Golfinhos cor de rosa estão retornando para Hong Kong após o bloqueio do tráfego de barcos e balsas na região por conta do Coronavírus

Raros golfinhos corcunda indo-pacífico estão voltando às águas de Hong Kong. Os cientistas dizem que seus números aumentaram nas últimas semanas graças a uma pausa no tráfego de balsa de alta velocidade, que foi retardada por conta da pandemia.

Durante anos estes golfinhos, também conhecidos como golfinhos brancos chineses, ou golfinhos cor-de-rosa, têm evitado o Delta do Rio das Pérolas em Hong Kong para se manterem fora do caminho dos ferries de alta velocidade que cortam as águas diariamente. Mas agora os pesquisadores dizem que o número de golfinhos corcundas na área saltou 30% nos últimos meses, desde que o tráfego de barcos foi suspenso em fevereiro.

golfinhos hong kong

Foto: Divulgação

A Dra. Lindsay Porter, uma cientista pesquisadora sênior da Universidade de St Andrews, disse à Reuters que estas águas, que já foram as mais congestionadas de Hong Kong, se tornaram mais amigáveis aos golfinhos em meio à pandemia. “Tenho estudado estes golfinhos desde 1993 e nunca vi nada como esta dramática mudança antes, e a única coisa que mudou foram 200 balsas que pararam de viajar antes”.

Porter tem trabalhado com grupos locais de conservação, incluindo a WWF Hong Kong, para estudar os golfinhos no Delta do Rio das Pérolas.

Segundo a WWF Hong Kong existem cerca de 2500 golfinhos em todo o delta, mas o grupo disse ter observado uma “preocupante diminuição no número de golfinhos jovens” nas águas de Hong Kong. “Às vezes sinto que estamos estudando o lento declínio desta população, o que pode ser realmente triste”, disse o Porter à Reuters. Os golfinhos cor-de-rosa e brancos chineses em Hong Kong são particularmente vulneráveis aos esgotos e produtos químicos que são despejados diariamente no porto, bem como à pesca excessiva, ao tráfego de barcos e ao desenvolvimento costeiro.

Leia também:

» Cachorrinhos resgatados visitam aquário fechado por coronavírus nos EUA
» Mapa mostra em tempo real países que ainda não foram afetados pelo coronavírus
» Circo na Alemanha troca animais vivos por hologramas e cria show emocionante
» Sem turistas, águas dos canais de Veneza surgem cristalinas

Dicas para planejar sua viagem:

» Descubra as melhores opções de aluguel de carros com a Localiza.
» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com.
» Ganhe R$179 de crédito do Airbnb na primeira reserva.

Deseja falar com a redação ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

Guia Viajar Melhor é indicado ao prêmio iBest na categoria Viagem e Turismo

Artigo anterior

Colômbia anuncia retomada de voos internacionais

Artigo seguinte

Você pode gostar