A Praia do Pontal do Atalaia, em Arraial do Cabo, é um excelente destino para quem gosta de praia e diversão à beira-mar

A Região dos Lagos do Rio de Janeiro é privilegiada por cenários belíssimos e, entre eles, está a Praia do Pontal do Atalaia, em Arraial do Cabo. Por isso, se você ainda não conhece este lugar paradisíaco, deve incluí-lo em seus planos de viagem.

Quer saber o porquê? Então, continue a leitura deste post e descubra todos os encantos deste paraíso do litoral fluminense. Cartão-postal de Arraial do Cabo, o Pontal do Atalaia é conhecido por sua beleza que se assemelha ao Caribe. Areias brancas e mar calmo em tons de azul turquesa são características das praias de lá.

Leia também » Estes são os 100 lugares mais lindos para viajar no Brasil

Praia do Pontal do Atalaia

Foto: Leonardo Shinagawa / Wikimedia Commons

Outra marca registrada do Pontal é sua famosa escadaria, que revela uma praia paradisíaca. Mas uma dica importante é preparar-se para descer – e depois subir – seus 255 degraus. Se bem que o visual impressionante não permite que o turista se dê conta de qualquer cansaço. Aliás, a escadaria é um ótimo lugar para fazer cliques lindos. Fica a dica! 

O Pontal do Atalaia é o destino perfeito para quem quer apreciar um dia de tranquilidade na praia ou realizar um passeio de barco e mergulho em suas águas mornas, com uma vida marinha muito rica. E, apesar de não haver uma estrutura de quiosques e serviços, você vai se surpreender com o que é possível fazer no Pontal do Atalaia

O que saber antes de ir ao Pontal do Atalaia?

Praia do Pontal do Atalaia

Foto: Marinelson Almeida / Flickr

Localizado a 164 km do Rio de Janeiro, o Pontal do Atalaia é um morro que invade o mar. Há duas formas de chegar até ele: de barco-táxi ou carro. Se você optar por ir pelo mar, os barcos saem da Praia do Farol e atracam em uma parte específica das Prainhas. Geralmente, os passeios incluem uma visita à Gruta Azul, que falarei a seguir.

Caso vá de carro, o Pontal do Atalaia fica a 4 km do centro de Arraial do Cabo. A estrada tem alguns trechos de terra que podem ficar prejudicados em dias de chuva. Além disso, na alta temporada, é comum encontrar bastante trânsito. Por outro lado, a vantagem de ir de carro é que o acesso é pela parte superior do Pontal, ou seja, o turista é brindado com uma bela paisagem assim que chega.

Como mencionei, não há quiosques ou restaurantes no Pontal do Atalaia. Por isso, você deve lembrar de levar comida e bebida. Pode ser que você encontre alguns vendedores e barraquinhas nas Prainhas na alta temporada, mas é melhor prevenir. 

As outras praias de Arraial do Cabo possuem mais estrutura, principalmente em relação aos restaurantes. Quiosques, bares e restaurantes podem ser encontrados nas praias do Forno, dos Anjos, Grande e Prainha. A gastronomia é baseada, principalmente, em pratos à base de peixes frescos e frutos do mar, mas é possível encontrar porções e lanches.

Principais atrativos da Praia do Pontal do Atalaia

Arraial do Cabo

Foto: Marcelo Ferreira Coelho

Mas vamos ao que interessa? Quer saber quais os principais atrativos da Praia do Pontal do Atalaia? Então, veja as nossas dicas, a seguir:

Escadaria do Pontal do Atalaia

Como porta de entrada ao Pontal do Atalaia para quem chega de carro, a escadaria revela a beleza paradisíaca do lugar. À medida que o turista se aproxima da escadaria, vai contemplando a imensidão azul turquesa do mar que banha essa região e, conforme desce os degraus, avista o contraste com a areia branquinha das Prainhas.

A escadaria tem 150 metros de extensão e é um ótimo lugar para registrar a beleza do Pontal do Atalaia.

Mirante do Pontal do Atalaia

Também na entrada, é possível ter uma vista incrível de toda a região no Mirante do Pontal do Atalaia. Para isso, é preciso subir uma ladeira logo ao chegar ao Condomínio Pontal do Atalaia. Do alto é possível ver a Praia Brava, à esquerda, e a Praia Grande, à direita. O mirante é ótimo também para admirar o pôr do sol.

Pôr do sol

Por falar nisso, o topo da escadaria Pontal do Atalaia é um ótimo lugar para admirar o pôr do sol. Ver o encontro do sol com o mar azul turquesa de Arraial do Cabo é um espetáculo impressionante. O entardecer é bem disputado no topo da escadaria. Mesmo assim, você sempre conseguirá um espaço entre as rochas para sentar e apreciar o lindo pôr do sol.

Prainhas

As Prainhas são o principal destino de quem vai ao Pontal do Atalaia. Elas estão entre as melhores praias do Brasil e do mundo, e não é difícil saber o porquê. O visual é incrível: areia branca, mar calmo, com águas cristalinas, ora azuis ora verdes, e, ao fundo, a Ilha do Farol. Muitos as chamam de Caribe brasileiro.

Elas são conhecidas como Prainhas porque a porção de areia é dividida pelo mar na maré alta. Já durante a maré baixa, as praias se unem em uma mesma faixa de areia.

Passeio de barco e Gruta Azul

Como disse anteriormente, uma das formas de se chegar às Prainhas do Pontal do Atalaia é ingressar em um passeio de barco a partir da Praia do Farol. Os barqueiros costumam combinar um horário para buscar os visitantes. Mas esta não é a única opção de passeio de barco para quem visita o Pontal do Atalaia.

Você pode também fazer o passeio de barco vindo da Praia dos Anjos, que permite que você conheça também a Gruta Azul. Além da beleza natural da formação rochosa, o espetáculo das ondas contra as pedras impressiona os turistas.  

Mergulho

Conhecida como a Capital Brasileira do Mergulho, Arraial do Cabo tem ótimas condições para a prática do esporte aquático. E no Pontal do Atalaia não poderia ser diferente. Um fenômeno chamado ressurgência faz com que as águas profundas e transparentes subam à superfície, o que traz, também, uma imensa quantidade de alimento e atrai uma farta vida marinha. Por isso, mergulhar na região é incrível.

Outras praias para conhecer em Arraial do Cabo

Arraial do Cabo

Foto: Martin Stuchi Montingelli / Flickr

Além das Prainhas do Pontal do Atalaia, Arraial do Cabo fica em uma região privilegiada por lugares incríveis. Por isso, programe-se para conhecer as outras praias da região.

Praia do Farol

Localizada em área de proteção da Marinha do Brasil, a Praia do Farol é uma das mais belas de toda a Região dos Lagos do Rio de Janeiro. Contudo, para visitá-la é preciso estar atento à limitação de público. É possível permanecer apenas 45 minutos lá, em passeios de barco autorizados para 250 pessoas por vez.

Praia do Pontal

Não confunda a Praia do Pontal com as Prainhas do Pontal do Atalaia. Apesar da semelhança do nome, são lugares distintos. A não ser pelo visual deslumbrante, característica de todas as praias de Arraial do Cabo. A Praia do Pontal é a primeira da cidade e é a continuação da faixa de areia das praias do Forte, Dunas e Foguete, de Cabo Frio. É um local muito tranquilo e pouco badalado.

Prainha

Do mesmo modo, não confunda a Prainha com as Prainhas do Pontal do Atalaia. Ela fica logo na entrada de Arraial do Cabo e tem águas azuis e a areia branquinha, que lembram muito o Caribe. Trata-se de uma pequena enseada entre os morros do Mirante e do Forno, que costuma receber muitos visitantes, principalmente nos finais de semana.

Praia Grande

A Praia Grande tem mais ondas, devido ao mar aberto, e, por isso, é frequentada por surfistas. Ela tem ótima infraestrutura para receber os turistas e uma faixa de areia branca extensa, com um trecho mais deserto para quem busca tranquilidade.

Praia dos Anjos

A Praia dos Anjos é a porta de entrada de Arraial do Cabo para quem chega de barco. De lá partem embarcações de pescadores e de passeios de turistas. Por isso, a praia não é muito indicada para banhos, uma vez que recebe muitos barcos, indo e vindo, o dia todo.

Praia do Forno

A partir da Praia dos Anjos é possível chegar à Praia do Forno através de uma trilha. Um dos cartões-postais de Arraial do Cabo, a Praia do Forno é uma enseada de areia branquinha e mar colorido em meio à vegetação preservada. Há vários bares e carrinhos de comida. Além disso, lá é possível alugar caiaques.

Praia Brava

Outra bela porção de areia de Arraial do Cabo, a Praia Brava fica no Parque Estadual da Costa do Sol, onde estão também as Prainhas e o Mirante do Pontal do Atalaia. Esta é uma das praias desertas da região e você pode ir até lá de carro ou a pé por uma trilha de cerca de 2 quilômetros.

Ficou com vontade de conhecer o Pontal do Atalaia, em Arraial do Cabo? Planeje sua viagem para lá e viva experiências inesquecíveis neste paraíso do litoral fluminense. Separe alguns dias e aproveite para conhecer as outras praias de Arraial do Cabo.

Dicas para planejar sua viagem:

» Descubra as melhores opções de aluguel de carros com a Localiza.
» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com.
» Reserve passagens aéreas com até 50% de desconto para qualquer destino.

Deseja falar com a redação ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

O que fazer em Cancún: conheça 16 atrações turísticas imperdíveis

Artigo anterior

Punta Cana precisa de visto? Documentos e outras dicas

Artigo seguinte

Você pode gostar