Construído em um lago de águas cristalinas na Nascente Azul, o Museu Subaquático de Bonito é uma atração imperdível do destino

Bonito é um destino sensacional, não só para quem curte ecoturismo como para quem procura emoção e aventura em contato com a natureza. Repleta de cavernas, grutas, cachoeiras, nascentes e rios de águas cristalinas, a cidade do Mato Grosso do Sul é um dos lugares mais visitados do centro-oeste brasileiro. E, se não bastasse tudo isso, uma nova atração tem conquistado os turistas que viajam para lá: o Museu Subaquático de Bonito.

Inaugurado em outubro do ano passado, este é o primeiro museu subaquático de água doce do mundo e foi instalado em um lago de águas cristalinas dentro do balneário Nascente Azul. Nele, esculturas feitas de malha de arame inoxidável e cimento pH neutro estão distribuídas em uma área de 4 mil m², a 4 metros de profundidade, e podem ser vistas juntamente com várias espécies de peixes, como piraputanga, pacu, lambari, dourado, piau, entre outros.

Leia também » Os 100 lugares mais lindos para viajar no Brasil

Visite o Museu Subaquático de Bonito

Museu Subaquático de Bonito, em MS

Foto: Divulgação

A visita ao Museu Subaquático de Bonito é feita por meio de mergulho com cilindro, em grupos de até 4 pessoas. Não é preciso ter experiência para conhecer o local. Inclusive, crianças a partir de 10 anos podem mergulhar lá.

Com a proposta de integrar arte e natureza, o museu deve receber obras de artistas que discutam temas relacionados ao meio ambiente, como a sustentabilidade e a preservação da natureza. A ideia é estimular o visitante a refletir sobre esses assuntos. Tanto que a primeira exposição, chamada Ciclos, traz estátuas de artistas locais que exploram, de forma crítica, as dinâmicas presentes na relação entre a humanidade e a natureza. 

Além disso, as obras de arte se integram à natureza já existente no lago, servindo de abrigo para os peixes. E mais, ao longo do tempo, o ecossistema local e a água, que possui uma alta concentração de calcário, vão transformar as estátuas. Ou seja, o Museu Subaquático de Bonito terá estátuas ainda mais exclusivas. Isso porque serão lapidadas de forma única pela natureza, a partir de um trabalho em conjunto entre o ser humano e o meio ambiente.

Atrações do Nascente Azul

Museu Subaquático de Bonito

Foto: Divulgação

O museu faz parte do balneário Nascente Azul, um lugar para quem gosta de aventura e ecoturismo. Além da nova atração, há várias opções de lazer no complexo. Um deles é o Aqualokko, um circuito multiaventura com pontes suspensas sobre o lago, e uma tirolesa aquática. Há, ainda, uma piscina ecológica, uma praia de água doce, uma cascata, bar e restaurante.

A visita ao museu subaquático pode ser agendada via internet no site oficial do balneário. Ademais, vale reforçar que o mergulho oferecido por lá é o único do Brasil certificado com o ISO 21101 emitido pela ABNT. A norma trata do sistema de gestão da segurança no turismo de aventura.

Primeiro museu subaquático de água doce do mundo

Nova atração de Bonito

Foto: Divulgação

Desde sua inauguração, o Museu Subaquático de Bonito tornou-se uma das atrações imperdíveis do destino. E, a exemplo de outros museus subaquáticos espalhados pelo mundo, deve atrair mais visitantes para a cidade do Mato Grosso do Sul. Até porque é o primeiro museu subaquático de água doce do mundo. 

O maior museu subaquático do mundo, entretanto, fica em Cancún, no México. O Museu Subaquático de Arte (MUSA) foi criado em 2012. A atração abriga mais de 500 esculturas feitas de cimento, em tamanho natural, a 10 metros de profundidade. As obras do escultor Jason DeCaires Taylor ocupam um espaço de 400 m² e pesam cerca de 200 toneladas.

Outros museus do tipo para conhecer ao redor do mundo são o Parque de Esculturas Subaquáticas de Granada, em Granada, na Espanha; o Museu Atlântico, na Ilha de Lanzarote, também na Espanha; o Museu Subaquático de Cannes, em Cannes, na França; o Museu de Escultura Subaquática Ayia Napa, em Ayia Napa, no Chipre; o Museu de Arte Subaquática, em Townsville, na Austrália; e o Museu de Arte Subaquática, em Walton County (Flórida), nos Estados Unidos.

Dica extra para reservar hotéis

Para encontrar inúmeras opções de acomodação e reservar hotéis e pousadas com os melhores preços, utilizamos o Booking.com - disponível em milhares de destinos.

Passagens aéreas mais baratas

Para economizar com voos, consultamos primeiro as passagens aéreas na MaxMilhas, - quase sempre encontramos os melhores preços tanto no Brasil quanto no exterior. As passagens podem ser emitidas mesmo para quem não tem milhas aéreas.

Outras dicas úteis

Encontre informações úteis sobre os melhores destinos do mundo, com guias de viagens especializados sobre diferentes lugares para conhecer no Brasil e no exterior. São milhares de dicas de viagens com sugestões de onde ir na sua viagem, recomendação de hotéis, notícias atualizadas e muito mais.

Precisa de um carro na sua viagem? Encontre aluguel de carro na Rentcars e cote modelos diferentes podendo ser parcelado em até 10x. Já para passeios e ingressos antecipados, fechamos tudo sempre pela Get Your Guide.

Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

  Inscreva-se em nosso canal:
 

Planeje sua Viagem


SeaWorld Orlando anuncia nova montanha-russa para 2023

Artigo anterior

Navio da Norwegian fará rota do Rio de Janeiro a Buenos Aires

Artigo seguinte

Você pode gostar