Férias no paraíso: uma viagem passando pelas praias de Búzios, Arraial do Cabo e Cabo Frio

A famosa Região dos Lagos concentra charmosos balneários turísticos, localizados na região norte do litoral fluminense, famosa por suas águas em tons de azul.

Búzios, Arraial do Cabo e Cabo Frio, são os três municípios mais famosos dessa rota turística, e são cercados por lagoas e praias paradisíacas com incríveis tons de azul, o que originou o nome da região homenageando essas belas encostas cristalinas. A região dos Lagos, é sem dúvidas, um dos roteiros turísticos nacionais mais fascinantes quando o assunto é sol e praia.

Cidades na Região dos Lagos

As praias de Arraial do Cabo são as mais impressionantes. Provavelmente pela geografia privilegiada, situada em uma península que deixa a cidade praticamente dentro do oceano, e pelas areias que também são mais finas e brancas que as demais praias da Região dos Lagos, deixando o mar ainda mais azul.

Búzios é extremamente turística e oferece excelentes opções de lojas, restaurantes, bares, pousadas e hotéis luxuosos. A cidade é o quinto destino mais procurado do país e ficou mundialmente conhecida há cerca de 50 anos atrás, quando no auge da sua carreira, a atriz e musa do cinema Brigitte Bardot, encontrou na pacata vila de pescadores, um balneário tranquilo para fugir dos holofotes da imprensa carioca. Nessa época, Búzios estampou capas de jornais e revistas do mundo inteiro: todos queriam saber mais notícias sobre aquele destino até então totalmente desconhecido.

A famosa Rua das Pedras em Búzios. Foto: JM Garrido

Hoje a cidade é bem diferente daquele povoado que Brigitte conheceu, mas ainda atrai turistas que visam conhecer as praias tranquilas que acolheram a musa do cinema.

Cabo Frio é a maior das três cidades e também oferece diferentes opções de restaurantes, hotéis, pousadas e lojas. Essa é a que mais tem cara e estrutura de “cidade grande”; com supermercados, hospitais, escolas e faculdade. Muitos turistas optam por ficar em Cabo Frio pela localização, justamente por ficar no meio dos outros dois municípios, o que facilita na hora de conhecer as demais atrações da região. Na cidade os pontos mais visitados são a Ilha dos Japonês, a Praia do Forte e a Praia das Conchas.

Passeios de barco

Os passeios de barco também são uma excelente maneira de conhecer as cidades de um ângulo diferente. Em Arraial do Cabo, as paradas durante o trajeto, permitem mergulho em alto mar e caminhadas em área de preservação. Além disso, as empresas oferecem drinks e petiscos a bordo, com visita às praias da cidade.

Esses passeios saem do porto principal e costumam ter saídas diárias conforme as condições climática. Todas as embarcações seguem a mesma rota, alterando apenas os horários para evitar superlotação nas atrações. Búzios e Cabo Frio também oferecem passeios náuticos, que realizam uma espécia de beach tour, com paradas rápidas nas principais praias das cidades.

O que fazer a noite

Os turistas que ficam em Arraial do Cabo e buscam se divertir a noite, costumam aproveitar a vida noturna da cidade vizinha Cabo Frio, que oferece mais opções de bares, casas noturnas, festas e agito durante a madrugada.

Por ser uma cidade pequena, Arraial do Cabo ainda carece de estrutura para receber a quantidade de turistas que têm visitado o destino. E Esse fluxo tem aumentado cada vez mais nos últimos anos, mas mesmo nos fins de semana, os bairros ainda mantém um clima pacato de cidade de interior sem muito movimento.

O destino também ficou conhecido como a capital brasileira do mergulho. Anualmente centenas de mergulhadores profissionais e iniciantes vão até o destino para observar a rica vida marinha encontrada no litoral da cidade. Aparições de baleias, golfinhos, tartarugas e peixes raros acabam sendo comuns, o que torna a cidade um prato cheio para os amantes do fundo do mar.

Águas cristalinas no canto esquerdo da Praia do Forno. Foto: Gustavo Albano

Vista aérea das Prainhas do Pontal do Atalaia. Foto: Gustavo Albano

Praia Brava visível apenas durante a maré baixa. Foto: Gustavo Albano

roteiro região dos Lagos

Escultura “Os Pescadores”, na Orla Brigitte Bardot. Foto: Merci Rio

roteiro região dos Lagos

Ilha do Japonês, cartão postal de Cabo Frio. Foto: Marlen H

Distâncias

Cabo Frio x Arraial do Cabo 14 km
Cabo Frio x Búzios 26 km

Leia também:

» 12 fotos para você se apaixonar de vez por Arraial do Cabo
» Região dos Lagos: roteiro de fim de semana em Arraial do Cabo
» Guia de praias para conhecer em Arraial do Cabo
» Lugares para conhecer em Búzios

Dicas para planejar sua viagem:

» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com
» Reserve passagens aéreas com a MaxMilhas.
» Ganhe R$179 de crédito do Airbnb na primeira reserva.
» Aluguel de carros com até 30% de desconto e a garantia do melhor preço!
» Encontre seu seguro viagem com os melhores preços na Allianz Travel.

Deseja falar com a redação ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

12 fotos para você se apaixonar de vez por Arraial do Cabo

Artigo anterior

Itália: serviço de guia e motorista brasileiro em Roma

Artigo seguinte

Você pode gostar