Desconexão com um toque de luxo, essa é a melhor forma de resumir a experiência em Búzios, cidade localizada na Região dos Lagos do Rio de Janeiro, a 170 km da capital. O cenário rústico da natureza contrasta com os resorts e restaurantes chiques no centro da cidade, que são pura ferveção em alta temporada. O paraíso para os amantes de um revigorante banho de mar, afinal são mais de 20 praias nesse pedaço de litoral tão cobiçado pelos cariocas e turistas do mundo inteiro. 

Atrações em Búzios

Búzios

Foto: Divulgação/MTur

O que encanta em Búzios, além de seu ar de sofisticação, é a diversidade de suas praias. Há opções para quem gosta de surfar, quem prefere um mar calmo, quase piscina para passar horas e horas relaxando, tem praia selvagem, badalada, grande faixa de areia, orla pequena, enfim, neste lugar o difícil é não se apaixonar. 

Os viajantes costumam começar essa expedição caiçara pelas mais famosas, como é o caso  da Praia de Geribá, a mais badalada, devido aos bares localizados em seu entorno. É também muito procurada para surf, windsurf e para assistir ao pôr-do-sol. Outra opção de agito, é a Praia de João Fernandes, que possui uma areia bem curta e cheia de cadeiras e barracas e que encanta com o mar cristalino, que mais parece uma piscina a céu aberto.  A dupla  Azeda e Azedinha também é uma boa alternativa, já que são vizinhas e são divididas apenas por uma faixa de pedra. É ali que fica uma grande escadaria, que é um dos cartões postais de Búzios. 

Leia também » Estes são os 100 lugares mais lindos para viajar no Brasil

Agora, para quem busca um lugar mais tranquilo e menos movimentado, a Praia da Ferradurinha, deve entrar na lista. Ela recebeu esse nome por ter um formato de ferradura. Possui faixa de areia curta, com mar calmo e águas cristalinas, o que facilita as práticas de stand up paddle e caiaque. A Praia do Forno também merece destaque, por ser mais escondida, a maioria dos turistas deixa de visitá-la. O mar é mais agitado e a sua areia tem um tom rosado, o que é raro de encontrar e surpreende quem passa por lá. 

Os visitantes que querem mesmo um lugar quase deserto, devem ir direto para a Praia da Foca, que a cada momento do dia oferece um visual diferente já que sofre uma grande interferência da maré e está localizada na passagem entre dois paredões de rochas, o que explica o caráter de exclusividade. Já a Praia dos Amores e a Praia de Tucuns, são perfeitas para quem deseja contemplar uma paisagem preservada e pouco frequentada por turistas. Agora, para uma experiência marcante, a Praia Olho de Boi pode ser bem interessante, já que é dedicada à prática do naturismo.

Outra atividade que não pode ficar de fora em Búzios é o pôr do sol inesquecível. Entre os pontos mais concorridos para essa contemplação, a Praia da Tartaruga nunca decepciona, além de ser cercada por vegetação, o mar é calmo e transparente e se ainda der sorte, é possível encontrar algumas tartarugas.

Após um dia intenso de mar em mar, nada como finalizar o dia na Rua das Pedras, local que oferece inúmeras atrações de vida noturna e comércio para garantir aquele souvenir. Para os amantes da boa culinária, o Porto da Barra e a Orla Bardot são paradas obrigatórias, pois reúnem um complexo gastronômico com restaurantes e bares com um visual incrível. 

Búzios

 

Dicas para planejar sua viagem:

» Descubra as melhores opções de aluguel de carros com a Localiza.
» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com.
» Reserve passagens aéreas com até 50% de desconto para qualquer destino.

Deseja falar com a redação ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

Arraial do Cabo

Artigo anterior

Ilha Grande

Artigo seguinte

Você pode gostar