Qual é a cidade mais bonita do mundo? Milhares de turistas escolheram Praga

Atualizada em:

Uma cidade incrível, com nome peculiar e muita história. Praga vem se destacando como destino preferido por milhares de turistas, sendo eleita a cidade mais bonita do mundo e com toda razão

Sua arquitetura, tradições, costumes e locais históricos remetem à era medieval e se misturam com a modernidade de uma cidade que não parou no tempo, mas ainda mantém a história viva. 

Em pesquisa feita pela Time Out, levando em consideração critérios como pontos turísticos, arquitetura, entre outros, 27 mil turistas votaram em Praga como a cidade mais bonita do mundo. 

Cidade medieval foi eleita a mais bonita do mundo

cidades mais bonitas do mundo
Foto: Ian kelsall / Unsplash

Mais de 30 anos após o fim do regime comunista a cidade encontra-se impecável com seus monumentos e torres góticas ornando com as ruas limpas e jardins perfeitos que impressionam. Parada obrigatória para os viajantes que escolhem o Leste Europeu como destino de viagem. Não apenas pela economia, mas também por uma imensa conservação histórica e arquitetônica, formando um dos destinos medievais mais impressionantes do Velho Continente (e a cidade mais bonita do mundo eleita por milhares).

As revitalizações são constantes para manter o grande centro histórico construído em rochas. Um dos exemplos de restauração adotada recentemente, foi para o relógio astronômico da praça principal do centro histórico, chamado de Orjo. A peça foi reinaugurada depois de uma restauração rigorosa. 

Cidades como Praga, quanto mais velhas mais belas, quem visita pela primeira vez mergulha em seus mais de mil anos de história e compete território com outros viajantes apaixonados. Apenas para se ter uma ideia, hoje a cidade recebe quase sete milhões de turistas ao ano e já está entre as 10 cidades mais visitadas da Europa. Vamos conhecer um pouco mais sobre Praga? Veja detalhes da cidade mais bonita do mundo.

Onde fica a cidade mais bonita do mundo?

República Tcheca
Foto: Anthony DELANOIX / UNsplash

Praga é a capital e maior cidade da República Tcheca que faz fronteira com a Alemanha, Áustria, Eslováquia e Polônia e está localizada na Europa Central.  A capital, Praga, localiza-se em uma região conhecida como Boêmia Central. A cidade foi fundada sobre colinas e está situada às margens do rio Moldava com 18 pontes que atravessam o rio, incluindo a famosa Ponte Carlos. Muitas represas foram construídas ao longo do rio para aproveitamento hidroelétrico. 

Praga é também conhecida como a cidade dos cem pináculos ou cem cúpulas. É uma cidade que desperta curiosidade em novos turistas e interesse em retornar para quem já a visitou, e é realmente uma cidade deslumbrante, cheia de história e arquitetura que remete ao passado onde Praga foi passagem obrigatória nas rotas comerciais que atravessavam a Europa de norte a sul. 

Embora sua história seja um grande atrativo, Praga não parou no tempo, com quase 1 milhão de habitantes a cidade se desenvolveu e hoje tem muitos prédios, escritórios empresariais, edifícios modernos, contemporâneos e arrojados. Esse misto entre era medieval e modernidade é o que tem feito a anos Praga se tornar o destino preferido entre milhares de turistas recebendo o título de cidade mais bonita do mundo.

Lugares para conhecer em Praga – República Tcheca

cidades mais bonitas do mundo
Foto: Alice / Unsplash

Praga além de linda aos olhos é, também, uma cidade com diversos lugares diferentes para visitar. Separamos alguns deles para quem deseja planejar uma viagem deixando roteiro praticamente pronto. 

A Praça da Cidade Velha, é a praça mais importante da cidade de Praga, fundada no século XII repleta de construções históricas que permanecem intactas até os dias de hoje. A Igreja Barroca de São Nicolau é um dos destaques da praça que também conta com o Palácio Rococó Kinský, o Palácio Gótico da cidade, a Casa no Sino de Pedra e um monumento em homenagem a Jan Hus, uma personalidade da história da República Tcheca, conhecido por ser um importante líder que influenciou Lutero na reforma protestante. 

O Castelo de Praga em Hradcany, colina onde a cidade nasceu, o castelo é imponente e fica impossível passar por ele sem ter o desejo de visitá-lo. Ao redor do castelo tem inúmeros prédios importantes como a Catedral de São Vito que é uma das principais construções da cidade de Praga e a maior igreja da República Tcheca, outro local incrível para ser visitado. Sem dúvidas um dos castelos mais impressionantes do Leste Europeu. 

Pelos arredores, outros pontos que valem uma pausa. Mesmo não sendo parte da cultura tcheca, a modernidade de Praga traz também o Muro de John Lennon com muitas pinturas homenageando o cantor e manifestações frequentes dos fãs. 

O Museu Franz Kafka narra a história do escritor tcheco que ficou conhecido mundialmente. O museu é uma homenagem ao autor de romances que escreveu “A metamorfose”, “O Castelo”, “Carta ao Pai”, entre outros. Além de contar mais sobre a vida de Kafka, o museu também traz outras criações do artista, como pinturas, processo criativo da obra e suas influências pessoais.

Provavelmente você já viu a foto de um prédio torto, que parece dançar no meio de um quarteirão. A foto é real e esse prédio existe, é a Casa Dançante, com uma arquitetura peculiar e moderna, temos, de fato,  a impressão de que a Casa está realmente dançando. 

A Casa Dançante foi desenhada pelo arquiteto Vlado Milunić, em conjunto com o arquiteto canadense Frank Gehry. Caso queira ver Praga em um rooftop, a visita até a Casa Dançante pode ser na mesma rota para a Torre Petrin. A torre tem mais de 60 metros de altura, permitindo uma vista linda da cidade toda, considerada o mirante mais alto de Praga. 

Turismo em Praga – A cidade mais bonita do mundo

Praga
Foto: Lachlan Gowen / Unsplash

Praga pode ser visitada o ano todo, mas os períodos mais agradáveis são durante o outono e primavera. A temporada de inverno costuma ser intensa e o número de turistas cai bastante, há quem goste desse período para aproveitar que os locais ficam mais vazios e sem muita aglomeração. A República Tcheca não é um país muito caro, mas também nem tão barato assim, digamos que em vista dos demais países europeus que utilizam o Euro como moeda, a República Tcheca vai se assemelhar ao Brasil em relação a preços. 

A moeda local é coroa tcheca, em inglês Czech Crown (CZK) e, em tcheco, de Koruna česká (Kč). Esses são alguns exemplos de preços, destacando que há locais mais caros e mais baratos também, esses valores são a média: Refeição para duas pessoas já com bebida ficam em torno de 300 a 700 CZK. Passagens de transporte urbano 30 minutos = 30 CZK, pernoite em hotel médio 3 estrelas 1.600 CZK. Ônibus específico centro/aeroporto (e vice-versa): 60 CZK. Lembrando que esses valores são uma média, haverão preços menores e maiores também. Se Praga é seu próximo destino você acertou na escolha.

∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.

∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.


Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

 

Rolar para cima