espaço perfeito para momentos relaxantes.
A pousada é toda decorada com elementos regionais e antiguidades, e oferece quartos familiares com banheiro privativo. Algumas das acomodações também incluem varanda, permitindo que você aproveite ainda mais a atmosfera local.
Hotel Pousada do Buriti
Uma das excelentes opções para se hospedar em Barreirinhas é o Hotel Pousada do Buriti. As acomodações climatizadas e equipadas com TV, frigobar e varanda, proporcionam todo o conforto necessário durante a estadia. O hotel oferece também uma piscina ao ar livre, restaurante, bar e um relaxante lounge com redes. Para as famílias, há ainda um parquinho infantil e estacionamento.
Grand Lençóis Flat Residence
O Gran Lençóis Flat Residence encontra-se em uma paisagem magnífica, beirando as águas do Rio Preguiças e situado próximo ao Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. A propriedade oferece generosos espaços de lazer, incluindo uma piscina de 720 m² com bar, academia, sala de massagens, clube infantil, sala de jogos e sauna. Além disso, conta com um bar flutuante que serve pizzas e massas, bem como um restaurante que oferece uma rica seleção da culinária internacional e regional.
∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.
∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.
Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]