Paraíso subterrâneo em Bonito: conheça o Abismo Anhumas
Caverna com um lago subterrâneo de águas cristalinas é um paraíso para os amantes do ecoturismo. O Abismo Anhumas fica a 23 km de Bonito
Bonito, no Mato Grosso do Sul, é um destino cheio de atrações incríveis, sobretudo para os amantes do ecoturismo. Grutas, cachoeiras, rios de águas cristalinas e nascentes são alguns dos lugares que você vai encontrar por lá. E, neles, poderá praticar várias atividades super legais, como flutuações, bóia-cross, rapel, escaladas e mergulhos. Mas se o que você procura é algo novo e surpreendente para fazer, vale a pena incluir em seu roteiro de viagem conhecer o Abismo Anhumas, que fica a apenas 23 km de Bonito.
Trata-se de uma imensa caverna com um lago subterrâneo profundo e de águas extremamente cristalinas onde há uma floresta de cones. O cenário é perfeito para a prática do mergulho e flutuação. Para acessar a caverna, no entanto, é preciso um tanto de coragem: a entrada da caverna é um pequeno buraco na rocha e, para chegar até o lago, os visitantes devem encarar uma descida de 72 metros, através de um rapel elétrico.
Abismo Anhumas: o que saber
A visita ao Abismo Anhumas só pode ser feita com o acompanhamento de guias especializados. Por segurança, os visitantes devem realizar um treinamento obrigatório de rapel, pelo menos um dia antes. O equipamento elétrico que leva os turistas até o interior da caverna transporta, inclusive, crianças a partir de cinco anos. E o ponto de desembarque é uma plataforma de madeira ligada a uma passarela que segue até o lago do centro do abismo, que tem mais de 80 metros de profundidade.
Os visitantes podem passear de bote sobre suas águas transparentes, contemplando as formações rochosas com formas inusitadas e ouvindo as histórias sobre o local. Além disso, é possível fazer flutuação no lago, que tem águas cristalinas com temperatura média de 18ºC e uma coloração única. As crianças podem realizar as flutuações com snorkel desde que acompanhadas por um adulto.
O mergulho com cilindro pode ser feito apenas por visitantes adultos. No caso do batismo, que leva os turistas a até 8 metros de profundidade, qualquer um pode fazer. Já para ir mais fundo, é necessário ser um mergulhador certificado e, neste caso, é permitido mergulhar a até 18 metros de altura.
Paraíso subterrâneo em Bonito
No interior do lago, a floresta de cones, com formações calcárias (estalagmites), encanta a todos que o visitam, incluindo os mergulhadores mais experientes. Além disso, o belíssimo lago e os grandes paredões rochosos formam um visual deslumbrante, principalmente quando o feixe de luz reflete nas águas cristalinas. Para se ter uma ideia da magnitude do local, o salão no interior do Abismo Anhumas é maior que o Maracanã.
Este cenário natural único já foi, inclusive, tema de uma premiação internacional de fotografia, por um registro de Ruver Bandeira, um dos mais importantes Digital Photographer PADI. A foto tirada por ele ficou entre as quinze melhores do ano no mundo, concorrendo com milhares de outras imagens em 2022.
O Abismo Anhumas foi descoberto em 1970, meio que sem querer, após um incêndio na mata local da antiga Fazenda Anhumas. O local só foi aberto para visitação em 1995, tornando-se uma das atrações imperdíveis de Bonito. No entanto, o acesso à caverna é extremamente restrito, com a permissão de apenas 18 pessoas por dia, de dois em dois.
Como chegar ao Abismo Anhumas
Localizado a 23km de Bonito, o Abismo Anhumas tem fácil acesso através da MS-382, que vai até Porto Murtinho. Para chegar até o local, basta pegar a saída norte da cidade e prosseguir sentido à Gruta do Lago Azul. Você verá várias placas de sinalização em todo o caminho.
Bonito tem seu próprio aeroporto, por isso, se você vem de outros estados, pode voar diretamente para o destino. Caso prefira, também é possível voar para a capital do Mato Grosso, Campo Grande, e, de lá, seguir para a cidade. No entanto, é preciso considerar a distância entre os dois pontos de desembarque por avião. O Aeroporto de Bonito fica a apenas 14 km do centro da cidade e o de Campo Grande, a 300 km.
Para seguir até a cidade, você pode optar pelo aluguel de carro, táxi ou ônibus em ambas opções de aeroporto. De carro, o principal trajeto até Bonito é pela BR-060. A cidade fica a 1.200 km de São Paulo (SP), a 1.600 km do Rio de Janeiro (RJ) e a 905 km de Brasília (DF).
∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.
∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.
Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para contato@guiaviajarmelhor.com