O município mais movimentado da Região dos Lagos, está entre os mais procurados do país, graças as suas belas praias e excelente vida noturna

Destaque da Região dos Lagos, a cidade de Armação dos Búzios concentra os ingrediente perfeito para uma viagem excelente: praias fascinantes, restaurantes maravilhosos e uma ótima rede de hospedagens, prontas para atender às necessidades dos turistas que visitam o destino.

Búzios ficou famosa em 1960 quando a renomada atriz francesa Brigitte Bardot passou férias na região ainda não descoberta pelo turismo. Em pouco tempo a pacata vila de pescador começou a estampar capas de jornais e revistas de todo mundo, revelando um lado ainda mais paradisíaco do Rio de Janeiro.

Leia também » Os 100 lugares mais lindos para viajar no Brasil

Localizada em uma enorme Península, Búzios é recortada por 13 belas praias de belezas marcantes e características distintas. A Praia de João Fernandes concentra alguns dos melhores hotéis do município e tem águas calmas, ideal para famílias e pessoas que buscam uma praia que oferece uma boa estrutura, já as praias de Azeda e Azedinha são mais “isoladas”, mantendo um clima mais tranquilo e paradisíaco. Para os adeptos de surfe, kitesurfe e windsurf a Praia de Geribá garante ótimas ondas.

É na Rua das Pedras, no centro da cidade que estão situados os melhores bares, restaurantes e casas noturnas de Búzios. A noite, o movimento é intenso e as possibilidades são infinitas. Há diversos restaurantes renomados que oferecem apresentações de música e dança, bares, lanchonetes descoladas e dezenas de lojas de grifes e souvenirs. Além disso a rua é acompanhada por uma charmosa orla que vai seguindo o litoral enfeitado com simpáticos barquinhos tradicionais dos pescadores da região.

O que fazer em Búzios

Foto: Thiago Freitas / MTUR

Rua das Pedras

A rua mais movimentada de Búzios abriga alguns dos melhores restaurantes, ótimos bares, lojas de grifes, casas noturnas e pousadas de charme. A rua fica no centro da cidade seguindo pela Orla Bardot, possibilitando fazer uma agradável caminhada pela área mais charmosa da cidade observando também a maravilhosa Praia da Armação.

Passeio de Barco

Essa é a forma mais divertida de conhecer as praias da cidade. O passeio de barco circula pelos pontos mais belos localizados no lado norte da península. A excursão passa por 12 praias e 2 ilhas com três paradas para mergulhar e relaxar.

Mirantes

Outras atrações que também são bem legais de conhecer em Búzios, são os mirantes com espalhados por toda costa. Entre os mais visitados estão o Mirante do Forno, o Mirante Deck de João Fernandes, o Mirante da Praia da Ferradura e o Mirante das Ilhas.

Noite de Búzios

O destino é um ótimo destino para quem deseja aproveitar a vida noturna. São diversas opções de casas noturnas, bares e restaurantes com apresentação de musicas e dança.

Praias em Búzios

Foto: Leo Rey / Flickr

Azeda e Azedinha

Um dos cartões postais da cidade é o mirante que dá acesso as Praias de Azeda e Azedinha. Esse lado da península tem mares mais tranquilos. A praia da Azeda é acessível por uma rua de paralelepípedos e uma escadaria de madeira a partir da praia dos Ossos. No canto direito, um caminho curto e fácil perto das pedras leva o visitante até a pequena Praia da Azedinha.

Praia de João Fernandes

A Praia de João Fernandes é uma das regiões com mais infraestrutura hoteleira e gastronômica da península. A praia também está na lista das prediletas de quem visita por seu visual cercado de por montanhas e rochas que deixam as águas mais calmas. Durante toda faixa de areia é possível se acomodar nas opções de bares e restaurantes disponíveis.

Praia de Geribá

Extensa e com ondas fortes a Praia de Geribá é uma das primeiras avistadas ao entrar na Península da Armação de Búzios. O local é muito frequentado por surfistas que desfrutam da beleza do local e as ondas perfeita para prática do esporte. No final do canto esquerdo as calmas ficam um pouco mais calmas, é nesse lado também que se tem acesso a charmosa Praia da Ferradurinha.

Praia da Ferradura

Uma das praias mais famosas da cidade leva esse nome por ter o formato exato de uma ferradura. A praia tem águas calmas e é muito indicada para grupos com crianças e idosos. Com ambiente tranquilo e agradável a praia oferece barracas e passeios de stand-up, pedalinho e caiaque.

Praia Olho-de-Boi

Frequentada pelos adeptos do naturismo a Praia Olho-de-Boi não possui acesso fácil. Para chegar até a atração é preciso fazer uma trilha de nível mediano subindo e descendo um morro a partir do lado direito da Praia Brava.

Praia da Armação e Praia do Canto

As praias ficam no centro da cidade próxima a Rua das Pedras,  as praias na verdade dividem uma única faixa de areia e são dividas apenas pelo início e fim da Orla Bardot, é na Praia da Armação que estão as famosas estátuas dos pescadores e da atriz Brigitte Bardot. Já no canto esquerdo a Praia do Canto possuí uma faixa mas extensa de areia em frente a algumas casas de veraneio.

Veja um guia completo das praias de Búzios aqui.

Como chegar em Búzios

Foto: Werner Zotz

De avião

O Aeroporto Internacional de Cabo Frio, a 30 km, recebe voos regulares da empresa Azul. Do aeroporto de Cabo Frio à Buzios são cerca de 20 minutos de carro. Outra opção é chegar pela cidade do Rio de Janeiro e contratar um transfer até a cidade ou com alguma empresa de transporte na rodoviária.

De carro

São aproximadamente duas horas de viagem. Após cruzar a ponte Rio-Niterói, pegar à esquerda no sentido Rio Bonito. Pouco depois de Rio Bonito, virar à direita – Via Lagos, sentido Araruama/Cabo Frio (Região dos Lagos). Ao terminar a Via Lagos, continuar por 5 km e subir um pequeno viaduto de acesso à RJ-106, e pegar a direção Macaé/Búzios. Após 14 km (logo depois do posto de gasolina “Até que enfim”), entrar à direita e seguir por cerca de 10 minutos até Búzios.

De ônibus

A empresa 1001 (0800-941-3334) tem ônibus partindo de cidades do Rio de Janeiro e de São Paulo.

Melhor época para visitar Búzios

Foto: Thiago Freitas / MTUR

A cidade de Búzios é uma opção perfeita para férias independente da época do ano. O destino costuma receber dias com temperaturas elevadas durante a maioria do ano e possuí pouca variação de temperatura são longo dos meses.

Os meses mais quentes do ano coincidem com o verão. Nessa época os termômetros costumam passar dos 29°C. Esses costumam ser também os meses que a cidade recebe mais chuvas, mas não se preocupe, as chuvas em Búzios costumam ser passageiras.

Por ser muito próxima da cidade do Rio de Janeiro, e outros municípios com população alta, como Niterói e Cabo Frio, Búzios costuma ter uma movimentação sempre constante de turistas. Se você prefere curtir as férias em lugares mais tranquilos, evite feriados prolongados e as grandes datas comemorativas do ano, como Réveillon e Carnaval.

Onde se hospedar em Búzios

Foto: via PortoBay Hotels & Resorts

O Booking oferece mais de 1000 opções de hospedagem em BúziosVeja aqui todos os hotéis disponíveis no Booking.com.

Búzios tem ótimas opções de hospedagem pelo Airbnb. A plataforma que oferece aluguel de casas, apartamento e quartos pode sair bem mais barato do que hotel. E se você ainda não tem cadastro, pode usar esse código de desconto.

Leia também:

» Guia de praias em Búzios
» Roteiro de fim de semana em Búzios
» Hotéis e pousadas para se hospedar em Búzios
» Melhores praias para você conhecer na Região dos Lagos

Dica extra para a sua viagem

Para encontrar inúmeras opções de acomodação e reservar hotéis e pousadas durante a viagem, utilizamos o Booking.com - disponível em milhares de destinos. Para economizar com voos, consultamos primeiro as passagens aéreas na MaxMilhas, - quase sempre encontramos os melhores preços tanto no Brasil quanto no exterior. As passagens podem ser emitidas mesmo para quem não tem milhas aéreas.

Outras dicas úteis

Encontre informações úteis sobre os melhores destinos do mundo, com guias de viagens especializados sobre diferentes lugares para conhecer no Brasil e no exterior. São milhares de dicas de viagens com sugestões de onde ir na sua viagem, recomendação de hotéis, notícias atualizadas e muito mais.

Precisa de um carro na sua viagem? Encontre aluguel de carro na Rentcars e cote modelos diferentes podendo ser parcelado em até 10x. Já para passeios e ingressos antecipados, fechamos tudo sempre pela Get Your Guide.




Inscreva-se em nosso canal:



Planeje sua Viagem




Deseja falar com a redação ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

Dicas de turismo em Mangaratiba

Artigo anterior

Aprenda como tirar o visto americano passo a passo

Artigo seguinte

Você pode gostar