Banho no rio Sena será permitido a partir de 2025

Atualizada em:

Cerca de 1,4 bilhão de euros já foram investidos até o momento em serviços de limpeza no rio Sena. A partir de 2025, será permitido o banho e a prática de esportes aquáticos por moradores e turistas que estejam passeando em Paris

A prefeita de Paris, Anne Hidalgo, anunciou um feito histórico e muito esperado por moradores e turistas: o banho no rio Sena voltará a ser permitido a partir de 2025. A novidade acontece após 100 anos de proibição oficial, devido à má qualidade de suas águas. 

rio sena banho 2025
Foto: Rafael Yaghobzadeh / Getty Images

Cerca de 1,4 bilhão de euros (aproximadamente R$ 7,3 bilhões) já foram investidos até o momento em serviços de limpeza. A iniciativa será um dos legados dos Jogos Olímpicos de 2024, quando o rio será palco de três eventos – triatlo, maratona de natação e paratriatlo. Até 2025, três locais de natação ao ar livre estarão abertos ao público em geral, incluindo um perto da Torre Eiffel. 

“Quando as pessoas virem atletas nadando no Sena sem problemas de saúde, elas se sentirão confiantes para começar a retornar ao Sena”, prevê Pierre Rabadan, vice-prefeito de Paris encarregado das Olimpíadas. “É a nossa contribuição para o futuro.”

Poluição no rio Sena

rio sena próprio para banho até 2025
Foto: Maximilian Zahn / Unsplash

Assim como várias cidades do Ocidente, Paris sofreu graves problemas de poluição nas águas de seu rio devido ao esgoto industrial e às necessidades de saneamento de uma população em crescimento. 

A vida aquática foi tão afetada que, nos anos 1960, apenas três espécies de peixes eram encontradas na cidade. Foi então que, em 1923, as autoridades proibiram a prática de natação no local, embora uma competição anual de Natal tenha acontecido até a Segunda Guerra Mundial. 

Um dos principais desafios tem sido a infraestrutura de drenagem do século XIX, conhecido como “sistema único”, que mistura águas residuais de cozinhas e banheiros com o esgoto dos banheiros. Normalmente, esse esgoto flui por uma rede complexa de túneis subterrâneos até os centros de tratamento na periferia da cidade. 

No entanto, em condições de chuvas intensas, esse sistema se sobrecarrega e o excesso de esgoto é despejado no rio Sena. Nas últimas duas décadas, foram feitas melhorias que resultaram em uma redução significativa da presença de bactérias fecais no rio. 

“Mas a dificuldade tem sido eliminar esses últimos pontos percentuais para garantir que possa ser oficialmente classificado como limpo”, afirma Samuel Colin-Canivez, engenheiro-chefe de saneamento da prefeitura de Paris.

Serviços de melhoria na qualidade da água do rio Sena

rio sena próprio para banho até 2025
Foto: Joe deSousa / Unsplash

Entre as medidas destinadas a melhorar a qualidade da água do rio Sena, destaca-se a construção de um amplo reservatório subterrâneo para armazenar o excesso de escoamento durante os períodos de chuvas intensas.

A área está situada nas proximidades da estação de Austerlitz e em frente ao hospital Pitié-Salpetrière. Apesar de parecer apenas um típico canteiro de obras, abaixo da superfície reside um espaçoso cilindro com 34 metros de profundidade e 50 metros de largura, o suficiente para conter a água de vinte piscinas olímpicas.

Equipamentos especializados adentram as profundezas do solo, e uma escavadeira dotada de um braço telescópico estende-se da superfície para retirar os excessos de terra. 

A expectativa é que a megaestrutura esteja em pleno funcionamento durante os Jogos Olímpicos de 2024, marcados para o final de julho. Na abertura do evento, uma frota de 160 embarcações conduzirá dez mil atletas por um percurso de seis quilômetros no rio Sena até a icônica Torre Eiffel.

Também faz parte do trabalho a inclusão de 23 mil apartamentos e 260 casas flutuantes no sistema de saneamento. Até então, o esgoto não tratado dessas residências era lançado no Sena. As estações de tratamento de esgoto também estão sendo atualizadas ou reconstruídas.

Há duas décadas, os parisienses têm desfrutado da conveniência proporcionada pelas chamadas “Paris-plages”, áreas nas quais trechos do cais fluvial são transformados com areia, guarda-sóis e instalações para jogos de praia. Apenas no norte da cidade, às margens do Canal de l’Ourcq, foi possível nadar a partir de 2017.

Em seu anúncio, Anne Hidalgo revelou três locais no Sena que serão abertos ao público para banho a partir do verão de 2025: nas proximidades da Île Saint-Louis e nas extremidades Leste e Oeste da cidade. 

Dicas sobre Paris

∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.

∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.


Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

 

Rolar para cima