Como funciona o aluguel de carros: 15 dúvidas comuns na hora de locar um veículo

01-Out-2020
Redação | GuiaViajarMelhor.com

Localiza 01-Out-2020

Aluguel de carros: reunimos as principais perguntas que os motoristas fazem na hora de locar um veículo. Tire suas dúvidas e programe agora uma incrível viagem de carro!

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Preparar as malas, colocar tudo no carro e acelerar o motor. Os viajantes estão loucos para retomar os roteiros rodoviários e aproveitar melhor os destinos próximos e as viagens curtas. E até mesmo para os motoristas que não possuem um automóvel, este cenário é possível. Para isso, é só locar um veículo e colocar o pé na estrada.

Certamente, aqueles que nunca alugaram um automóvel possuem diversas dúvidas e receios quanto ao processo. E, para a surpresa de muitos, este é um modal pouco burocrático e bem simples. Por isso, preparamos esse texto para esclarecer algumas das principais dúvidas dos motoristas que querem entender exatamente como funciona o aluguel de carros.

Aluguel de carros: tire suas principais dúvidas de como locar um veículo

Aluguel de carros. Foto: Pexels

Uma locadora confiável e que vá entregar serviços de excelência é uma das primeiras preocupações dos clientes. Afinal, ao fazer uma viagem, a ideia é curtir o roteiro com tranquilidade. Por isso, a avaliação de outros clientes se torna uma referência na hora de realizar o aluguel de carros.

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De acordo com um levantamento realizado pela Editora Panrotas, com base nos dados fornecidos pelo Reclame Aqui, o serviço de aluguel de carro Localiza se destacou no ranking com a melhor avaliação do público. A empresa conquistou reputação máxima da plataforma, com o selo RA1000, representando a taxa acima de 90% de solução dos casos.

Contudo, isso é só o começo. Confira, abaixo, o esclarecimento das 15 principais dúvidas sobre como funciona o aluguel de carros.

Requisitos

Diferente do que muitos pensam, alugar um carro é simples e conta com poucos requisitos. Devida à pandemia do novo coronavírus, alguns requisitos foram momentaneamente modificados e ficaram ainda mais fáceis. Agora, para alugar um automóvel no Brasil, basta ser maior de 18 anos, ter carteira nacional de habilitação, CPF e cartão de crédito para aprovação.

Cobrança de diárias

Ao realizar o aluguel de carros, o motorista vai pagar as diárias equivalentes ao período em que estiver com o carro, sendo que cada diária dura 24 horas. O preço ainda inclui taxas de serviços da locadora e pode variar dependendo de alguns fatores, como tipo de quilometragem, seguro e serviços adicionais.

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Quilometragem

É possível encontrar dois tipos de modais na hora de alugar um carro: quilometragem livre ou controlada. Com a quilometragem livre é possível andar à vontade com o veículo sem se preocupar em pagar por ter andado extra. Já na quilometragem controlada, o motorista vai pagar pelas diárias e um valor por cada quilômetro rodado.

Valor

Além da quilometragem e da diária, há alguns outros fatores que colaboram com o custo de locar um automóvel. Um deles é a demanda, principalmente em feriados, que podem elevar repentinamente o valor. Além disso, grandes capitais tendem a contar com preços mais elevados do que em pequenas cidades.

Pagamento

A maior parte das empresas aceitam somente cartões de crédito como forma de pagamento. Com a Localiza, o pagamento pode ser feito ou à vista ou parcelado em até dez vezes sem juros para locações abaixo de 30 dias com cartões emitidos no Brasil.

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Caução

A caução é a retenção de um valor por meio do cartão de crédito como garantia. Após a devolução e vistoria do carro, a locadora solicita à administradora o desbloqueio do valor. Nos pacotes mensais, a Localiza flexibiliza a realização da caução mediante pagamento antecipado da locação em cartão de crédito. Em caso de pagamento antecipado em dinheiro ou débito, é obrigatória a caução em um cartão de crédito.

Devolução e tolerância

Ao reservar um automóvel, o cliente define um horário de devolução do automóvel, com até uma hora de tolerância para a devolução. Após esse período, a Localiza, por exemplo, cobrará hora extra, que corresponde a um quinto do valor da diária para cada hora, além do adicional para cobertura de risco e GPS, se contratados. Caso ultrapasse a quinta hora, será cobrada uma nova diária.

Condições da devolução

É importante que o veículo seja devolvido nas mesmas condições em que foi recebido. Portanto, é indicado que o automóvel retorne com tanque cheio, em estado físico igual ao verificado no check-in da entrega e limpo o suficiente para conferir o estado da carroceria. Em caso de sujeira excessiva, a Localiza, por exemplo, cobra valores adicionais para lavagem simples ou especial, conforme a necessidade.

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Tanque cheio

As locadoras entregam o automóvel com o tanque cheio e costumam cobrar de quem devolve o carro com o tanque vazio. Uma taxa de serviço é aplicada, assim como o preço para completar o tanque. Trata-se de um custo tabelado pelas próprias locadoras, mas é uma opção do usuário entregar com o tanque vazio e realizar o pagamento mediante esta tabela. Portanto, se você não se importar com os custos adicionais, pode devolver o carro com o tanque vazio, não é uma obrigatoriedade.

Motorista adicional

Esta é uma pergunta importante e uma dúvida comum. Somente o titular da locação e pessoas indicadas por ele durante a contratação do serviço podem dirigir o carro. Essas informações estarão no contrato de locação do veículo e os documentos requeridos para os demais motoristas são os mesmos para a contratação do serviço, ou seja, carteira de habilitação e cartão de crédito.

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Multas

Em caso de multa, a locadora é notificada e repassa a aplicação da multa para o locatário. O pagamento é realizado diretamente no cartão de crédito do condutor. Além disso, os pontos são registrados na carteira do contratante ou do real condutor, que poderá ser indicado pelo responsável do contrato. A Localiza ainda se preocupa em comunicar a infração por e-mail ao cliente do contrato.

Seguro

Geralmente, os contratos de aluguel de carros contam com o CDW, cobertura esta que isenta o motorista no caso de acidentes, bem como com a proteção contra roubo. Essas especificações também são encontradas no contrato. Os clientes ainda podem optar por contratar proteção pessoal e para terceiros com a Localiza na hora da reserva.

Acidente

Esta é uma possibilidade e, caso ocorra, é necessário ligar imediatamente para assistência 24 horas da locadora. Para lhe auxiliar, é bom já manter o contato pronto para qualquer necessidade. Também é necessário registrar um boletim de ocorrência e entregar uma cópia para a empresa responsável pelo automóvel. É bom verificar as condições no contrato, visto que elas podem variar.

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Roubo

Assim como em caso de acidente, é importante que o cliente entre em contato com a assistência. Além disso, contar com o preenchimento de dois documentos: o Boletim de Ocorrência e o Aviso de Sinistro. O boletim deve ser registrado no órgão responsável e apresentado, no máximo, em 48 horas a uma agência da empresa. O Aviso de Sinistro deve ser preenchido e assinado em uma das agências da empresa, descrevendo o ocorrido.

Fronteiras

A maioria das empresas permite que o automóvel locado seja operado somente dentro do país. Se quiser, o cliente poderá realizar uma nova locação no país de destino mediante nova reserva. A Localiza está disponível em diversos países da América Latina, como Argentina, Colômbia, Equador, Paraguai e Uruguai, e espalhada em capitais e aeroportos.

Esperamos que tenha tirado as dúvidas e tenha conseguido as informações necessárias para preparar as malas e seguir rumo a uma nova aventura pelas estradas brasileiras.

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+ Info
Localiza
https://www.localiza.com/
centraldereservas@localiza.com
0800 979 2000

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