Conheça o Museu Subaquático de Bonito: primeiro em água doce do mundo

Atualizada em:

Construído em um lago de águas cristalinas na Nascente Azul, o Museu Subaquático de Bonito é uma atração imperdível do destino

Bonito é um destino sensacional, não só para quem curte ecoturismo como para quem procura emoção e aventura em contato com a natureza. Repleta de cavernas, grutas, cachoeiras, nascentes e rios de águas cristalinas, a cidade do Mato Grosso do Sul é um dos lugares mais visitados do centro-oeste brasileiro. E, se não bastasse tudo isso, uma nova atração tem conquistado os turistas que viajam para lá: o Museu Subaquático de Bonito.

Inaugurado em outubro do ano passado, este é o primeiro museu subaquático de água doce do mundo e foi instalado em um lago de águas cristalinas dentro do balneário Nascente Azul. Nele, esculturas feitas de malha de arame inoxidável e cimento pH neutro estão distribuídas em uma área de 4 mil m², a 4 metros de profundidade, e podem ser vistas juntamente com várias espécies de peixes, como piraputanga, pacu, lambari, dourado, piau, entre outros.

Visite o Museu Subaquático de Bonito

Museu Subaquático de Bonito, em MS
Foto: Divulgação

A visita ao Museu Subaquático de Bonito é feita por meio de mergulho com cilindro, em grupos de até 4 pessoas. Não é preciso ter experiência para conhecer o local. Inclusive, crianças a partir de 10 anos podem mergulhar lá.

Com a proposta de integrar arte e natureza, o museu deve receber obras de artistas que discutam temas relacionados ao meio ambiente, como a sustentabilidade e a preservação da natureza. A ideia é estimular o visitante a refletir sobre esses assuntos. Tanto que a primeira exposição, chamada Ciclos, traz estátuas de artistas locais que exploram, de forma crítica, as dinâmicas presentes na relação entre a humanidade e a natureza. 

Além disso, as obras de arte se integram à natureza já existente no lago, servindo de abrigo para os peixes. E mais, ao longo do tempo, o ecossistema local e a água, que possui uma alta concentração de calcário, vão transformar as estátuas. Ou seja, o Museu Subaquático de Bonito terá estátuas ainda mais exclusivas. Isso porque serão lapidadas de forma única pela natureza, a partir de um trabalho em conjunto entre o ser humano e o meio ambiente.

Atrações do Nascente Azul

Museu Subaquático de Bonito
Foto: Divulgação

O museu faz parte do balneário Nascente Azul, um lugar para quem gosta de aventura e ecoturismo. Além da nova atração, há várias opções de lazer no complexo. Um deles é o Aqualokko, um circuito multiaventura com pontes suspensas sobre o lago, e uma tirolesa aquática. Há, ainda, uma piscina ecológica, uma praia de água doce, uma cascata, bar e restaurante.

A visita ao museu subaquático pode ser agendada via internet no site oficial do balneário. Ademais, vale reforçar que o mergulho oferecido por lá é o único do Brasil certificado com o ISO 21101 emitido pela ABNT. A norma trata do sistema de gestão da segurança no turismo de aventura.

Primeiro museu subaquático de água doce do mundo

Nova atração de Bonito
Foto: Divulgação

Desde sua inauguração, o Museu Subaquático de Bonito tornou-se uma das atrações imperdíveis do destino. E, a exemplo de outros museus subaquáticos espalhados pelo mundo, deve atrair mais visitantes para a cidade do Mato Grosso do Sul. Até porque é o primeiro museu subaquático de água doce do mundo. 

O maior museu subaquático do mundo, entretanto, fica em Cancún, no México. O Museu Subaquático de Arte (MUSA) foi criado em 2012. A atração abriga mais de 500 esculturas feitas de cimento, em tamanho natural, a 10 metros de profundidade. As obras do escultor Jason DeCaires Taylor ocupam um espaço de 400 m² e pesam cerca de 200 toneladas.

Outros museus do tipo para conhecer ao redor do mundo são o Parque de Esculturas Subaquáticas de Granada, em Granada, na Espanha; o Museu Atlântico, na Ilha de Lanzarote, também na Espanha; o Museu Subaquático de Cannes, em Cannes, na França; o Museu de Escultura Subaquática Ayia Napa, em Ayia Napa, no Chipre; o Museu de Arte Subaquática, em Townsville, na Austrália; e o Museu de Arte Subaquática, em Walton County (Flórida), nos Estados Unidos.

∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.

∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.


Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

 

Rolar para cima