Calendário de Vacinação 2022 Teresina – Piauí

Atualizada em:

A campanha de vacinação em Teresina, no Piauí, se concentra em aplicar vacinas aos desabrigados pelas últimas enchentes. De acordo com o site da Prefeitura da cidade, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) estará vacinando essas pessoas na Escola Municipal Dilson Fernandes, em Poti Velho, Distrito Norte.

A FMS vem desenvolvendo ações preventivas de saúde para os moradores de rua atingidos pelas chuvas em Teresina, com uma equipe de saúde composta por enfermeiros, dentistas e técnicos de enfermagem.

Um serviço para quem mora na escola foi o teste de Covid, e todos deram negativo para a doença. Adultos e crianças com síndrome gripal também recebem medicamentos para febre, tosse e dor de garganta, bem como medicamentos para prevenção de piolhos, anti-inflamatórios e kits de higiene bucal, como escovas e creme dental.

O presidente da FMS, Gilberto Albuquerque, afirma que tais ações terão continuidade. Para ele, “são ações preventivas para que essas pessoas que estão mais vulneráveis não sejam acometidas por doenças e também para tratar quem tem algum problema de saúde”.

A enfermeira da Atenção Básica da FMS, Tássia Marreiros, que trabalha na logística de atendimento aos desabrigados, informou também que foi feito cadastro de controle de saúde dessas pessoas e que tem sido possível desenvolver ações conforme as necessidades de cada um que procura os profissionais.

A Diretoria de Vigilância em Saúde da FMS também realiza ações como controle da qualidade da água e dos locais que podem ser criadouros de mosquitos transmissores de doenças.

Com os agendamentos feitos por meio do site Vacina Já, a equipe de saúde prossegue o trabalho para imunizar a população. Teresina começará a vacinar crianças de 5 a 11 anos com certas comorbidades ou deficiências na terça-feira, 18 de janeiro. Os agendamentos se iniciam na segunda, 17 de janeiro, a partir das 18h no site da Fundação Municipal de Saneamento (FMS).

A vacina que será utilizada será a versão pediátrica do imunizador Pfizer/Comirnaty. Serão fornecidas 11 unidades básicas de higiene. A vacina chegou ao estado na sexta-feira, 14 de janeiro. No dia seguinte um menino aborígene de sete anos se tornou a primeira criança a ser vacinada de forma simbólica.

Para o médico Gilberto Albuquerque, presidente da Fundação Municipal de Saúde, “há um prazo para descongelar esta vacina, e já tivemos prazos suficientes de 48 horas para obtê-la, então é hoje à tarde. Mas você não pode começar a vacinar à tarde. E o número de vacinas chegando até nós é também abaixo das nossas expectativas, queremos abrir 30 UBS para vacinação, mas vamos abrir apenas 11, então é uma questão logística”.

Um total de 99,77% da população de Teresina foi vacinada contra a covid-19. 729.330 pessoas receberam pelo menos a primeira dose da imunização, quase o equivalente a 731.028 pessoas com 12 anos ou mais na capital, segundo relatório divulgado pela Fundação Municipal de Saúde.

A população que completou o esquema básico, ou seja, que tomou uma segunda dose ou dose única do imunizante, corresponde a 654.925 pessoas. Esse número equivale a 89,59% da população em idade recebendo a vacina. Por sua vez, doses de reforço e doses adicionais foram aplicadas a 125.141 pessoas, o equivalente a 17,12% do público-alvo.

A cada semana, a FMS lança novas estratégias para levar as vacinas a toda a população. A ação segue com cinco pontos drive-thru: Terminais de Integração do Parque Piauí (Sul), Livramento (Sudeste), Buenos Aires (Norte) e Terminal Zoobotânico (Leste), e CEU Norte das 9h às 17h.

Os postos fornecem a primeira dose (a partir de 12 anos); segunda dose da vacina Pfizer (com pelo menos 3 semanas entre as doses 1 e 2); Coronavac e AstraZeneca (mínimo entre as doses 1 e 2) intervalo de 4 semanas) e uma dose de reforço para a população geral acima de 18 anos (intervalo mínimo de 4 meses após a segunda dose).

Vale lembrar que a vacinação nos postos drive thru (justamente os que estão mudando toda semana) estará disponível para os seguintes públicos:

  • 1ª dose para pessoas de 12 anos e mais;
  • Segunda dose da vacina da Pfizer (respeitando intervalo mínimo entre as doses de 3 semanas);
  • Astrazeneca e Coronavac (respeitando intervalo mínimo de 4 semanas para ambos os imunizantes);
  • Dose de reforço – respeitando intervalo mínimo de quatro meses da última dose para população em geral e 28 dias da última dose para imunossuprimidos, com exceção das gestantes e puérperas que devem tomar com cinco meses.

Para receber a vacina contra covid-19 é preciso apresentar um documento de identificação com foto e CPF ou cartão do SUS. Pessoas que vão receber a segunda dose ou dose de reforço devem levar ainda o cartão de vacinação com registro das doses anteriores. Além disso, os adolescentes devem estar acompanhados dos pais ou um responsável.

Para quem procura um teste para se prevenir contra a Covid a partir do dia 17 de janeiro os Centros de Testagem voltam a funcionar. A FMS avisou que conseguiu repor o estoque de testes que garantem o funcionamento dos estabelecimentos.

Também no mesmo dia o Centro de Testagem da zona Sul de Teresina mudará de endereço. O CTC que funcionava no Clube dos 100 passará a atender na Quadra Poliesportiva da Escola Municipal Luis Fortes, que fica no bairro Lourival Parente. Os centros funcionam de segunda a sexta-feira das 9h às 17h.

Ainda no começo da semana o Centro do SINTUFPI – que suspendeu o atendimento temporariamente na sexta-feira, 14 de janeiro – voltou ao funcionamento normal. Teresina tem atualmente cinco centros de testagem covid, que atendem à população que está com sintomas gripais: tosse, espirro, febre, dor de garganta e mal estar.

Esses locais têm como objetivo realizar exames em pessoas com síndrome gripal direcionando o serviço de atendimento médico da rede pública municipal de acordo com o caso identificado. Para o presidente da FMS, Gilberto Albuquerque, com a testagem estamos oferecendo melhor atendimento, pois o paciente que testa positivo para Covid deve procurar uma das sete UBS específicas para atendimento Covid. Quando o teste tem resultado negativo para Covid e o paciente precisar de atendimento de saúde, pode procurar qualquer UBS.

∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.

∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.


Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

 

Rolar para cima