Champs-Élysées irá se tornar “um jardim extraordinário”

Atualizada em:

Avenida Champs-Élysées vai restringir circulação de carros e abrir espaço para pedestres e jardins com áreas verdes

A famosa e mais movimentada avenida de Paris, a Champs-Élysées, vai receber m investimento de 250 milhões de euros para se tornar “um jardim extraordinário” em pleno centro da cidade luz, disse a prefeita Anne Higaldo.

O projeto produzido pelo estúdio PCA-Stream visa converter a Champs-Élysées em um espaço público destinado a pedestres cercado por verde. Para isso a prefeitura fechará metade das oito faixas da avenida e transformar o espaço em áreas verdes.

projeto Champs elysees jardim
Projeto vai transformar a Champs-Élysées em jardim. Foto: PCA-Stream

Além do projeto paisagístico, espera-se melhorar a qualidade do ar ao longo dos quase 2 quilômetros de extensão da Champs-Élysées e criar um ambiente mais sustentável e acolhedor para a população.

projeto Champs elysees jardim
Projeto vai transformar a Champs-Élysées em jardim. Foto: PCA-Stream

As obras devem começar em 2024, depois dos Jogos Olímpicos, e até 2030 vão transformar a área que vai do Arco do Triunfo à Praça da Concórdia.

Champs-Élysées

projeto Champs elysees jardim
Projeto vai transformar a Champs-Élysées em jardim. Foto: PCA-Stream

A foi projetada em 1667 por André Le Nôtre in 1667 como uma extensão dos jardins do Palácio das Tulheiras, mas com o tempo acabou se transformando em um grande centro comercial. No entanto, com o aumento do número de veículos circulando, os índices de poluição do ar se tornaram um problema. Isso contribuiu para afastar turistas e moradores do local e incentivou um novo projeto para a avenida.

A história da Champs Élysées começa em 1640 com a plantação de um grande alinhamento de árvores que posteriormente se transformaria na avenida. O nome de Campos Elíseos procede da mitologia grega e designava um lugar equivalente ao paraíso cristão.

Em 1724, a avenida adquiriu seu traçado atual e em 1884 foi feita uma importante remodelação que melhorou seu aspecto. Hoje, a avenida é uma das principais centros comerciais da cidade.

Leia também:

» Pedale de Paris até o mar nessa rota de 420 km de bicicleta
» Melhores restaurantes de Paris segundo turistas
» Como ir de Paris a Bruxelas: trem, avião, carro ou transfer
» Montmartre: o que fazer no bairro mais boêmio de Paris

∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.

∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.


Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

 

Rolar para cima