Bate e volta Paris: 14 ideias de passeios de 1 dia

Atualizada em:

Vai viajar para a França? Confira algumas ideias de passeio de 1 dia para fazer a partir de Paris, em viagens bate e volta de trem, carro ou excursões

Paris é uma cidade encantadora, com atrações que rendem, facilmente, vários dias de viagem somente dentro de seus limites. Mas se você tem um tempo a mais para aproveitar a estadia na Cidade Luz, pode utilizá-la como ponto de partida para conhecer outros lugares incríveis da França. Castelos, vinícolas, cidades medievais, parques naturais e jardins que parecem ter saído de contos de fadas estão entre as opções de bate volta para se fazer a partir de Paris.

E, neste post, queremos sugerir 14 opções de passeio de 1 dia para você incluir em seu roteiro na capital francesa. Muitos deles podem ser feitos, inclusive, utilizando o transporte público de lá. Outros, possibilitam visitar lugares com cenários únicos, que tornarão sua experiência na Europa ainda melhor. Confira!

Passeio de 1 dia em Paris – Bate e volta saindo de Paris

Versalhes

Versalhes, bate e volta de Paris
Foto: Adam Kinnwall/Pixabay

Antiga sede do poder real francês, Versalhes é um dos lugares imperdíveis para conhecer em um passeio de bate e volta de Paris. A cidade fica a cerca de 40 minutos de distância da capital francesa e tem como principal atração seu palácio. Símbolo da monarquia francesa e sua queda após a Revolução de 1789, o Palácio de Versalhes está entre os locais mais visitados fora de Paris. Além da belíssima construção e seus ambientes super interessantes, os lindos jardins fazem sucesso entre os viajantes. Para chegar em Versalhes, a forma mais prática é através de uma viagem de trem.

Giverny

Giverny, na França
Foto: Daniel Sjöstrand/Pixabay

Localizada ao norte de Paris, Giverny é uma cidade encantadora que ganhou fama através das pinturas impressionistas de Claude Monet. Foi lá que o pintor viveu por muito tempo e sua obra pode ser vista em diversos locais. Para além disso, Giverny é um destino perfeito para um bate e volta de Paris, principalmente se você gosta de flores e jardins. Ela é repleta de lugares floridos e tem cenários realmente belos. E, como fica a apenas 1 hora de distância da capital francesa, pode ser conhecida em um passeio de 1 dia. Há trens que partem da estação Gare St. Lazare até a cidade vizinha de Vernon, onde você pode alugar uma bicicleta ou pegar um ônibus para chegar em Giverny.

Fontainebleau

Fontainebleau
Foto: Aurele Martens/Pixabay

Fontainebleau é um lugar cheio de histórias reais. Em seu palácio e na floresta que o cerca, monarcas franceses se abrigam a partir do século XIII.  Por isso, é o destino ideal para você fazer turismo histórico em um bate e volta a partir de Paris. Visite o Palácio de Fontainebleau e encante-se com sua arquitetura. E não deixe de percorrer as trilhas do parque histórico e da floresta ao redor do palácio. A viagem até Fontainebleau dura cerca de 40 minutos e é feita de trem até a estação Fontainebleau-Avon. Você também pode combinar a visita com uma ida à Barbizon, que fica na floresta de Fontainebleau.

Barbizon

Barbizon
Foto: Remi Jouan/Wikimedia Commons

Por falar nisso, Barbizon também faz parte da nossa lista de passeios bate e volta para se fazer a partir de Paris. Ela é uma cidade encantadora que ganhou fama como a casa de pintores, escritores e músicos. Como dissemos, Barbizon fica na floresta de Fontainebleau e foi fonte de inspiração para o movimento artístico conhecido como impressionismo. Tanto que uma de suas principais atrações é a pousada Ganne, onde vários pintores estiveram, e que hoje abriga o Museu Departamental da Escola de Barbizon. A cidade fica a cerca de 60 km de Paris, e pode ser conhecida em uma viagem de 1 dia.

Reims

Passeio bate e volta de Paris
Foto: Dozemode/Pixabay

Reims é o lugar para quem quer provar o verdadeiro champanhe diretamente da fonte, e não um espumante. Ela fica na região de Champagne-Ardenne, no norte da França, e divide o título de capital do champanhe com a vizinha Épernay. Mas essa cidade que pode também pode ser conhecida em um bate e volta de Paris tem outras atrações super interessantes. Entre elas, duas igrejas belíssimas: a Basílica de Saint-Remi e a Catedral de Notre-Dame. Reims está localizada 145 km da capital francesa e pode ser conhecida através do trem de alta velocidade, em uma viagem de cerca de 45 minutos.

Chantilly

Chantilly, passeio de 1 dia a partir de Paris
Foto: Loyloy Thal/Pixabay

Chantilly é uma ótima opção de passeio de 1 dia a partir de Paris para quem ama castelos e também quer fugir das multidões do Palácio de Versalhes. Ela fica a apenas 50 km da capital da França. O trajeto dura apenas 25 minutos e pode ser feito de trem. Lá, você poderá conhecer o Castelo de Chantilly, sua principal atração, que fica em meio a uma enorme floresta. Além disso, visitará o Museu Condé, que tem a segunda coleção mais importante de pinturas antigas da França, depois do Louvre. Não deixe de observar a beleza dos jardins do Château de Chantilly e tirar uma foto do reflexo do palácio sobre as águas profundamente azuis do lago que o circunda.

Lille

Bate e volta de Paris
Foto: Jo Vanel/Pixabay

Lille fica um pouco mais distante de Paris que as outras opções de passeio de 1 dia que sugerimos aqui, a 225 km. Porém, com os trens de alta velocidade é possível chegar até a cidade em uma viagem de cerca de 50  minutos e, portanto, ideal para um bate e volta. Além do mais, Lille é uma cidade super charmosa, repleta de casas de tijolos que vale a pena ser conhecida. Com uma vida cultural muito ativa, ela é habitada, sobretudo, por estudantes e tem muitos bares e restaurantes. Além disso, recebe muitos shows o ano inteiro. 

Lyon

Passeio de 1 dia a partir de Paris
Foto: Ddz Photo/Pixabay

Lyon é um lugar para se admirar a beleza e a gastronomia da França. A cidade do sudeste do país, que fica na confluência dos rios Saône e Rhône, é um importante centro gastronômico francês. Além disso, é belíssima, com um extraordinário patrimônio arquitetônico que traz vestígios do Império Romano. Por isso, não deixe de percorrer seus bairros históricos: Vieux Lyon, Les collines de Fourvière, Croix Rousse e Presqu’Île. Lyon fica a 2 horas de distância de Paris em uma viagem de trem e pode ser conhecida, facilmente, num passeio de 1 dia.

Vale de Loire

Vale de Loire, na França
Foto: Alain Grandchamps/Pixabay

Agora, se a sua intenção é conhecer uma das cidades medievais da França, Vale de Loire é uma das melhores opções de passeio bate e volta de Paris. Trata-se de uma região com cerca de 800 km² que abriga cidades históricas, castelos e palácios magníficos. Isto porque o local serviu como refúgio da nobreza francesa entre os séculos XV e XVI. E muitas construções permanecem preservadas. O Vale do Loire  – ou Val de Loire, em francês – fica a cerca de duas horas de carro de Paris. E, neste caso, o mais recomendado é fazer esse passeio de carro, para que possa circular nas cidades com facilidade.

Rouen

Rouen
Foto: Edmond Lafoto/Pixabay

Rouen é a capital da região da Normandia e um dos lugares incríveis para visitar a partir de Paris. A cidade fica a uma viagem de cerca de 1 hora da capital da França e é acessível através dos trens de alta velocidade. Além disso, o centro histórico de Rouen é relativamente pequeno, por isso você pode conhecê-lo a pé com facilidade. Visite a linda Catedral e o Gros-Horloge. Também veja as referências à Joana d’Arc, pois foi lá que a heroína francesa foi julgada e condenada à morte na fogueira. Por isso, há muitas referências sobre ela em muitos lugares da cidade.

Auvers-sur-Oise

Bate e volta de Paris
Foto: Julien Chatelain/Wikimedia Commons

Auvers-sur-Oise é uma encantadora área rural da França localizada a 30 km a noroeste de Paris, no Parque Nacional Vexin. Foi lá que Vincent Van Gogh passou suas últimas semanas e pintou mais de 70 obras, algumas de suas pinturas mais conhecidas. E, hoje, elas estão expostas em painéis ilustrados ao redor da cidade, em lugares que o inspiraram. Um dos motivos para se conhecer esse cantinho especial em um passeio de bate e volta de Paris, tanto de trem quanto de carro. Para ir até lá de transporte público, embarque em Gare du Nord ou Gare St-Lazare e pegue a linha em direção a Pontoise. Lá, acesse a linha Persan-Beaumont e desça na estação de Auvers-sur-Oise. 

Deauville

Deaudville, passeio de 1 dia de Paris
Foto: Thomas Ulrich/Pixabay

Agora, se a sua intenção é ver praia, escolha fazer o passeio de 1 dia para Deauville. A cidade da costa da Normandia fica a apenas duas horas de Paris. É o destino ideal para quem procura por lazer à beira-mar. Lá há duas marinas, três campos de golfe, um cassino, boutiques de grife, restaurantes de alto padrão e cafés de estilo parisiense. Não por menos, Deauville tem fama de ser a Cannes do Norte, devido a seu glamour, tanto que é um refúgio para a elite francesa.

Caen

Caen, passeio de 1 dia a partir de Paris
Foto: Noémie Cuénoud/Pixabay

Mais uma cidade histórica da França, Caen foi fundada no século XI e, após ser destruída durante a Segunda Guerra Mundial, foi reconstruída entre as décadas de 1950 e 1960. Hoje, é um dos redutos culturais para se conhecer a partir de Paris. A viagem até lá dura cerca de 2 horas nos trens de alta velocidade. Em Caen, não deixe de visitar seu centro, marcado pelo Château de Caen. Construído no século XI, este castelo medieval é aberto ao público e tem várias atrações em seus prédios históricos remanescentes. Além da bela construção em pedras, o local tem belos jardins e uma muralha preservada.

Bordeaux

Bordeaux, bate e volta de Paris
Foto: Niki Nagy/Pixabay

E, para finalizar nossa lista com passeios bate e volta de Paris, inclua Bordeaux em seu roteiro. A cidade charmosa, a 540 km da capital francesa, pode ser conhecida através dos trens de alta velocidade em uma viagem de cerca de 3 horas. Nela, você verá igrejas, torres e pontes que foram revitalizados. Além disso, Bordeaux serve como base para quem quer conhecer os vinhedos de sua vizinha, Saint-Émilion. Eles se estendem pelas margens do Rio Garonne, muitos deles localizados ao redor de castelos. Um cenário belíssimo.

Onde ficar em Paris sem gastar muito?

Por ser uma das cidades mais visitados do mundo, a capital francesa costuma ter valores elevados em comparação a outros destinos turísticos. Entretanto, algumas dicas podem ajudar na hora de garantir a sua estadia na Cidade-Luz com preços mais acessíveis. Entre eles, aluguéis para temporada, Airbnb e os hostels, que oferecem hospedagens baratas em Paris. Nesta modalidade de acomodação que pode oferecer aos turistas alternativas em quartos compartilhados ou privativos, para quem não abre mão de conforto, mantendo um espaço só seu.

Uma das redes que oferece essa opção, são as unidades do St Christopher’s Inn, próximo do metrô Gare du Nord. Fizemos um review completo sobre a unidade na matéria Hostel em Paris – St Christopher’s Gare du Nord Paris.

∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.

∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.


Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

 

Rolar para cima