Os cariocas realmente não podem reclamar da falta de praias e belezas naturais em seu território, ainda mais quando se trata da Região dos Lagos, aquele pedaço do Rio de Janeiro que encanta com paisagens paradisíacas e quase desertas em alguns trechos. E ainda dá para escolher entre as belíssimas dunas de Cabo Frio, as águas multicoloridas de Arraial do Cabo ou todo charme e elegância de Búzios, lugares antes frequentado por locais, em busca de um refúgio aos finais de semana, mas que vem atraindo turistas do mundo inteiro em busca de belezas naturais exclusivas.

A conhecida Região dos Lagos é composta por sete municípios e o mais distante está a aproximadamente 170 km da capital. As principais paradas são: Cabo Frio, Arraial do Cabo e Búzios. Saiba mais sobre cada uma delas:

Cidades da Região dos Lagos

regiao dos lagos rj

Foto: Leonardo shinagawa / Flickr

É a cidade onde a maioria dos turistas começa essa aventura, ou até mesmo escolhe ficar hospedado, já que apresenta a melhor e mais barata estrutura de hospedagem, em comparação às outras cidades. É lá também que fica o aeroporto da Região dos Lagos, que atrai viajantes do mundo todo. Agora, o que fazer em Cabo Frio? Com certeza, as praias são os principais atrativos, com mar cristalino,areia bem branquinha que forma dunas em sua extensão, é o cenário perfeito para descansar.

Leia também » Estes são os 100 lugares mais lindos para viajar no Brasil

A Praia do Forte é a principal, pois está situada no centro e a partir dali é possível conhecer outros lugares como o Forte São Mateus e o Mirante do Arpoador. A Ilha do Japonês também é imperdível, com mar bem sossegado. Após um dia intenso de sol e mar, um dos lugares mais frequentados é o charmoso Bairro da Passagem, uma área historicamente preservada com vielas e casas coloniais.

Para fazer compras, a Rua dos Biquínis é um perigo! É um shopping a céu aberto com várias lojas de roupas fitness e moda praia.

Também conhecido como o Caribe brasileiro, é uma ótima opção para quem gosta de mergulhar, devido às condições das águas, que garantem uma ótima visualização da vida marinha.

Seu mar gelado, com cores exuberantes chamam atenção em três principais pontos. O primeiro são as Prainhas do Pontal do Atalaia , um cartão postal da região, onde está localizada a famosa escadaria que dá acesso a praia e é alvo de muitos cliques.

A Praia do Farol também é imperdível, classificada pelo INPE  como uma das mais perfeitas praias do Brasil, devido à pureza de suas águas e à beleza da paisagem. Ela é uma área de proteção da Marinha do Brasil, portanto seu acesso é restrito e é possível chegar apenas de barco, com passeios autorizados.  Por fim, a Praia do Forno é outro cenário paradisíaco, são 500 metros de extensão, com um visual incrível e um mirante onde é possível observar toda sua orla.

Uma mistura de charme, elegância e paraísos naturais compõem os cenários de Búzios, onde há mais de 20 praias para serem exploradas.

Comece a lista com a principal e mais movimentada Praia de Geribá, com diversos bares à sua volta e muito procurada por surfistas. Para ter momentos mais tranquilos, a Praia do Forno é perfeita  por ser mais escondida. O mar é agitado e a sua areia tem um tom rosado, o que a torna ainda mais encantadora.

Não deixe de ver o pôr do sol na Praia da Tartaruga e, a noite, uma caminhada na Rua das Pedras é obrigatória! Quando a fome bater, vá direto ao Porto da Barra e a charmosa Orla Bartot, onde há um complexo gastronômico com restaurantes e bares.

Região dos Lagos

Búzios

Arraial do Cabo

Cabo Frio

Dicas para planejar sua viagem:

» Descubra as melhores opções de aluguel de carros com a Localiza.
» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com.
» Reserve passagens aéreas com até 50% de desconto para qualquer destino.

Deseja falar com a redação ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

Foz do Iguaçu

Artigo anterior

Costa do Descobrimento

Artigo seguinte

Você pode gostar