Atualizada em:
Veja o novo protocolo com medidas sanitárias mais eficazes em voos e aeroportos divulgado pela Anaca e Anvisa
Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) publicaram uma nota na última terça-feira (19) que regulamenta uma série de novas medidas a serem tomadas em aeroportos e aeronaves que visam combater o novo coronavírus.
Uma das novas medidas da regulamentação é voltada no desembarque após o pouso do avião. A nota técnica da Anvisa recomenda que a partir de agora os passageiros permaneçam sentados e que o desembarque seja realizado por filas, começando pela frente da aeronave.
Entre as medidas adotadas, foram definidas regras para limpeza e desinfeção de aeronaves e espaços públicos, serviço de bordo, manutenção do distanciamento social e proteção dos profissionais.
Novas medidas sanitárias
A nota traz diversas recomendações para companhias aéreas, funcionários e passageiros.
- O uso de máscaras obrigatório para funcionários, tripulantes e passageiros. A medida deverá ser atendida tanto nas dependências do aeroporto, como dentro das aeronaves.
- Aeroportos deverão produzir avisos sonoros sobre a disseminação do vírus e prevenção devem ser anunciados em todos os voos, áreas de embarque e desembarque tanto nacionais quanto internacionais.
- Materiais informativos com dicas de prevenção devem estar disponíveis.
- Administradoras aeroportuárias, prestadores de serviços e companhias aéreas deverão supervisionar as equipes de limpeza para que a higienização seja intensificada.
- A circulação de pessoas nos terminais deve ser organizada de forma que a distância de 2 metros. A medida deve ser atendida tanto em filas de check-in, salas de espera, embarque e desembarque.
- Dispensadores de álcool em gel devem estar amplamente disponíveis, especialmente em áreas próximas de bebedouros, banheiros, esteiras de bagagem e elevadores.
- Nas praças de alimentação, as mesas devem ser mantidas a uma distância mínima de 2 metros uma da outra.
- Dentro dos aviões, recomenda-se suspender o serviço de bordo ou, no caso de mantê-lo, priorizar alimentos e bebidas em embalagens individuais e previamente higienizadas – o mesmo vale para voos internacionais.
Além disso, companhias aéreas deverão sempre que possível, alocar os viajantes distantes uns dos outros dentro das aeronaves, disponibilizar sabonete líquido, água corrente, papel toalha e álcool em gel nos banheiros dos aviões.
Leia também:
» Qatar doará 100 mil passagens para profissionais da saúde tirarem férias
» Uniforme de “astronauta” da AirAsia protege tripulação do coronavírus
» Acrópole de Atenas reabre a visitantes após ser fechado por dois meses
» 7 destinos internacionais que pretendem reabrir para turistas em junho
∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.
∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.
Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]