Uma das principais dúvidas dos viajantes é se Punta Cana precisa de visto. Vai viajar para lá? Então, veja nossas dicas sobre documentos e tudo que é necessário para ter uma ótima viagem

Punta Cana precisa de visto? Essa é uma das principais dúvidas de quem decide conhecer esse lugar paradisíaco. Situada no leste da República Dominicana, Punta Cana ganhou fama turística pela beleza de suas praias, diversidade de atrativos e melhor custo benefício em relação a outros destinos do Caribe.

Mas a necessidade de visto é apenas uma das preocupações dos viajantes, sobretudo os principiantes. Outras dúvidas podem surgir, como que roupa levar, quais outros documentos são obrigatórios, qual melhor época para conhecer Punta Cana. Por se tratar de uma viagem internacional, é importante se planejar e se informar sobre o que é realmente necessário para fazer um passeio tranquilo – e sem surpresas. 

Leia também » Estes são os 100 lugares mais lindos para viajar no Brasil

E, para te ajudar, preparamos este post com o que você precisa saber ao viajar para Punta Cana. Por isso, se você quer conhecer este destino incrível, veja todas as nossas dicas para fazer a melhor viagem para Punta Cana.

Afinal, Punta Cana precisa de visto?

Punta Cana moeda

Foto: Danny de Groot / Unsplash

Não! Você pode viajar para Punta Cana sem a necessidade de visto, mas precisará de um cartão de turista – tarjeta de turista – para desembarcar lá. Com validade de 30 dias, o cartão funciona como uma espécie de autorização de permanência no destino. Para adquiri-lo é preciso pagar uma taxa de US$10. Se quiser esticar sua viagem, pode pedir uma prorrogação, mediante novo pagamento da taxa.

O cartão de turista lhe dará direito a apenas uma entrada em Punta Cana. Caso viaje para fora da República Dominicana e deseje retornar, mesmo dentro do prazo de validade do seu cartão, terá que pagar novamente a taxa para renovar sua estadia. A não obrigatoriedade de visto só é válida para quem viaja para Punta Cana com o objetivo de fazer turismo.

Quais documentos levar para Punta Cana?

Punta Cana precisa de visto

Foto: Joe deSousa / Unsplash

Depois de responder à dúvida se Punta Cana precisa de visto, é importante ressaltar que você deverá viajar para lá com seu passaporte. E mais: ele deverá ter validade de, no mínimo, seis meses. Caso contrário, poderá ser impedido de desembarcar em Punta Cana.

Outra exigência é a apresentação do comprovante internacional de vacinação constando a dose contra a febre amarela.

Em relação à covid-19, a República Dominicana está permitindo a entrada de brasileiros com a apresentação do teste negativo para o novo coronavírus. Não há informação sobre a exigência, ainda, do comprovante de vacinação. Mas, antes de viajar para Punta Cana, você pode se informar no site do país para saber se houve alguma mudança nos protocolos.   

Qual moeda é usada em Punta Cana?

Ao viajar para Punta Cana, leve dólares. Apesar de a moeda oficial da República Dominicana ser o peso dominicano, o dólar é bem aceito em todos os serviços de turismo. O real, por sua vez, não é aceito por lá. Por isso, o mais recomendado é que você já faça a conversão de moeda aqui no Brasil.  

Como se comunicar em Punta Cana?

Não se preocupe em como se comunicar em Punta Cana. O idioma oficial é o espanhol, mas você tem outras opções para conseguir se virar por lá. Apesar de os moradores locais usarem o dialeto dominicano, nos serviços de turismo o inglês é bastante utilizado. Além disso, quem sabe falar alemão e francês também consegue se comunicar na maioria dos pontos turísticos.

O que levar na mala ao viajar para Punta Cana?

Outra dúvida comum é o que levar na mala ao viajar para Punta Cana. Mas a resposta é simples: roupas leves e confortáveis. Por lá, os dias são sempre quentes, com temperaturas médias próximas aos 30ºC. Por isso, não se preocupe em levar roupas e calçados de frio.

Os trajes de banho são itens obrigatórios, assim como o protetor solar. Outra dica é levar, ao menos, dois conjuntos de calças, camisas e sapatos, uma vez que alguns restaurantes impedem a entrada de turistas com shorts, roupas mais curtas e chinelos, principalmente à noite.

Qual a melhor época para conhecer Punta Cana?

visto para Punta Cana

Foto: Roberto H / Unsplash

Não existe a melhor época para conhecer Punta Cana. A verdade é que este é um destino que pode ser visitado o ano todo. Isto porque o clima por lá é sempre quente, o que ajuda a curtir suas lindas praias e principais atrações. As temperaturas ficam entre 20ºC e 35ºC, com uma média um pouco abaixo dos 30ºC.

É claro que, dependendo das suas intenções de passeio e preferências pessoais, há meses do ano em que pode aproveitar melhor este lugar incrível. Por exemplo, se você quer aproveitar as praias ao máximo, sem o risco de pegar dias de chuva, o ideal é viajar para Punta Cana entre janeiro e março. Nestes meses é inverno na República Dominicana e quase não se vê chuvas por lá. 

Mas não se preocupe, apesar de ser inverno, as temperaturas são quentes. Por outro lado, como esta é a época em que mais turistas visitam Punta Cana, os preços costumam ser mais elevados nas hospedagens e atrações turísticas.

A partir de maio, começa a baixa temporada em Punta Cana, quando também se inicia o verão. Esta época é menos procurada devido à incidência de chuvas e temperaturas mais altas. Contudo, os valores dos serviços tendem a ser mais em conta. Por isso, se você gosta de calor, viajar para Punta Cana entre maio e julho pode ser uma ótima ideia. Vale ressaltar que entre os meses de agosto e novembro é preciso estar atento às alterações climáticas na região antes de viajar para lá.

Agora que você já sabe se Punta Cana precisa de visto e quais outras informações são essenciais para viajar para lá, pode programar seu passeio com mais segurança, não é mesmo? Com um custo-benefício melhor que outros destinos do Caribe, Punta Cana é uma excelente opção de viagem para quem quer curtir praias paradisíacas e cenários deslumbrantes. Vale muito a pena programar sua ida para este lugar incrível.

Dicas para planejar sua viagem:

» Descubra as melhores opções de aluguel de carros com a Localiza.
» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com.
» Reserve passagens aéreas com até 50% de desconto para qualquer destino.

Deseja falar com a redação ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

Conheça a Praia do Pontal do Atalaia, em Arraial do Cabo

Artigo anterior

Praias de Recife: conheça as melhores praias da região

Artigo seguinte

Você pode gostar