Roteiro por Búzios, Arraial do Cabo e Cabo Frio na mesma viagem

Férias no paraíso: uma viagem passando pelas praias e história de Búzios, Arraial do Cabo e Cabo Frio

A famosa Costa Azul é um conjunto de municípios litorâneos no litoral fluminense. Antes, Arraial pertencia a cidade de Cabo Frio, assim como Búzios. Os três municípios são cercados por belas praias de águas azuis e estão relativamente próximos, o que originou o nome da região homenageando essas belas encostas cristalinas. Um dos roteiros turísticos mais fascinantes quando o assunto é sol e praia.

Cada uma das cidades conta com suas características próprias e recebem diferentes perfis de turistas. Mas para quem visita os três municípios sabe que é unânime: as praias de Arraial do Cabo são as mais impressionantes. Provavelmente pela geografia privilegiada, que deixa a cidade praticamente dentro do oceano e pelas areias que também são mais finas e brancas que as demais praias, deixando o mar ainda mais azul. A água cristalina, quase sempre gelada, cria verdadeiras piscinas na beira da praia.

Búzios é extremamente turística e oferece excelentes opções de lojas, restaurantes, bares, pousadas e hotéis luxuosos. A cidade é o quinto destino mais procurado no país e ficou mundialmente conhecida há cerca de 50 anos, quando no auge da sua carreira, a atriz e musa do cinema Brigitte Bardot encontrou na pacata vila de pescador um balneário tranquilo para fugir dos holofotes da imprensa carioca. Nessa época Búzios estampou capas de jornais e revistas do mundo inteiro: todos queriam saber mais sobre aquele destino até então totalmente desconhecido.

O reflexo dessa visita inesperada é notado até hoje. Depois disso, diferentes estrangeiros começaram a povoar e movimentar Búzios, influenciando na vila e na arquitetura da cidade atraindo outros milhares de turistas que começaram a habitar o paraíso de Bardot. Hoje a cidade é bem diferente daquele povoado que Brigitte conheceu, mas ainda atrai turistas para conhecerem as praias tranquilas escolhidas pela musa do cinema.

Cabo Frio é a maior das três cidades e também oferece diferentes opções de restaurantes, hotéis, pousadas e lojas. Essa é a que mais tem cara e estrutura de “cidade grande”, com supermercados, hospitais, escolas, faculdade e etc… Muitos turistas optam por ficar em Cabo Frio pela localização, justamente por ficar no meio dos outros dois municípios, o que facilita na hora de conhecer os demais destinos. Na cidade os pontos mais visitados são: Ilha dos Japonês, Praia do Forte e Praia das Conchas.

Arraial também é a capital brasileira do mergulho, milhares de pessoas vão para Arraial do Cabo apenas para fazer “batismo” e observar a rica vida marinha encontrada na cidade. Um passeio que proporciona a experiência de contemplar o fundo do mar em uma das águas mais claras do país. Aparições de baleias, golfinhos, tartarugas e peixes raros acabam sendo comuns, o que torna a cidade um prato cheio para os amantes do fundo do mar. Búzios e Cabo Frio também contam com agências de viagens com tours por Arraial do Cabo.

*Batismo: nome dado para quando a pessoa faz o primeiro mergulho de cilindro.

Leia também:

12 fotos para você se apaixonar de vez por Arraial do Cabo
Região dos Lagos: roteiro de fim de semana em Arraial do Cabo
Guia de praias para conhecer em Arraial do Cabo
Lugares para conhecer em Búzios

Passeios de barco:

Os passeios de barco também são uma excelente maneira de conhecer as cidades de um ângulo diferente. Em Arraial do Cabo, as paradas durante os trajetos permitem mergulho em alto mar para os mais aventureiros, oferecendo drinks e petiscos a bordo, com visita às praias de Arraial. Esses passeios saem do porto principal e costumam ter saídas diárias conforme as condições climática. Todas as embarcações seguem a mesma rota, alterando apenas os horários para evitar superlotação nas atrações. Búzios e Cabo Frio também oferecem passeios náuticos para visitar as praias das cidades com saídas diárias.

O que fazer de noite:

Para quem busca agito noturno, os turistas que ficam em Arraial do Cabo costumam aproveitar a vida noturna em Búzios e Cabo Frio, pois as cidades vizinhas oferecem mais opções de bares, casas noturnas, festas e agito durante a noite.

Por ser uma cidade pequena, Arraial do Cabo ainda carece de estrutura para receber a quantidade de turistas que têm visitado a cidade. E esse fluxo tem aumentado cada vez mais nos últimos anos. Mas mesmo nos fins de semana, os bairros ainda mantém um clima pacato de cidade de interior sem muito movimento.

Prainhas do Pontal do Atalaia, Arraial do Cabo. Foto: Gustavo Albano

Praia Brava visível apenas durante a maré baixa. Foto: Gustavo Albano

Águas cristalinas no canto esquerdo da Praia do Forno. Foto: Gustavo Albano

Vista aérea das Prainhas do Pontal do Atalaia. Foto: Gustavo Albano

A famosa Rua das Pedras em Búzios. Foto: JM Garrido

Escultura “Os Pescadores”, na Orla Brigitte Bardot. Foto: Merci Rio

Ilha do Japonês, cartão postal de Cabo Frio. Foto: Marlen H

Distâncias:

Cabo Frio x Arraial do Cabo 14 km
Cabo Frio x Búzios 26 km


- Descubra o hotel ideal para você, reserve seu hotel com o Booking.com.
- Encontre pacotes de viagem em oferta com a CVCSubmarino ViagensDecolar.com.
- Pesquise os melhores preços de passagens aéreas em tempo real para a sua viagem.