Atualizada em:
Descubra os melhores balneários com águas termais no Brasil, que oferecem relaxamento, diversão e saúde. Saiba quais são as cidades, as características e os benefícios dessas águas
Você sabia que existem muitos lugares no Brasil, além de Caldas Novas e Poços de Caldas, que possuem balneários com águas termais? Essas águas são ricas em minerais e têm propriedades terapêuticas que podem trazer diversos benefícios para a sua saúde e bem-estar. Neste texto, vamos te mostrar quais são os melhores destinos para relaxar nas águas termais no Brasil e como aproveitar ao máximo essa experiência.
As águas termais são aquelas que emergem do subsolo com uma temperatura superior à do ambiente, geralmente acima de 35°C. Elas podem ser classificadas de acordo com a sua composição química, que varia conforme a região e a profundidade em que se encontram. O Código de Águas Minerais define os tipos e os usos das águas termais no Brasil, que podem ser indicadas para tratamentos de pele, dores musculares, problemas respiratórios, entre outros.
Esses lugares são ideais para quem busca relaxar, aliviar o estresse e cuidar da saúde de forma natural e prazerosa. Existe uma grande variedade de balneários no Brasil com águas termais, distribuídos por diferentes estados e regiões. A seguir, vamos te apresentar alguns dos mais famosos e recomendados para você planejar a sua próxima viagem.
Cidades com águas termais no Brasil
São Paulo
Águas de Lindóia: uma das cidades mais famosas com águas termais no Brasil é Águas de Lindóia, que fica a apenas 180km de São Paulo. Lá, as águas brotam do solo com uma temperatura de 28ºC e são levadas para o balneário municipal, onde se formam piscinas de água mineral. O balneário também oferece serviços terapêuticos, como duchas escocesas e hidromassagem, que proporcionam relaxamento e bem-estar para os visitantes.
Águas de São Pedro: uma pequena cidade que se destaca pelas suas águas termais, que podem ser encontradas em diversos locais, como no parque aquático, no balneário ou no Fontanário. Este último, inclusive, é um dos principais atrativos do destino, pois oferece águas com propriedades medicinais, provenientes das fontes Almeida Salles e Gioconda.
Olímpia: O parque Thermas dos Laranjais é o grande destaque da cidade de Olímpia, que fica a 450 km de São Paulo. O parque conta com 20 piscinas térmicas, que oferecem diversão e relaxamento para todas as idades. Entre as atrações, há toboáguas, ondas, rio com correnteza e praia artificial. As águas termais do parque têm origem numa perfuração feita na década de 1950, que buscava por petróleo, mas encontrou um lençol de água quente a quase mil metros de profundidade.
Águas de Santa Bárbara: A cidade de Águas de Santa Bárbara é um destino que combina aventura e relaxamento. Localizada às margens do Rio Pardo, a cidade oferece atividades como rafting e boia-cross para os mais radicais. Para os que preferem um momento de tranquilidade, a cidade conta com o Balneário Municipal Mizael Marques Sobrinho e o Parque das Águas, onde é possível desfrutar das águas termais com propriedades terapêuticas.
Lins: Se você está procurando por águas termais no Brasil que tenham uma composição mineral mais rica e uma temperatura mais elevada, a cidade de Lins pode ser uma ótima opção. A cidade fica a 430 km de São Paulo e possui águas hipertermais fluoretadas e alcalino-bicarbonatadas, que proporcionam uma sensação de relaxamento ainda maior. O Blue Tree Park Lins Resort é um lugar perfeito para você desfrutar dessas águas, que chegam a 39ºC, em meio à natureza.
Amparo: É uma cidade que integra o Circuito das Águas Paulista e está localizada a 135 km de São Paulo. Com um clima ameno e paisagens montanhosas, Amparo convida ao descanso e ao lazer. As águas termais de Amparo são provenientes das rochas nas montanhas e têm propriedades medicinais reconhecidas. Elas são indicadas para o tratamento de asma, bronquite, diabetes, colite e outras doenças.
Cotia: Para quem quer sentir um clima de praia sem sair da capital paulista, uma boa opção é o Thermas da Mata. O parque oferece piscinas termais, que são ótimas para relaxar, e também uma piscina de ondas artificiais, que simula o movimento do mar. O local tem diversas atrações para todas as idades e gostos.
Monte Alegre do Sul: Se você quer desfrutar de banhos relaxantes e tratamentos de beleza, você pode visitar o Balneário Municipal de Monte Alegre do Sul. O espaço oferece banhos de imersão com espuma, duchas, saunas, tratamentos estéticos, massoterapia e outros serviços. O balneário funciona de quarta a sexta-feira, das 14h às 20h, e aos sábados, das 9h às 12h e das 14h às 19h.
Rio de Janeiro
Raposo: a cidade possui dois parques de águas minerais com propriedades terapêuticas, que são o Parque das Águas Soledade e o Fontanário Raposo. O primeiro tem água magnesiana, que é recomendada para tratamentos de doenças do fígado, dos rins, do pâncreas, da digestão e da gastrite. Já o Fontanário Raposo tem três tipos de águas carbogasosas, que têm cores e sabores diferentes entre si. O município também tem uma boa infraestrutura para o turismo.
Minas Gerais
Poços de Caldas: a cidade mineira tem uma tradição termal desde o século XIX. O Thermas Antonio Carlos é o primeiro estabelecimento termal do país na modernidade, e oferece vários serviços com águas de propriedades medicinais. Você pode desfrutar de hidrologia, banhos, duchas, saunas, mecanoterapias e outros tratamentos, em um edifício neoclássico. Outra opção é o Balneário, que foi fundado em 1896, e oferece banhos de imersão com água a 37ºC.
Araxá: a 380 km de Belo Horizonte, Araxá possui termas administrados por hotéis Os serviços são oferecidos para os hóspedes e para os visitantes. As termas têm águas termais que são usadas para tratamentos, banheiras e piscinas, e atraem turistas de todo o Brasil, que buscam relaxar e cuidar da saúde.
Montezuma: a cidade que fica na microrregião de Salinas, e que tem como principal atrativo turístico o balneário que leva o mesmo nome. O balneário foi reformado nos últimos anos, e tem um clube aquático que é alimentado por nascentes de águas termais. As águas termais têm temperaturas que variam entre 37 e 39 graus, e são ótimas para relaxar e cuidar da saúde.
Pocinhos do Rio Verde: menos famosa que as outras, a estância termal de Pocinhos do Rio Verde é um lugar ideal para descansar, pois tem a tranquilidade e o verde da Serra da Mantiqueira. Além disso, oferece banhos quentes de imersão, saunas e hidromassagem nas fontes Samaritana, Rio Verde e São José.
São Lourenço: a fonte de águas termais mais famosa da cidade é a Vichy. Ela possui águas alcalinas, que são procuradas por pessoas que querem tratar problemas renais e gástricos. O detalhe é que suas propriedades, também utilizadas em tratamentos estéticos, só são encontradas em São Lourenço e na França. Ela é uma das atrações do Parque das Águas, que tem outras fontes de águas minerais com propriedades terapêuticas.
Caxambu: a Fonte Dona Isabel é a mais famosa de Caxambu. Ela recebeu esse nome em homenagem à princesa Isabel, que esteve na cidade em 1868 e se encantou com as suas águas. Muitos acreditam que a fonte possui poderes curativos e que podem trazer benefícios para o corpo e a mente.
Cambuquira: Quem procura por balneários no Brasil com águas termais pode encontrar em Cambuquira um destino ideal. A cidade, que fica a 900 metros de altitude, oferece o tratamento crenoterápico, que consiste no uso das águas minerais para fins terapêuticos.
Três Corações: a cidade se destaca por 3 motivos muito especiais: é o berço do maior jogador de futebol de todos os tempos, Pelé; é o lar de uma das maiores empresas de café do país, a Café Três Corações; e é um dos locais que possui águas termais no Brasil, que atraem turistas em busca de relaxamento e saúde.
Goiás
Rio Quente: essa é uma das estâncias hidrotermais mais famosas do Brasil, localizada a 27 km de Caldas Novas. A cidade tem o privilégio de abrigar o único rio de águas quentes do mundo, que tem temperaturas entre 26ºC e 47ºC. Há diversas opções de hospedagem em resorts com piscinas naturais, praias artificiais e parque de águas quentes, que fazem de Rio Quente um dos maiores destinos turísticos do mundo.
Chapada dos Veadeiros: além das belezas naturais da Chapada dos Veadeiros, há também duas propriedades que oferecem piscinas naturais de águas quentes para os visitantes: Éden e Morro Vermelho.
Lagoa Santa: em meio à natureza e à tranquilidade, o município a 360 km de Goiânia possui uma lagoa natural de águas termais com temperatura de 29º à 31ºC.
Mato Grosso
Barra do Garças: o Parque das Águas Quentes é o principal atrativo de Barra das Garças, cidade localizada a cerca de 500 km de Cuiabá, em Mato Grosso. O local é administrado pela Prefeitura e possui uma ótima infraestrutura com piscinas hidrotermais – com temperaturas entre 31ºC e 43ºC – toboágua, rio lento, bar molhado, restaurantes, vestiários e estacionamento.
Rio Grande do Sul
Marcelino Ramos: o parque de águas termais de Marcelino Ramos atrai muitos turistas pelas propriedades terapêuticas de suas águas e pela natureza exuberante da região. Localizado às margens do Lago do Uruguai, o local possui mata nativa, rios, vales, montanhas e um lago ideal para praticar esportes náuticos.
Nova Prata: situada a 180 km de Porto Alegre, a cidade de Nova Prata abriga um complexo hidrotermal, que tem águas provenientes do Aquífero Guarani – o maior reservatório de água doce do mundo. A cidade se caracteriza pela preservação da natureza, que conta com cascatas, trilhas e outras belezas. O parque termal é aberto ao público e é uma ótima opção de balneário no Brasil com águas termais para incluir no roteiro.
Santana do Livramento: nessa cidade que faz fronteira com o Uruguai, há um complexo aquático chamado Thermas Amsterland, que é mais uma opção de balneário com águas termais no Brasil. O complexo foi inaugurado em 2019 e é uma atração perfeita para todas as estações do ano, inclusive no inverno, pois suas piscinas têm temperatura de até 36ºC.
Iraí: nessa cidade, você pode encontrar as águas termais que brotam a 3,8 litros por segundo de uma fonte rochosa, com temperatura de 36,5ºC. O Balneário Oswaldo Cruz é o lugar ideal para aproveitar, com banhos de imersão e tratamentos oferecidos pelo spa.
Machadinho: o Thermas de Machadinho possui atrações para todas as idades, desde piscinas com jatos d’água e hidromassagem para quem quer relaxar, até tobogãs radicais para quem busca adrenalina. O parque também tem um spa, mas os tratamentos são cobrados à parte.
Farroupilha: na lista de balneários no Brasil com águas termais, não podia faltar o Clube Parque das Águas de Farroupilha, que tem 14 hectares de natureza preservada e águas com temperaturas entre 35º C e 54º C.
Santa Catarina
Santo Amaro da Imperatriz: localizada a apenas 35 km de Florianópolis, a cidade possui a primeira estância hidromineral do Brasil, chamada Caldas da Imperatriz. O local foi visitado por Dom Pedro II e a Imperatriz Tereza Cristina em 1845, e por isso recebeu esse nome.
O Hotel Caldas, que hospedou a família imperial, ainda existe e oferece banhos em antigas banheiras de mármore. Ele também tem um parque aquático, com tobo-águas, piscinas artificiais e naturais, área para lazer com churrasqueira, árvores, mirantes, cachoeira, etc.
Piratuba: as termas da cidade são abastecidas todos os dias com uma água sulforosa que jorra de um poço com 674 metros de profundidade. A água tem uma temperatura de cerca de 38ºC, que é perfeita para um banho relaxante em qualquer época do ano. O parque é bem estruturado e tem piscinas abertas, cobertas, chuveirinhos ao ar livre, banheiras de hidromassagem, duchas e rampas de deslizamento. Também há áreas de camping para os visitantes que querem dormir sob as estrelas.
Gravatal: a Estância de Águas Hidrominerais de Gravatal abastece os hotéis, onde há piscinas coletivas e banheiras individuais, além do Acquativo, o maior parque hidrotermal da região Sul. A cidade também é ótima para o ecoturismo, com trilhas, grutas e cachoeiras.
São João do Oeste: O Parque Termas de São João possui as águas termais mais quentes do Sul do Brasil, com 52ºC, vindas de um poço com 1.372 metros de profundidade. O local dispõe de piscinas para adultos e crianças, além de outras atividades recreativas.
Águas Mornas: essa é uma das estâncias hidrominerais mais famosas do mundo, que recebe milhares de turistas que buscam as águas com propriedades terapêuticas. Além disso, a cidade também possui atrações turísticas, como grutas e cachoeiras, que ficam em meio à natureza.
Tubarão: Outro destino com balneários com águas termais no Brasil é o Termas da Guarda, que fica na cidade de Tubarão. Lá, os visitantes podem desfrutar de banhos de imersão em banheiras de hidromassagem, que têm águas com propriedades medicinais. O espaço também tem uma piscina coberta, e oferece tratamentos especiais, como o banho de lama, que ajuda a hidratar e rejuvenescer a pele.
Paraná
Foz do Iguaçu: Essa cidade é famosa pelas Cataratas do Iguaçu, mas também tem outra atração que vale a pena conhecer: o Mabu Thermas Resort. Esse complexo é abastecido pelas águas termais do Aquífero Guarani, que têm temperatura de 36ºC. O resort tem piscinas aquecidas, além da primeira praia termal do sul do Brasil.
Iretama: a cidade abriga a Estância Hidromineral Termas de Jurema, que tem uma fonte com águas a 42ºC. As águas termais estão disponíveis para o público em piscinas ao ar livre e cobertas, ofurô, chuveiros e torneiras.
Águas do Verê: localizada a 454 km de Curitiba, a cidade possui um termas próximo ao Rio Chopim. O espaço abriga um dos maiores toboáguas do Paraná dentro do Parque Aquático, que também tem piscinas, sauna e playground.
Itaipulândia: a cidade, que fica a apenas 55 km de Foz do Iguaçu, é conhecida por abrigar o maior parque aquático termal da América Latina. Entre as várias atrações, estão piscinas de ondas, toboáguas, área infantil, montanha russa aquática, castelinho das águas, entre outras. Além disso, o parque tem opções de banho e tratamentos termais. Além disso, o espaço dispõe de opções de banho e tratamentos termais.
Cornélio Procópio: o Aguativa, que é uma opção de balneário com águas termais no Brasil, possui 10 piscinas aquecidas o ano todo, além de diversas atividades. Os visitantes podem se hospedar em chalés de luxo ou hotéis, e aproveitar a infraestrutura para relaxar durante um final de semana.
Sulina: o Thermas de Sulina possui sete piscinas em diferentes áreas, com temperaturas entre 32ºC e 38ºC. Além disso, o complexo oferece atividades radicais e promove o ecoturismo.
Maringá: no Solar das Águas Quentes (o antigo Thermas de Maringá), os visitantes podem desfrutar de piscinas de águas quentes e toda a infraestrutura para passar o dia. Há também quiosques com churrasqueiras, piscina infantil, entre outros.
Rio Grande do Norte
Mossoró: essa é uma das poucas estâncias hidrotermais do Nordeste, a cerca de 270 km de Natal, no Rio Grande do Norte. O Hotel Thermas de Mossoró tem um enorme complexo aquático, com 12 piscinas de águas termais que saem da fonte a 58ºC, mas que vão esfriando conforme se espalham pelas piscinas.
Bahia
Caldas do Jorro: as fontes e poços da praça Ana Oliveira jorram águas termais com temperatura média de 48ºC. Os visitantes podem aproveitar os banhos de imersão, as piscinas com toboágua e as banheiras privativas no Parque das Águas.
Paratinga: banhada pelo Rio São Francisco, uma das grandes atrações turísticas de Paratinga, na Bahia, é o Balneário Águas Termais do Paulista, que tem piscinas naturais de água termo-mineral.
Ceará
Barbalha: no pé da Chapada do Araripe, a cidade de Barbalha abriga o Balneário do Caldas, um lugar que atrai visitantes pelas suas fontes e piscinas de água mineral natural, que tem uma temperatura média de 26ºC. O espaço também tem bicas, toboáguas e piscinas infantis.
Piauí
Cristino Castro: a cidade piauiense ficou conhecida no estado por causa dos “poços jorrantes” que fazem dela uma importante estância termal. Um dos pontos turísticos é o Poço Violetas, na cidade de Alvorada do Gurguéia, a cerca de 18 km de Cristino Castro.
∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.
∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.
Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]