Viagem ao Japão

Japão - Principais pontos turísticos, lugares para ir, passeios e dicas

07-Ago-2024
Redação | GuiaViajarMelhor.com

Japão 07-Ago-2024

Pensando em conhecer o Japão? Confira nossas dicas sobre os principais pontos turísticos do país, lugares para ir e passeios que você pode fazer no Japão

Anúncio

O Japão é uma terra de contrastes, onde as tradições milenares se encontram com a tecnologia de ponta em suas incríveis cidades. Por isso, o país é um lugar que cativa os corações de muitos turistas, sobretudo de brasileiros, estando entre os principais destinos da Ásia.

A terra do sol nascente é um exemplo de organização e modernidade, além de ser um país com inúmeras belezas naturais e arquitetônicas. Se não bastasse tudo isso, o Japão é famoso pela educação de seu povo que sempre está pronto para recepcionar os visitantes com muita simpatia. Além da gastronomia, é claro, que está entre as mais apreciadas do mundo, com delícias irresistíveis.

Portanto, se a sua ideia é viajar para o Japão, preparamos este guia para tornar a sua experiência mais tranquila, com dicas sobre os pontos turísticos, lugares para ir e passeios imperdíveis no país. Confira!

Anúncio

Pontos turísticos do Japão

Um dos principais itens de qualquer roteiro de viagem, os pontos turísticos de um destino ajudam não só a conhecê-lo hoje, mas também a entender seu passado, e no Japão não é diferente. Templos centenários, construções históricas e lugares que expressam toda a cultura japonesa fazem parte da lista de locais que você precisa visitar por lá.

Santuário de Fushimi Inari

Pontos turísticos do Japão: Santuário de Fushimi Inari – Foto: Lin Mei/Unsplash

Um dos mais famosos pontos turísticos do Japão, o Santuário de Fushimi Inari fica nos arredores de Kyoto e é conhecido por seus inúmeros torii e portões vermelhos. Nele há vários pequenos santuários, estátuas e altares, além de trilhas e espaços que oferecem vistas incríveis da cidade de Kyoto. O santuário é dedicado a uma divindade considerada a protetora dos negócios, da colheita e da prosperidade. O percurso por seus corredores representa a passagem do mundo físico para o divino.

Anúncio

Pavilhão de Ouro – Kinkaku-ji

Lugares para ir no Japão: Kinkaku-ji – Foto: Emanuele Bono/Unsplash

O Templo do Pavilhão de Ouro – Kinkaku-ji é considerado o coração cultural do Japão e um dos principais pontos turísticos do país. A construção parece ter saído de um conto de fadas e impressiona pela beleza de sua arquitetura, rica em detalhes. O templo milenar tem três andares adornados com folhas de ouro, além disso, fica em um jardim lindíssimo, onde há um lago de águas tranquilas. O Pavilhão de Ouro fica em Kyoto e é um Patrimônio Mundial da UNESCO.

Anúncio

Parque Nacional Shinjuku Gyoen

Dicas de pontos turísticos no Japão – Foto: Utakaha/Unsplash

Um dos maiores parques da capital do Japão, o Shinjuku Gyoen é também um de seus pontos turísticos imperdíveis, sobretudo para aproveitar os dias ao ar livre. Ele ocupa uma área de mais de 58 hectares na grande metrópole japonesa e tem jardins belíssimos, principalmente na primavera, quando as cerejeiras florescem. No outono, o parque Shinjuku Gyoen também fica lindíssimo, ganhando cores diferentes, em tons terrosos. Ele é um ótimo lugar, inclusive, para fazer piqueniques em Tóquio.

Anúncio

Distrito de Dotonbori

Pontos turísticos no Japão: Distrito de Dotonbori – Foto: Ramon Kagie/Unsplash

Outro lugar que você precisa conhecer ao viajar para o Japão, Dotonbori é um distrito de Osaka com uma atmosfera vibrante e muitas opções de entretenimento. O local é famoso por sua rua principal, onde os edifícios são repletos de letreiros coloridos e luminosos. Em alguns deles há, inclusive, figuras e letreiros icônicos, como o Glico Running Man e o Kani Doraku Crab, onde é comum os turistas registrarem sua passagem pela cidade através de fotos.

Templo Kiyomizu

Pontos turísticos para visitar no Japão – Foto: Un Liu/Unsplash

Um dos mais importantes templos de Kyoto, Kiyomizu é um dos pontos obrigatórios para visitar em qualquer roteiro de viagem ao Japão. Ele fica em uma montanha e tem uma grande varanda suspensa a 13 metros de altura, de onde se tem uma vista deslumbrante da cidade.

Anúncio

Mas este não é o único atrativo do templo, já que sua arquitetura é uma das mais impressionantes de Kyoto. Além disso, trata-se de um complexo onde há também outras atrações, como uma cachoeira e o Jishu-jinja Shrine, onde as pessoas caminham de olhos fechados por entre uma fenda nas rochas para encontrar sucesso no amor.

Templo Senso-ji

Dicas de lugares no Japão: Templo Senso-ji – Foto: Matt Ketchum/Unsplash

Senso-ji é o mais popular entre os templos de Tokyo e um dos principais pontos turísticos do Japão, sobretudo para quem quer imergir na cultura local. Ele fica em Asakusa, entre ruas cheias de lojas que vendem de tudo. Ou seja, a visita ao templo pode ser combinada com um passeio cultural pela cidade. Dentro do templo budista, que é o mais antigo da capital japonesa, você encontrará a imagem de Kannon, a deusa da misericórdia, além de belos jardins e esculturas centenárias.

Arashiyama

Bosque de Bambu Arashiyama – Foto: Naokijp/Wikimedia Commons

Um dos pontos turísticos icônicos de Kyoto, o Bosque de Bambu Arashiyama está entre os lugares mais visitados do Japão atualmente. Ele fica no vilarejo de Sagano, no lado oeste da cidade, e, apesar de ser um caminho curto entre os bambus, é bastante imersivo. Dentro do bosque, a luz refletida no chão entre os bambus traz a sensação de algo mágico. Além disso, Arashiyama fica ao lado do Templo Tenryu-ji, outro lugar para visitar no Japão.

Anúncio

teamLab Planets TOKYO

Dicas de passeios no Japão – Foto: teamLab Planets TOKYO/Divulgação

O Japão é repleto de cenários históricos para visitar, mas também tem lugares modernos e tecnológicos imperdíveis. Um deles é o teamLab Planets TOKYO, um museu que combina arte digital e a beleza da natureza em uma experiência imersiva de luz, água e som. A visita ao espaço ocorre com os pés descalços e, durante a caminhada pelas composições do museu, as pessoas podem explorar todos os sentidos.

Anúncio

Há diferentes áreas para isso, como a “Área do Jardim”, onde o visitante mergulha em um mundo de mais de 13 mil orquídeas vivas na obra de arte “Floating Flower Garden”: Flowers and I are of the Same Root, the Garden and I are One”. Na “Área de Água”, há múltiplos espaços de arte para andar descalço e interagir com as obras.

Castelo Himeji

Pontos turísticos no Japão: Castelo Himeji – Foto: Nick115/Pixabay

Por último, o Castelo Himeji não é só um dos principais pontos turísticos do Japão, mas parada obrigatória em todo roteiro de viagem ao país. Uma lembrança que sobreviveu ao tempo, o castelo é famoso por sua engenhosa estrutura defensiva, que é uma verdadeira fortificação repleta de labirintos, passagens escondidas e portões de vigilância. Além disso, ao seu redor há lindos jardins, que tornam o lugar ainda mais belo.

Anúncio

Lugares para ir no Japão

Como você pode perceber, os pontos turísticos do Japão estão espalhados em diferentes lugares do país. Portanto, ao planejar seu roteiro de viagem considere conhecer mais de uma cidade japonesa, não se limitando, por exemplo, à sua capital.

Tóquio

Dicas de lugares para ir no Japão: Tóquio – Foto: Jezael Melgoza/Unsplash

A capital do Japão é uma das cidades mais vibrantes do mundo e, portanto, um lugar incrível para incluir em seus planos de viagem. Lá você encontrará diversas opções de entretenimento, além da possibilidade de imergir em diferentes valores. Moderna e tradicional ao mesmo tempo,

Anúncio
Tóquio proporciona um choque cultural em vários âmbitos. Além disso, tem inúmeros pontos turísticos, parques que são verdadeiros refúgios e uma excelente gastronomia.

Kyoto

Lugares para ir no Japão: Kyoto – Foto: Su San Lee/Unsplash

Kyoto já foi capital do Japão e, hoje, está entre os lugares que não podem ficar de fora de nenhum roteiro de viagem ao país. Berço da cultura japonesa, a cidade é conhecida como o “coração do Japão” e guarda verdadeiros tesouros nacionais. Lá você poderá observar grandes obras arquitetônicas milenares e lindos jardins, por exemplo. Ademais, se escolher viajar na primavera, verá de perto a beleza da floração das cerejeiras, que tomam conta da cidade e tornam a paisagem ainda mais bela.

Osaka

Dicas de lugares no Japão: Osaka – Foto: Glenn Lim/Unsplash

Osaka também é um dos lugares para conhecer no Japão, principalmente para apreciar a deliciosa gastronomia local. A região se orgulha de sua culinária e tem muitos pratos típicos irresistíveis, e o melhor a preços acessíveis. Mas não é só isso. Osaka é um grande centro econômico e, portanto, um lugar desenvolvido e com muitos atrativos. Além disso, conserva imponentes construções históricas. Para completar, a região possui ótimos hotéis, ótimos lugares para compras e diversos bares e restaurantes.

Anúncio

Passeios imperdíveis no Japão

Confira, agora, nossas dicas de passeios que podem tornar sua viagem ao Japão ainda mais interessante. Você pode aproveitar os tours tanto para explorar as cidades japonesas quanto para visitar as paisagens ao redor.

Excursão ao Monte Fuji a partir de Tóquio

Passeio ao Monte Fuji a partir de Tóquio – Foto: Filiz Elaerts/Unsplash

O Monte Fuji é, sem dúvida, um dos lugares mais icônicos do Japão: a maior montanha do país pontua a paisagem da capital japonesa e é, claro, destino dos principais passeios a partir de

Anúncio
Tóquio. A excursão ao Monte Fuji, geralmente, dura um dia e leva os viajantes à base da montanha, passando por vários pontos turísticos. O tour é feito com o acompanhamento de um guia que conta a história do Monte Fuji.

Passeio a Hiroshima e Miyajima com guia

Passeios para fazer no Japão – Foto: Desmond Tawiah/Unsplash

Outro passeio imperdível para fazer no Japão é o tour que combina a visita à cidade de Hiroshima e à ilha de Miyajima. A excursão ocorre com o acompanhamento de um guia e dura um dia inteiro, partindo de Tóquio. Durante o passeio, o guia conta a história de Hiroshima, passando por lugares importantes da cidade, como o Peace Park e o A-Bomb Dome. Já na ilha de Miyajima, os turistas apreciam a beleza local.

Anúncio

Tour em Tóquio com guia licenciado pelo governo

Tour guiado em Tóquio – Foto: 二-盧/Pixabay

Uma das melhores maneiras de conhecer a capital japonesa é através do Tour guiado por Tóquio com um guia licenciado pelo governo. O roteiro passa pelos principais pontos turísticos da cidade e oferece aos visitantes a oportunidade de se aprofundar na história local. Por exemplo, o guia conta mais sobre a realeza japonesa no Palácio Imperial. Além disso, leva os visitantes ao parque Shinjuku Gyoen e a bairros importantes de Tóquio.

Anúncio

Excursão de bicicleta elétrica em Kyoto

Dicas de passeios para fazer no Japão – Foto: Rulosan/Pixabay

Por fim, experimente percorrer lugares secretos da cidade de Kyoto na excursão de bicicleta elétrica. Este é um dos passeios no Japão para quem gosta de aventura. O roteiro vai dos jardins zen da cidade aos templos listados pela UNESCO, possibilitando aos turistas apreciar a beleza local. Nele, você também aprenderá mais sobre a história e a cultura do Japão, já que a excursão é feita com o acompanhamento de um guia.

Anúncio

Dicas de viagem ao Japão

Dicas de viagem no Japão – Foto: Tianshu Liu/Unsplash

Turistas brasileiros não precisam de visto para viajar ao Japão, desde que o tempo de permanência no país não ultrapasse os 90 dias. Mas é importante se atentar a dicas importantes de viagem para não ter problemas para aproveitar seu tempo no Japão.

Anúncio

Sobre a documentação, o visto não é obrigatório, mas é necessário ter passaporte válido. O viajante também precisa apresentar a passagem de volta ao Brasil e comprovantes de hospedagem e de meios financeiros para se manter no país durante a viagem. É importante, ainda, não ter antecedentes criminais para entrar no Japão.

Ao planejar sua viagem tenha em conta que o país é um dos mais distantes do Brasil. Mais de 17 mil quilômetros separam os dois países. Portanto, uma das dicas fundamentais é se preparar para uma viagem longa ao Japão. Os voos para lá são longos e envolvem, pelo menos, uma conexão, já que não há voos diretos partindo do Brasil.

Neste aspecto, você deve certificar-se também das exigências de desembarque do país onde fará a conexão. Dependendo da companhia aérea, poderá fazer conexão na Europa, na África ou na América do Norte. Se fizer a conexão nos

Anúncio
Estados Unidos, por exemplo, será necessário obter o visto do país para desembarcar.

Considere, ainda, que o fuso horário do Japão é 12 horas à frente do horário do Brasil, o que pode provocar alguns efeitos no corpo nos primeiros dias, o chamado jet lag. Por isso, programe o seu roteiro com pausas para descanso, já que o sono, principalmente, pode interferir na sua experiência.

Melhor época para viajar ao Japão

Quando ir para o Japão – Foto: Masaaki Komori/Unsplash

Quando o assunto é escolher a melhor época para viajar ao Japão, é preciso considerar que o país tem estações bem definidas. O inverno é bastante frio, com temperaturas que se aproximam de zero. No verão, por sua vez, faz muito calor, quando os termômetros ultrapassam os 30ºC. É importante lembrar ainda que, como está no hemisfério norte, quando é verão no Brasil, é inverno no Japão, e vice-versa.

Anúncio

Por outro lado, o outono e a primavera são períodos com temperaturas amenas e paisagens belíssimas, o que os tornam um dos preferidos pelos turistas para viajar ao Japão. Especialmente na primavera, as cidades japonesas ganham vida com a floração das cerejeiras, que atrai milhares de turistas para o espetáculo da natureza. No outono, as cores em tons terrosos deixam a paisagem ainda mais surpreendente.

∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.

∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.


Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para contato@guiaviajarmelhor.com



Anúncio

Artigos relacionados

Ver mais
Erro ao carregar dados

Alterar configurações de privacidade

Continue lendo