Confira um roteiro de 4 dias em Praga passando pelas principais atrações da cidade, restaurantes e nossas indicações de hotéis na capital da República Tcheca

A capital da República Tcheca se destaca entre as cidades mais belas do Leste Europeu e possui monumentos e construções impressionantes, museus cheios de história, gastronomia elaborada e paisagens naturais formidáveis, formadas pelo rio Vltava.

Saia sem medo de se perder pelas ruas e becos dos bairros centrais de Praga e conheças as histórias e curiosidades da cidade, visitando as principais atrações de Praga em um roteiro de 4 dias na capital tcheca.

Moeda

A República Tcheca tem como moeda oficial a coroa tcheca. A moeda é representada pelas siglas Kč e CZK (internacionalmente), e está disponível em notas de 100, 200, 500, 1000, 2000, 5000, e moedas de 1, 2, 5, 10, 20 e 50. 

O melhor local para fazer a conversão são as casas de câmbios localizadas no centro de Praga. Apesar de muitos estabelecimentos aceitarem pagamentos com euro ou cartão, é sempre bom ter uma quantia convertida, para comidas de rua, transporte e até mesmo atrações turísticas.

Onde ficar em Praga

Os principais pontos turísticos de Praga estão concentrados nos bairros centrais da cidade, portanto escolha uma opção de hotel pela região. As melhore opções de hotéis e pousadas estão ao redor da Praça da Cidade Velha (Staroměstské náměstí), onde encontram-se o famoso Relógio Astronômico e a Igreja de Nossa Senhora de Tyn. 

O Grand Hotel Praha, localizado em frente o prédio da Prefeitura e do Relógio Astronômico, e o Old Town Square Hotel possuem ótima estrutura e são uma excelente escolha para quem busca boa localização e conforto.

Outro local encantador e com ótimas opções de hotéis é a Cidade Baixa (Malá Strana). Entre as melhores hospedarias deste bairro estão o Royal Palace, o charmosíssimo Alchymist Prague Castle e o luxuoso Augustine.

Quantos dias ficar em Praga

Para conhecer as principais atrações turística da cidade, o ideal é fazer um roteiro de pelo menos 3 dias em Praga, mas como a cidade possui ruas super charmosas, um roteiro de 4 dias em Praga é bem vindo. Além do charme da cidade, a capital da República Tcheca fica próxima de outras cidades que merecem um bate volta como Pilsen e Kutna Hora.

Roteiro de 4 dias em Praga

Dia 1 – Praça da Cidade Velha

Foto: Raul Cacho Oses / Unsplash

Comece o seu roteiro em Praga na Staroměstské náměstí (Praça da Cidade Velha). Na praça, você irá conhecer o relógio astronômico (Oroloj), que é um dos únicos do mundo e produz um espetáculo de hora em hora, marcados por uma apresentação com bonecos de madeira que saem do relógio. Outras atrações da praça são a Catedral Týn e a Igreja de São Nicolau, além da Torre da Antiga Prefeitura para ter uma vista panorâmica da cidade.

Diversos guias turísticos iniciam free walking tour com turistas de diversas nacionalidades. Essa é a maneira mais inteligente e econômica de conhecer as principais atrações de Praga e se localizar na cidade. Além de conferir os principais pontos turísticos, os guias são uma ótima fonte de informação para descobrir bons restaurantes e passeios mais alternativos.

Bem pertinho da praça está o Bairro Judeu (Josefov). Essa área conta com muitos monumentos, sinagogas e um antigo cemitério que conta um pouco sobre a triste história das famílias judias que viveram no bairro durante a Segunda Guerra Mundial.

Para finalizar o primeiro dia do seu roteiro em Praga, curta o pôr-do-sol na Ponte Carlos (Charles Bridge), uns dos cartões postais mais famosos de Praga e fazer um passeio de barco pelo rio Moldava (Vltava).

Dia 2 – Mala Strana

roteiro em Praga

Foto: Vlad Kiselov / Unsplash

Separe o dia para conhecer outro bairro bem famoso da cidade. O Mala Strana, também conhecido como Cidade Baixa. O acesso é feito pela icônica Ponte Charles (Charles Bridge) que marcou a primeira conexão entre a Cidade Velha (Staré Město) e a Cidade Baixa (Malá Strana). Aproveite a passagem para fotografar o Castelo de Praga e curtir o movimentos de turistas, músicos e artistas que expõem seus trabalhos na via de acesso.

De lá, siga para a Lennon Wall, um gigantesco muro cheio de grafites e mensagens inspiradoras que representam paz e amor. 

Prepare as pernas e caminhe até a parte mais alta da cidade, onde está o Castelo de Praga, considerado o maior de toda a Europa. Os arredores do castelo oferece diversas atrações, como a Catedral de São Vito, o Palácio Lobkowicz, alguns museus e uma feirinha de comida e artesanato aberta diariamente, e podem ser explorados tudo a pé.

Ainda no bairro estão outras atrações interessantes como a Igreja de São Nicolau, o Museu Franz Kafka e o Parque Voajn.

Dia 3 – Museus, parques e área moderna da cidade

roteiro de 4 dias em Praga

Foto: Polina Podlesnaya / Unsplash

Uma ótima forma para conhecer mais sobre a história do destino é visitar um dos museus e galerias de arte mais importantes de Praga. O Museu Nacional de Praga está localizado na Praça de Venceslau em um edifício neorrenascentista construído pelo mesmo arquiteto que liderou a construção da Ópera Estatal. O espaço é dividido por categorias de exposições permanentes e seus espaços internos são realmente deslumbrantes.

Ao sair do museu, percorra as ruas do centro e siga em direção ao famoso Busto de Franz Kafka, uma escultura formada por diversas chapas de metal que se movimentam, permitindo que o monumento seja visto em uma ângulo de 360º.

Outra atração moderna e muito popular é a Casa Dançante, ou Dance House. A construção está em frente ao rio Moldava e foi inspirada no par de dançarinos Fred Rogers e Ginger Rogers.

Para curtir o fim de tarde e de quebra admirar uma das vistas panorâmicas mais belas de Praga, siga para o Monte Petřín. O parque está localizado a 140 metros acima do rio Moldava e possui uma exuberante área verde, decoradas com jardim e uma construção semelhante a Torre Eiffel, em Paris, com o mirante mais elevado da cidade.

Dia 4 – Bate volta saindo de Praga

República Tcheca

Foto: Wikimedia Commons

Separe quarto dia do seu roteiro em Praga para conhecer algum outro destino próximo da capital tcheca. Nossa indicação são as pequenas, porém charmosas cidades de Kutna Hora e Pilsen.

Apesar da República Tcheca ter outros destinos ainda mais encantadores como Cesky Krumlov e Karlovy Vary, nossas duas indicações possui  localização mais próxima, e por isso, podem ser feitas em apenas um dia, de forma tranquila e sem cansaço. 

Kutná Hora atrai visitantes por abrigar o maior ossuário da Europa. A cidade medieval fica a apenas 50 min de Praga e possui um charmoso centro histórico e algumas das construções mais imponentes do país. Entre elas a Capela de Corpus Cristi, o Pátio Italiano e a Catedral de Santa Bárbara. Confira mais informações sobre o destino aqui.

A segunda opção de bate volta saindo de Praga é a charmosa Pilsen. A quarta maior cidade do país é um passeio imperdível para quem admira arquitetura, cerveja e atrações curiosas. 

Pilsen pode ser conhecida em um bate-volta bem fácil de Praga. Distante apenas 100 km de distância, a cidade tem sua parte turística concentrada em uma área relativamente pequena.

Leia também:

» Dicas de turismo sobre Praga
» Onde se hospedar em Praga: descubra os melhores bairros e hotéis
» Roteiro no Leste Europeu: Praga, Viena, Bratislava e Budapeste
» Kutná Hora: passeio bate volta saindo de Praga

Dicas para planejar sua viagem:

» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com
» Reserve passagens aéreas com a MaxMilhas.
» Ganhe R$179 de crédito do Airbnb na primeira reserva.
» Aluguel de carros com até 30% de desconto e a garantia do melhor preço!
» Encontre seu seguro viagem com os melhores preços na Allianz Travel.

Deseja falar com a redação ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

Os desertos mais espetaculares da América do Sul

Artigo anterior

18 fotos que mostram a beleza de mesquitas e prédios históricos do Irã

Artigo seguinte

Você pode gostar