Após confinamento, golfinhos cor de rosa retornam às águas de Hong Kong

Atualizada em:

Golfinhos cor de rosa estão retornando para Hong Kong após o bloqueio do tráfego de barcos e balsas na região por conta do Coronavírus

Raros golfinhos corcunda indo-pacífico estão voltando às águas de Hong Kong. Os cientistas dizem que seus números aumentaram nas últimas semanas graças a uma pausa no tráfego de balsa de alta velocidade, que foi retardada por conta da pandemia.

Durante anos estes golfinhos, também conhecidos como golfinhos brancos chineses, ou golfinhos cor-de-rosa, têm evitado o Delta do Rio das Pérolas em Hong Kong para se manterem fora do caminho dos ferries de alta velocidade que cortam as águas diariamente. Mas agora os pesquisadores dizem que o número de golfinhos corcundas na área saltou 30% nos últimos meses, desde que o tráfego de barcos foi suspenso em fevereiro.

golfinhos hong kong
Foto: Divulgação

A Dra. Lindsay Porter, uma cientista pesquisadora sênior da Universidade de St Andrews, disse à Reuters que estas águas, que já foram as mais congestionadas de Hong Kong, se tornaram mais amigáveis aos golfinhos em meio à pandemia. “Tenho estudado estes golfinhos desde 1993 e nunca vi nada como esta dramática mudança antes, e a única coisa que mudou foram 200 balsas que pararam de viajar antes”.

Porter tem trabalhado com grupos locais de conservação, incluindo a WWF Hong Kong, para estudar os golfinhos no Delta do Rio das Pérolas.

Segundo a WWF Hong Kong existem cerca de 2500 golfinhos em todo o delta, mas o grupo disse ter observado uma “preocupante diminuição no número de golfinhos jovens” nas águas de Hong Kong. “Às vezes sinto que estamos estudando o lento declínio desta população, o que pode ser realmente triste”, disse o Porter à Reuters. Os golfinhos cor-de-rosa e brancos chineses em Hong Kong são particularmente vulneráveis aos esgotos e produtos químicos que são despejados diariamente no porto, bem como à pesca excessiva, ao tráfego de barcos e ao desenvolvimento costeiro.

Leia também:

» Cachorrinhos resgatados visitam aquário fechado por coronavírus nos EUA
» Mapa mostra em tempo real países que ainda não foram afetados pelo coronavírus
» Circo na Alemanha troca animais vivos por hologramas e cria show emocionante
» Sem turistas, águas dos canais de Veneza surgem cristalinas

∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.

∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.


Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

 

Rolar para cima