Mapa interativo mostra se já tem casos da Covid-19 na sua rua
Será que a Covid-19 já chegou na sua rua? Pesquisadores da FAU-USP criaram um mapa interativo mostrando onde foram localizados os casos da Covid-19
O estudo que mostraremos a seguir tem como propósito acompanhar em tempo real a evolução dos casos confirmados da Covid-19. Pesquisadores do LabCidade, Laboratório Espaço Público e Direito à Cidade, que funciona como uma extensão da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP), busca analisar as políticas públicas urbanas, com foco na cidade de São Paulo e em demais regiões metropolitanas do Brasil.
Através de pesquisas científicas e sociais, que englobam diferentes áreas de interesse público, o laboratório desenvolve projetos que analisam o desempenho de ações desenvolvidas com uma rede completa de parceiros, tanto focadas em grupos de pesquisas de outras universidades do país, como em cooperação direta com ONGs, coletivos, escritórios modelo e projetos de assistência técnica aplicada em setores diversos.
Como saber se tem casos confirmados de Covid-19 no meu bairro ou na minha rua?
Esse mapa interativo está disponível online, acessível para qualquer pessoa. Através da plataforma criada pelo
Conforme matéria da UOL, segundo os cientistas do LabCidade, após uma análise rápida, ferramenta ainda nos mostra a diferença entre o número de casos confirmados em comunidades de baixa renda, em comparação com os bairros centrais.
Esse mapeamento é indispensável para auxiliar o poder público na busca por soluções e análise de estratégias no combate à pandemia, que colocou o Brasil em segundo lugar no ranking de países com maior número de casos.
“Esses dados não são todos, são os de hospitalização. Aqueles que se trataram em casa ou mesmo os assintomáticos não vão aparecer no mapa”, diz Aluízio Marino, pesquisador que está trabalhando neste projeto do LabCidade.
Marino disse ainda, conforme publicação feita no site da UOL, sobre a complexidade de tratar São Paulo de forma generalizada e como personalizar pode ser uma estratégia eficaz para alinhar estratégias adaptadas para cada região. “A cidade de São Paulo tem uma característica muito diversa, há várias cidades dentro de uma, então precisa haver estratégias territorializadas”.
Quem assina as pesquisas do LabCidade?
O LabCidade é coordenado pelo professor Euler Sandeville, focado no núcleo de Estudos da Paisagem e para o segundo núcleo onde o laboratório atua, chamado de
Você pode ver o mapa interativo detalhado no próprio canal disponibilizado pelo LabCidade, nesta página.
Desafios na área da pesquisa e transparência
No último mês (9 de junho), a página que centraliza os projetos desenvolvidos pelo laboratório, publicou uma matéria sobre a dificuldade de manter uma atualização mais assertiva, pois o Ministério da Saúde retirou dados que permitiam uma exatidão maior na hora de apurar os territórios em que a doença avançou.
A matéria publicada ainda informa sobre como essa mudança pode prejudicar a transparência nos dados divulgados. “Essa alteração está conectada a uma estratégia mais ampla de diminuir a transparência dos dados sobre a Covid-19 no Brasil. Muitas críticas estão sendo feitas acerca das informações sobre o total de óbitos e casos confirmados, que passaram a ser omitidos nos boletins diários divulgados pelo Ministério da Saúde”.
» Brasileira compartilha como está a situação da pandemia em Nova York
» Europa vai barrar entrada de brasileiros até pandemia ser controlada
» Destinos internacionais que pretendem reabrir para turistas em junho
» Quando vamos poder viajar ao exterior?
∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.
∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.
Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para contato@guiaviajarmelhor.com