Pensando em viajar para Angra dos Reis? Confira nossas dicas sobre as principais atrações, como chegar, onde ficar e qual a melhor época para ir para Angra dos Reis

A natureza exuberante e a diversidade de lugares para conhecer tornam Angra dos Reis um dos destinos mais completos e cobiçados do litoral brasileiro. A cidade da Costa Verde do Rio de Janeiro tem 365 ilhas e mais de 2 mil praias belíssimas, além de cachoeiras e cenários charmosos, cheios de cultura e muita diversão. Por isso, não há quem não queira viajar para Angra dos Reis.

E se você está entre os muitos viajantes que sonham em visitar este destino incrível do litoral fluminense, confira nossas dicas sobre os principais pontos turísticos, como chegar, onde ficar e qual a melhor época para ir para Angra dos Reis.

Leia também » Estes são os 100 lugares mais lindos para viajar no Brasil

Onde fica Angra dos Reis

dicas angra dos reis

Foto: Divulgação

Angra dos Reis fica no litoral sul do estado do Rio de Janeiro, na região conhecida como Costa Verde. A cidade está a 156 km da capital fluminense e fica próxima de outros destinos de praia do Rio, como Mangaratiba (a 53 km) e Paraty (a 96 km), e de São Paulo, como Ubatuba (a 166 km).

Como chegar em Angra dos Reis

dicas angra dos reis

Foto: Divulgação

Há um pequeno aeroporto em Angra dos Reis, localizado a 5 km do centro da cidade, que recebe voos de São Paulo. No entanto, a melhor forma para quem vem de outros estados é optar pelos aeroportos do Rio de Janeiro: Santos Dumont (a 158 km) e Galeão (a 149 km). A partir da Cidade Maravilhosa, é só alugar um carro ou pegar um ônibus até Angra.

Para seguir de carro a partir da cidade do Rio de Janeiro, é preciso pegar a BR-101 (Rodovia Rio-Santos) com sentido a São Paulo. A viagem dura cerca de 2h30 até Angra dos Reis. Para quem parte de São Paulo, o trajeto segue pela BR-116 (via Dutra) até o município de Barra Mansa (RJ), onde continua na RJ-155 até Angra. O percurso tem 396 km e leva em torno de 5h30.

De ônibus, há partidas diárias da Rodoviária do Novo Rio, na capital fluminense, e a viagem até Angra dos Reis leva em torno de 3h. Saindo de São Paulo, os ônibus partem da Rodoviária do Tietê direto para Angra dos Reis, o trajeto dura cerca de 8h.

Atrações e pontos turísticos de Angra dos Reis

angra dos reis

Foto: Divulgação

Como já dissemos, Angra é um destino completo e não é por menos. Formada por 365 ilhas belíssimas e mais de 2 mil praias paradisíacas, não faltam lugares para ver e se deslumbrar por lá. Além disso, é um paraíso para quem curte esportes aquáticos e muito contato com a natureza. E se não bastassem as belezas naturais, a cidade tem atrações históricas com mais de 500 anos, ótima gastronomia e uma rede hoteleira completa. Confira, a seguir, as principais atrações e pontos turísticos de Angra dos Reis:

Ilha Cataguases

Uma das mais bonitas da Baía da Ilha Grande, a Ilha de Cataguases tem praias com areia branco-neve, banhadas por águas cristalinas em tons de verde esmeralda e cercadas por pitangueiras. É um ótimo lugar para curtir o dia em família, principalmente com crianças, devido suas águas calmas, e ponto de parada de vários passeios de escuna.

Ilhas Botinas

Outro lugar paradisíaco de Angra dos Reis, as Ilhas Botinas são duas pequenas formações rochosas – que lembram a forma de um sapato – localizadas em meio a um mar com águas transparentes. Ponto de parada de vários passeios de barco, são perfeitas para quem quer fazer mergulho, já que suas águas têm visibilidade de até 10 metros de profundidade.

Ilha da Gipóia (Ilha da Jipoia)

Segunda maior ilha de Angra dos Reis, a Ilha da Gipóia – também conhecida como Ilha da Jipoia – é perfeita para quem busca tranquilidade. Nela há lindas praias e baías isoladas com águas cristalinas e formações rochosas que formam cenários deslumbrantes. Seu ponto mais badalado é a Praia do Dentista, onde há bares flutuantes.

Ilha Grande

Ilha Grande, por sua vez, é a maior de Angra dos Reis, com 187 ilhotas, mais de 100 belíssimas praias, cachoeiras, trilhas e Mata Atlântica preservada. A ilha possui uma vila charmosa, várias opções de hospedagem e serviços. Lá não entram carros e, em muitos lugares, não há internet ou sinal de celular, destino perfeito para se desligar do mundo

Passeio de Escuna

Uma das melhores formas de conhecer Angra dos Reis, o passeio de escuna também é muito divertido e leva os turistas a vários lugares lindos em um único dia. Realizado por várias agências de turismo, os passeios, geralmente, incluem 12 praias e fazem paradas em 3 pontos para mergulho, com duração total de 7 horas.

Mergulho

As águas cristalinas e a grande variedade de vida marinha fazem de Angra dos Reis um ótimo lugar para a prática do mergulho, seja o de profundidade ou com snorkel (superfície). Entre os lugares interessantes está a Laje de Matariz, onde um helicóptero foi afundado propositalmente para criar novos atrativos para os apaixonados por mergulho.

Ilha da Piedade

Uma ótima opção de passeio para fazer com a família em Angra, a Ilha da Piedade é banhada por águas calmas e transparentes.  O visual de sua praia é encantador e inclui a Igreja da Piedade. Não há estrutura turística, por isso recomenda-se levar água e lanches para passar o dia por lá.

Pico do Frade

Segundo ponto mais alto de Angra dos Reis, o Pico do Frade tem 1500 metros de altura. Conhecido também como Pedra do Frade, faz parte do Parque Nacional da Serra da Bocaina e, por estar entre os estados do Rio de Janeiro e São Paulo, oferece uma paisagem que mescla serra e mar. O passeio que leva até o topo dura em média 7 horas.

Cachoeira do Bracuí

A cachoeira do Bracuí tem um grande volume de água e 70 metros de altura. Para chegar ao seu topo, percorre-se um caminho que revela outras belas quedas d’água e poços para banhos. Do alto da cachoeira do Bracuí se tem uma vista incrível da Baía da Ilha Grande, em Angra dos Reis

Mercado Municipal

Localizado no centro histórico de Angra dos Reis, em frente ao Chafariz da Saudade, na Praça Zumbi dos Palmares, o Mercado Municipal é um lugar para conhecer e fazer ótimas compras. Também conhecido como Mercado do Peixe, o local é um dos principais pontos de encontro dos moradores da cidade, onde vende-se peixes, frutos do mar e artesanatos.

Igreja de Nossa Senhora dos Remédios

Construída em 1760, a Igreja de Nossa Senhora dos Remédios é uma das obras seculares de Angra dos Reis. Localizada próxima à praia do Retiro, a igreja é uma das atrações históricas da cidade que vale a pena conhecer, seja em um passeio em família ou com amigos.

Bate-volta em Paraty

Se você for passar vários dias em Angra dos Reis, uma boa dica é incluir em seu roteiro um passeio bate-volta para Paraty, outro destino incrível do litoral sul do Rio de Janeiro. Distante apenas 96 km de Angra, a cidade tem um centro histórico belíssimo e muitas atrações para curtir em um dia.

Qual é a melhor época para ir para Angra dos Reis?

angra dos reis

Foto: Divulgação

O verão é, sem dúvida, a melhor época para ir para Angra dos Reis. Durante a estação, o mar que banha a região fica com águas mais quentes e transparentes. No entanto, é também neste período que ocorre a alta temporada na cidade, com maior procura de turistas e preço dos serviços mais elevado. Além disso, as chuvas coincidem com os meses de verão.

Por isso, se você quiser fugir do mau tempo e das aglomerações, vale a pena programar sua viagem para Angra dos Reis nos meses de maio, setembro, outubro e novembro, quando o tempo está mais firme e com temperatura agradável para curtir a praia. Vale destacar, também, que Angra é um destino muito procurado em feriados e finais de semana. Portanto, se você gosta de tranquilidade, visite a cidade durante a semana.

Onde se hospedar em Angra dos Reis

dicas angra dos reis

Foto: Divulgação

Para escolher onde se hospedar em Angra dos Reis é preciso que você tenha bem claro o objetivo da viagem. Caso seja ficar próximo de tudo, com acesso aos equipamentos turísticos e serviços, o centro histórico é a melhor opção. Nesta região as acomodações costumam ser mais baratas do que em outros locais da cidade.

Agora, se o que você procura são hospedagens mais próximas às praias, com requinte e mais comodidades, encontrará os melhores hotéis, pousadas e resorts nas regiões mais afastadas do centro da cidade, como Frade, Pontal e Conceição de Jacareí.  Há, também, a Estrada do Contorno, onde estão as pousadas mais luxuosas e exclusivas, ótimas para quem quer ficar perto tanto do centro quanto das praias. Veja, a seguir, uma seleção com ótimos hotéis e pousadas para se hospedar em Angra dos Reis:

Mercure Angra dos Reis

Com uma linda vista para a Baía da Ilha Grande, o Hotel Mercure Angra dos Reis é uma das hospedagens de Angra dos Reis com fácil acesso aos principais pontos turísticos e serviços. Além de acomodações super confortáveis, oferece aos hóspedes piscina com borda infinita, piscina aquecida, centro fitness e saunas secas e úmidas.

Vila Galé Angra dos Reis

Construído na antiga Fazenda Tanguá, preservando alguns dos edifícios originais e palmeiras imperiais, o Vila Galé Angra dos Reis é um dos melhores resorts da região. Sua estrutura inclui acomodações amplas, 6 restaurantes, 4 bares e um Satsanga Spa com sauna, banho turco e salas de massagem. Ele fica apenas 10 minutos do centro de Angra.

Hotel Fasano Angra dos Reis

Localizado no condomínio Frade, o Hotel Fasano Angra dos Reis tem vista para o mar ou para o campo, e ampla área de lazer, com fitness center, quadras de tênis e poliesportiva, boulevard de lojas e restaurantes. Suas acomodações são suítes luxuosas e espaçosas, todas com varandas e algumas com sala de estar.

Angra Boutique Hotel

Situado no condomínio Porto Frade, o Angra Boutique Hotel fica em uma área cercada por muito verde e oferece muita tranquilidade para seus hóspedes. Sua estrutura inclui piscina externa, sauna a vapor, bar molhado, salão de jogos, deck, hidromassagem, sala de ginástica e suítes equipadas com ar condicionado, TV, frigobar e wi-fi.

Inscreva-se em nosso canal:



Planeje sua Viagem




Deseja falar com a redação ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

Quando ir para Maragogi? Veja a melhor época para não errar

Artigo anterior

Melhores praias do Brasil para ir em família

Artigo seguinte

Você pode gostar