Pensando em viajar para Búzios? Confira nossas dicas sobre as principais atrações, onde ficar e quando ir para este paraíso do litoral norte do Rio de Janeiro

Búzios é um destino encantador, não só por suas belezas naturais, mas também pela estrutura que oferece aos visitantes. Não é à toa que a cidade está entre as mais procuradas por turistas no Rio de Janeiro. Essa estância turística tem praias de águas cristalinas, ruas de pedras, pousadas charmosas e uma grande variedade de restaurantes e lojinhas irresistíveis.

Localizada na Região dos Lagos, Búzios é uma antiga vila de pescadores que, apesar da sofisticação dos serviços oferecidos pelos equipamentos turísticos, ainda conserva certa rusticidade, que a torna muito charmosa. Cercada por uma natureza exuberante, suas praias são verdadeiros paraísos, banhadas por águas calmas, perfeitas para a prática do mergulho.

Leia também » Os 100 lugares mais lindos para viajar no Brasil

E há muito o que fazer em Búzios. Seja em uma viagem de alguns dias ou em passeio de final de semana ou feriado, o destino não decepciona quem o visita. Portanto, se o que você procura é um lugar surpreendente para conhecer, programe uma viagem para Búzios e garantimos que não vai se arrepender.

Onde fica Búzios

o que fazer em búzios

Foto: Divulgação

Búzios – ou Armação de Búzios – fica no litoral norte do Rio de Janeiro, na Região dos Lagos, onde ficam também as cidades de Cabo Frio e Arraial do Cabo. Inclusive, esses são três destinos famosos entre os turistas brasileiros e, de tão próximos, é bem fácil se locomover entre eles, sendo perfeitamente possível combiná-los em uma única viagem.

Em relação às capitais mais próximas, Búzios está localizada a 170 km da cidade do Rio de Janeiro e 600 km de São Paulo, portanto é bastante procurada também para viagens rápidas e passeios bate-volta. O aeroporto mais próximo fica no Rio de Janeiro (Aeroporto do Galeão) e dele saem ônibus direto para Búzios em 5 horários no dia.

Atrações e pontos turísticos de Búzios

Foto: Divulgação

É verdade que as praias são os lugares mais procurados pelos turistas em Búzios. São 23 lugares incríveis para se conhecer, cada um com uma experiência diferente. Mas a cidade também tem outras atrações e pontos turísticos muito interessantes e que tornam a viagem para lá completa. Portanto, não tenha dúvidas, há opções do que fazer em Búzios para todos os gostos e estilos. E você vai se surpreender com as experiências que viverá lá.

Rua das Pedras

A Rua das Pedras, por exemplo, é um dos pontos turísticos mais visitados de Búzios. E, assim como as praias, é um lugar quase que obrigatório para se conhecer na cidade. Isto porque, além de bela, a rua concentra lojas, bares, cafés, restaurantes, agências de turismo e hotéis, e é onde a vida noturna da cidade acontece. É desta rua, também, que partem os barcos e escunas que realizam os passeios pela região.

Praia de João Fernandes

Uma das mais movimentadas de Búzios, a Praia de João Fernandes tem uma extensa faixa de areia, águas cristalinas e uma ótima estrutura turística, com restaurantes, barraquinhas e vários hotéis em seu entorno. Lá também é possível alugar equipamentos para skorkeling, caiaque e SUP.

Praia da Ferradura

A Praia da Ferradura também é uma das mais cheias de Búzios. Com mar calmo e raso, é uma ótima opção para quem viaja com crianças. Além disso, nela é possível andar de pedalinho. Assim como em João Fernandes, a Praia da Ferradura tem uma boa estrutura e várias acomodações ao redor.

Praia de Geribá

A praia mais popular e agitada de Búzios, com certeza, é a Praia de Geribá. Ela tem uma larga faixa de areia e é ótima opção para quem curte agitação e movimento para curtir o dia à beira-mar. Aliás, o mar da Praia de Geribá é ótimo para a prática de surf e windsurf.

Passeio de Escuna

Uma ótima e divertida forma de conhecer algumas praias de Búzios em um único dia é através do passeio de escuna. Oferecido por várias agências de turismo, ele visita, geralmente, 12 praias e faz paradas em 3 pontos para mergulho.

Praia Olho de Boi

Apesar de o acesso à Praia Olho de Boi ser um dos mais difíceis da região, esse é um lugar para quem quer fugir do agito em Búzios. Escondida entre duas rochas, a praia é famosa pela comunidade nudista. A trilha que conduz até ela sai da Praia Brava.

Orla Bardot

O calçadão à beira-mar que homenageia a atriz  francesa Brigitte Bardot é também um lugar imperdível em Búzios. A Orla Bardot é excelente para passeios agradáveis, tanto de dia quanto de noite, com vista para a Praia da Armação. Nele, há uma estátua de bronze da atriz sentada em frente ao mar, um dos cartões-postais de Búzios.

Azeda e Azedinha

Separadas apenas por um caminho de pedras, as praias Azeda e Azedinha são conhecidas em conjunto e têm ambientes distintos. Azeda é a maior e conta com boa infraestrutura, enquanto a Azedinha é bem menor. Mas ambas têm mar calmo e são ótimas para a prática de stand-up paddle, caiaque e snorkeling. O acesso a elas é a partir da Praia dos Ossos.

Porto da Barra

O complexo Porto da Barra é uma ótima opção de lugar para curtir a noite em Búzios. Localizado na Praia de Manguinhos, o local reúne restaurantes, bares e lounges, tudo em um ambiente aconchegante e descolado. Nele, há também várias lojinhas de roupas e equipamentos para esportes aquáticos.

Praia da Armação

Apesar de não ser recomendada para banhos, a Praia da Armação tem um belo visual e é visitada por quem caminha pela Orla Bardot e admira o pôr do sol dali. Dela partem os principais passeios de escuna, táxis marítimos e barcos que levam os turistas para conhecer a Região dos Lagos.

Bate e volta Arraial do Cabo

A partir de Búzios é muito fácil – e altamente recomendado – fazer um passeio bate e volta para Arraial do Cabo. Seja de barco ou pela estrada, a cidade vizinha de mar azul turquesa estonteante é uma ótima opção de lugar para visitar em uma viagem para Búzios.

Qual é a melhor época para ir para Búzios?

Foto: Divulgação

Já não restam dúvidas de que Búzios é um lugar incrível para conhecer, não é mesmo? Mas você deve estar se perguntando qual é a melhor época para ir para Búzios e a resposta depende muito do que você espera da sua experiência por lá.

Se você gosta de agito e de curtir muito, a alta temporada é ideal para você viajar para Búzios. Ela acontece entre os meses de dezembro e fevereiro e atrai milhares de turistas para a cidade todos os anos. Por esse motivo, no entanto, é preciso que você planeje sua ida para lá com antecedência, para não correr o risco de não encontrar hospedagem disponível.

Búzios também costuma ficar cheia em feriados de datas comemorativas e finais de semana, devido sua proximidade com a cidade do Rio de Janeiro, que a torna um bom destino para passeios bate e volta a partir da capital do estado.

Por isso, para quem quer curtir tudo o que Búzios tem para oferecer, mas com tranquilidade e longe das aglomerações, o mais indicado é viajar para lá na baixa temporada, quando o fluxo de turistas diminui. E, mesmo nos meses de frio, Búzios também tem atrativos que garantem uma ótima viagem: bares, restaurantes, lojas e passeios por lugares belíssimos.

Onde se hospedar em Búzios

Dicas de Búzios

Foto: Divulgação

Com o maior número de acomodações da Região dos Lagos, não é um problema encontrar onde se hospedar em Búzios. A cidade tem mais de 400 opções entre hotéis, pousadas, hostels e beach clubs, localizados no centro e em suas principais praias.

Casas Brancas Hotel

O Casas Brancas Boutique Hotel & Spa é um verdadeiro refúgio, perfeito para quem procura por tranquilidade para curtir Búzios. O hotel tem uma vista panorâmica da Orla Bardot e suas acomodações privilegiam a vista do mar, com varandas e janelas amplas. O local oferece, ainda, serviço de spa, aulas de yoga, restaurante e snack bar.

Le Relais La Borie

Localizado na bela Praia de Geribá, o Le Relais La Borie é uma excelente opção para quem quer se hospedar à beira-mar. O hotel tem quartos confortáveis, com decoração inspirada no estilo do sul da França, uma piscina com vista para o mar, um restaurante requintado e um bar que atende toda a área externa.

A Concept Hotel e SPA

Outra opção de hospedagem com vista para o mar, A Concept Hotel e SPA é o lugar ideal para quem procura por requinte e sofisticação em Búzios. O hotel tem uma estrutura moderna, quartos aconchegantes e uma ampla área de lazer, que inclui piscina coberta e externa, jardins, quadra e spa.

Hotel Aretê

Situado em frente aos canais navegáveis de Búzios, o Hotel Aretê tem ambientes modernos e sofisticados que privilegiam a vista do mar. As acomodações são quartos com varandas amplas, equipados com ar condicionado, TV, wi-fi e máquina de café expresso. O hotel oferece aos hóspedes vários passeios, como caminhadas, passeios a cavalo ou de barco.

Vila da Santa Boutique e SPA

Localizado no coração histórico de Búzios, o Vila da Santa Hotel Boutique & SPA fica entre a Praia e a Praça dos Ossos, a apenas 15 minutos da Rua das Pedras e próximo a Orla Bardot. Ele oferece quartos confortáveis, equipados com ar condicionado, TV por   assinatura, frigobar, cofre de segurança e wi-fi.

Pousada Maravista

A Pousada Maravista é uma linda hospedagem à beira-mar, situada na Praia de Geribá, a mais famosa de Búzios. Suas acomodações são suítes equipadas com TV, minibar, cofre e ar condicionado, algumas com varanda com vista para o mar. A pousada conta, ainda, com spa e piscina de frente para a praia.

Dica extra para a sua viagem

Para encontrar inúmeras opções de acomodação e reservar hotéis e pousadas durante a viagem, utilizamos o Booking.com - disponível em milhares de destinos. Para economizar com voos, consultamos primeiro as passagens aéreas na MaxMilhas, - quase sempre encontramos os melhores preços tanto no Brasil quanto no exterior. As passagens podem ser emitidas mesmo para quem não tem milhas aéreas.

Outras dicas úteis

Encontre informações úteis sobre os melhores destinos do mundo, com guias de viagens especializados sobre diferentes lugares para conhecer no Brasil e no exterior. São milhares de dicas de viagens com sugestões de onde ir na sua viagem, recomendação de hotéis, notícias atualizadas e muito mais.

Precisa de um carro na sua viagem? Encontre aluguel de carro na Rentcars e cote modelos diferentes podendo ser parcelado em até 10x. Já para passeios e ingressos antecipados, fechamos tudo sempre pela Get Your Guide.




Inscreva-se em nosso canal:



Planeje sua Viagem




Deseja falar com a redação ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

Praia de Pipa: passeios e mirante oculto

Artigo anterior

Novas regras para entrar no Chile: teste de COVID será suspenso

Artigo seguinte

Você pode gostar